LoginLogin
28.084 relógios para "

Rolex Datejust

"
Marca
Modelo
Preço
Diâmetro
Ano
Localização
Leia mais
A sua escolha

A sua escolha

A sua escolha

A sua pesquisa não obteve resultados
A sua escolha

A sua pesquisa não obteve resultados
A sua escolha

A sua pesquisa não obteve resultados
Informações gerais
Tipo de relógio
Referência
Leia mais ...
Novo/usado
Disponibilidade
Sexo
Estado
Leia mais ...
Âmbito de fornecimento
Propriedades e funções
Corda
Material da caixa
Leia mais ...
Mostrador
Leia mais ...
Vidro
Leia mais ...
Funções
Leia mais ...
Altura
Leia mais ...
Material besel
Leia mais ...
Números do mostrador
Impermeável
Leia mais ...
Outro
Leia mais ...
Bracelete
Material da bracelete
Leia mais ...
Largura
Leia mais ...
Cor da bracelete
Leia mais ...
Material do fecho
Leia mais ...
Cancelar

Ordenar por

Rolex DATEJUST II 41 mm STEEL and GOLD Rolex DATEJUST II 41 mm STEEL and GOLD Pronto a expedir R$ 28.500 BR 2007

Rolex Datejust: Espírito intemporal

O Datejust da Rolex fascina há décadas os amantes da relojoaria pela sua elegância discreta. A lupa Cyclops sobre a janela da data permite uma leitura mais fácil. A bracelete jubileu, criada especialmente para esta linha, é outra particularidade.

Destaques do Rolex Datejust

  • Particularidade distintiva: lupa de aumento da data
  • O primeiro relógio de pulso cronómetro com movimento automático e data
  • Exemplares vintage muito cobiçados pelos colecionadores
  • Bracelete jubileu exclusiva do Datejust
  • Modelos para homem e senhora

Lente Cyclops

Em 1945, a manufactura relojoeira suíça Rolex celebrou o seu 40.º aniversário, lançando por essa ocasião o Oyster Perpetual Datejust. Este foi o primeiro cronómetro de pulso estanque com um movimento automático e uma janela para a data. Ainda hoje, a janela permanece na posição das 3 horas, mudando pontualmente a data à meia-noite. Para complementar esta peça, a Rolex desenvolveu a bracelete Jubileu com cinco elos, desenhada especificamente para este modelo. Atualmente, surge em versões bicolores, combinando o aço, o ouro branco, o ouro amarelo ou o ouro Everose —uma liga específica da marca introduzida em 2005 que, tal como as outras versões de ouro, é fabricada na própria fundição da marca. A linha integra ainda diversos modelos complementados também com a bracelete Oyster de três elos ou correias em pele. O Datejust está disponível em dois tamanhos —36 mm e 41 mm—, assentando perfeitamente em qualquer pulso. Na linha Lady-Datejust, a Rolex propõe ainda modelos mais pequenos, pensados para os pulsos femininos. Este é um dos Rolex mais multifacetados e com mais versões do mercado.

O vasto universo da linha Datejust

Se procura um relógio que se adeque a todas as ocasiões, uma peça com janela de data é sempre uma excelente escolha. O Datejust é um relógio essencial que pode ser usado no dia a dia e encontra-se disponível em diversos tamanhos que assentam perfeitamente em qualquer pulso. Poderá optar por uma versão mais clássica, com algarismos romanos e luneta canelada se preferir um estilo sóbrio e requintado. Os materiais nobres ou o luxuoso casamento do aço e do ouro são opções clássicas e intemporais. Algumas versões surgem adornadas de diamantes, uma escolha definitivamente excecional. A maior parte dos modelos fazem-se acompanhar da bracelete Jubileu, exclusiva desta linha. Os preços de um modelo não usado rondam os 4.000 euros, independentemente de serem em aço ou bicolores. Já o preço dos modelos em ouro amarelo ronda os 7.000 euros. Os modelos incrustados de diamantes alcançam preços na ordem dos 50.000 euros. Os preços descem no caso de modelos usados em bom estado de conservação, que começam na casa dos 2.000 euros.

