- 30
- 60
- 120
A. Lange & Söhne 1815: o clássico dresswatch
A coleção 1815 da A. Lange & Söhne é uma das mais nobres da manufatura germânica. Além de cronógrafos flyback com calendário perpétuo, conta com o modelo Grand Complication, um dos relógios mais caros do mundo.
5 razões para comprar um 1815
- Grand Complication: modelo topo de gama com calendário perpétuo, rattrapante e sonnerie
- Relógios com função de cronógrafo, turbilhão ou calendário perpétuo
- Relógios fabricados exclusivamente em ouro, platina ou prata
- Tamanhos médios contemporâneos de 36 mm a 43 mm
- Excelente investimento
Inspirado nos relógios de bolso
O design da linha 1815 da A. Lange & Söhne foi buscar inspiração aos antigos relógios de bolso de Glashütte. A designação "1815" é uma referência ao ano de nascimento de Ferdinand Adolph Lange, que fundou a indústria relojoeira na região em 1845. Nesse mesmo ano, o relojoeiro abriu a sua oficina com 15 aprendizes. Pouco tempo depois, estes criavam as próprias empresas, especializadas no fabrico dos diversos componentes de um relógio, fornecendo-os aos relojoeiros da região.
Atualmente, a linha clássica 1815 integra diversos relógios em ouro e platina, que se distinguem pelos seus algarismos árabes, escala de minutos tipo caminho-de-ferro, ponteiros azulados e mostradores prateados. Estas peças são motorizadas por calibres de corda manual de elevada precisão, que não só possuem uma qualidade técnica absolutamente irrepreensível como também delicados acabamentos que são um deleite para a vista. Não é, pois, de admirar que todos os modelos da coleção 1815 venham equipados com um fundo em vidro de safira.
Além de modelos essenciais de três ponteiros, a coleção propõe também relógios com complicações, como indicação de reserva de marcha, cronógrafo rattrapante, calendário perpétuo ou turbilhão. Com diâmetros de caixa moderados que vão dos 38,5 mm aos 40 mm, a maioria dos modelos adapta-se perfeitamente a quase todos os pulsos. Existem apenas dois modelos um pouco maiores, com 41,9 mm a 43 mm, devido ao número de complicações que albergam.
Quanto custa um 1815?
Modelo | Preço aproximado | Particularidades |
Grand Complication Ref. 912.032 | 2 milhões de euros | Sonnerie, rattrapante, calendário perpétuo, fases da lua |
Tourbograph Perpetual Pour le Mérite Ref. 706.025 | 480.000 euros | Turbilhão, calendário perpétuo, rattrapante, fases da lua |
Rattrapante Perpetual Ref. 421.025 | 165.000 euros | Calendário perpétuo, rattrapante, fases da lua |
Tourbillon Ref. 730.032 | 108.000 euros | Turbilhão com paragem de segundos |
Homage to Walter Lange Ref. 297.026 | 47.000 euros | Segundos centrais saltantes com função de start/stop |
Chronograph Ref. 414.031 | 35.500 euros | Cronógrafo flyback |
Up/Down Ref. 234.032 | 18.500 euros | Indicador de reserva de marcha |
1815 Ref. 235.026 | 16.100 euros | Pequenos segundos |
A. Lange & Söhne 1815: a elegância sóbria dos pequenos