Dicas de compra

  • Disponível em vários tamanhos, de 26 mm a 41 mm
  • Modelos usados a partir dos 2.000 euros; não usados a partir dos 4.000 euros
  • Materiais nobres: ouro de 18 quilates, diamantes

Alternativas de outras marcas

  • Omega Globemaster, a partir de 4.500 euros, design retro com luneta canelada
  • Omega Seamaster Aqua Terra, a partir de 2.000 euros, um relógio desportivo essencial, estanque até 150 m de profundidade
  • Tudor Classic, a partir de 2.000 euros, também com janela para a data
  • Grand Seiko, a partir de 3.000 euros, um modelo simples em aço

O nascimento de um ícone da relojoaria

O primeiro Datejust (Ref.ª 4467), lançado pela Rolex em 1945, estava disponível apenas em ouro amarelo, complementado por uma bracelete Jubileu a condizer. Os modelos originais não possuíam ainda a característica lupa de aumento sobre a janela da data, que só foi introduzida pela marca em meados da década de 1950. A lupa Cyclops, assim batizada em referência aos gigantes da mitologia grega com um único olho, aumenta em 2,5 vezes a data. O mostrador do modelo original era bege com indexes em ouro e possuía já uma janela para a data posicionada às 3 horas, onde os dias pares eram representados a vermelho e os dias ímpares a preto. Sob o índex das 12 horas encontrava-se estampada a inscrição "Rolex Oyster Perpetual" e acima do índex das seis horas podia ler-se: "Officially Certified Chronometer". O nome Datejust surgiu esporadicamente nos mostradores dos modelos com a referência 5030 e 5031. A partir dos modelos 6074 e 6075, a inscrição "Datejust" passou a adornar definitivamente os mostradores. A luneta era já então canelada.

Instrumento do tempo presidencial

Uma das campanhas publicitárias da Rolex da década de 1950 tinha como slogan: "Os homens que mudam o curso da história usam relógios Rolex". Com efeito, foram vários os chefes de estado a ostentar um Rolex. O presidente norte-americano Eisenhower tinha um Datejust em ouro de 18 quilates (Referência 6305), que exibia no pulso numa célebre fotografia para a capa da Life Magazine, em 1952. O relógio foi-lhe oferecido pela Rolex para comemorar a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Este foi o cronómetro suíço certificado n.º 150.000 a ser produzido pela marca. A marca ofereceu outros relógios comemorativos ao General Guisan e também a Sir Winston Churchill, cabendo a este o cronómetro suíço certificado n.º 100.000. O fundo da caixa do relógio de Eisenhower tinha a particularidade de estar personalizado com as suas iniciais (DDE) e a data de 12-19-1950, acompanhadas de cinco estrelas. As estrelas simbolizavam o grau de General do Exército, o grau máximo das forças armadas norte-americanas (posto E5, cinco estrelas). As suas iniciais encontram-se também gravadas na fivela da bracelete.
Mais tarde, o Day-Date estabeleceu-se como o relógio dos presidentes por ser visto no pulso de presidentes e líderes mundiais. Lançado originalmente em 1956, foi o primeiro relógio a apresentar a indicação do dia por extenso. O facto de só existirem versões em materiais nobres, como o ouro de 18 quilates e a platina, fez com que o relógio estivesse ao alcance de muito poucos, o que contribuiu seguramente para a sua áurea de prestigio. Tal como o Datejust, o Day-Date fez-se acompanhar de uma bracelete exclusiva deste modelo, a bracelete Presidente de três fileiras de elos semicirculares.

Design multifacetado

Ao contrário do Submariner que se encontra disponível apenas em aço na versão sem data, na linha Datejust a Rolex propõe uma grande variedade de modelos com um design distinto. Estão disponíveis versões em aço complementadas pela bracelete Oyster de três elos, com luneta polida e mostrador prateado, mas também diversas versões bicolores que combinam o aço, o ouro amarelo, o branco ou o rosa. Uma das versões é um relógio de senhora com 36 mm de diâmetro em Everose de 18 quilates. O mostrador madrepérola com indexes de diamantes aplicados à mão é emoldurado por uma requintada luneta, também cravejada de diamantes. Uma elegante correia de pele confere-lhe o toque final.
Os modelos bicolores — designados Rolesor pela combinação do aço com o ouro — distinguem-se por uma elegância mais discreta. Estes fazem parte do catálogo da marca desde 1930, sendo que o nome foi patenteado em 1933. São provavelmente os modelos da Rolex mais reconhecíveis de sempre e também os mais imitados. As versões com mostrador preto e caixa com acabamento em aço polido são particularmente interessantes pelo contraste cromático. O toque final é dado pela elegante bracelete Jubileu de cinco elos, com alternância entre acabamentos polidos e escovados. Outras variações são complementadas pela bracelete Oyster de três elos, que também alterna acabamentos polidos e escovados. Tanto os ponteiros como os indexes são revestidos com material luminescente para permitir a leitura das horas no escuro. As versões com luneta canelada evocam o Datejust original de 1945.
Os mostradores estão disponíveis em muitas outras cores: chocolate, prateado, antracite, dourado ou bege. As lunetas são igualmente propostas numa grande variedade de cores, desde o dourado, ao rosé ou prateado.

Datejust II: para pulsos maiores

Em 2009, a Rolex enriqueceu a linha Datejust com os modelos Datejust II, que assentam em caixas de 41 mm de diâmetro. Estes são especialmente apelativos para quem aprecia um relógio de maiores dimensões. Estão também disponíveis inúmeras variações para todos os estilos. Um modelo semelhante a este é o Globemaster da Omega, que assenta numa caixa de 39 mm e dispõe de uma janela para a data às 6 horas. Esta linha da Omega inspira-se no antigo modelo Constellation e surge também com uma luneta canelada. Estão disponíveis versões em aço, ouro amarelo, ouro rosa, e ainda versões bicolores.

Calibre de manufactura

Todos os modelos da linha Datejust vêm equipados com movimentos automáticos manufacturados pela própria Rolex, incluindo o primeiro modelo lançado pela marca (Ref.ª 4467). A versões vigentes com 36 mm de diâmetro albergam o calibre 3135, ao passo que as versões com 41 mm de diâmetro são motorizadas pelo calibre 3136. Este último tem a particularidade de ser dotado do sistema antichoque Paraflex, que absorve os choques mais eficazmente do que os sistemas convencionais. A espiral Parachrom está presente em ambos os calibres. Trata-se de uma espiral fabricada numa liga paramagnética de nióbio e zircónio, que é imune às variações de temperatura e aos campos magnéticos. Ao contrário da espiral comum, perfeitamente plana, a última volta desta espiral possui uma curva terminal Breguet que possibilita o movimento concêntrico, ou isócrono, da mesma, o que aumenta a precisão cronométrica do relógio. Para o ajuste fino, o balanço dispõe do tradicional sistema Microstella da Rolex, que permite um ajuste de alta precisão por meio de quatro parafusos de ouro. O mecanismo pode ser ajustado pelos relojoeiros da Rolex com uma ferramenta especial. Tal como todos os mecanismos Perpetual da Rolex, estes ostentam a certificação de precisão cronométrica COSC. O Datejust 41 vem equipado com o calibre 3235 desde 2016, e possui uma reserva de marcha melhorada de 70 horas.

Principais características técnicas

  • Cronómetro certificado oficialmente
  • Calibre 3235 com reserva de corda de 70 horas
  • Calibre 3136 e 3235 equipados com sistema antichoque Paraflex
  • Modelos mais recentes equipados com espiral Parachrom paramagnética

Rolex Datejust — uma linha multifacetada

O Datejust é um relógio muito versátil que se adequa praticamente a qualquer ocasião. O fundo da caixa monobloco Oyster é hermeticamente enroscado e garante uma estanqueidade a 100 metros. Sobre a caixa, o vidro em safira contribui para a robustez das peças desta linha, que podem perfeitamente ser usadas no pulso para jogar golfe ou ténis ou, inclusive, para nadar. No interior, impera a fiabilidade inerente aos relógios Rolex, cujos mecanismos são considerados os melhores do mercado. A marca mais conhecida do planeta é símbolo de prestígio e poder, sendo os seus relógios a escolha de alguns dos homens mais influentes da história.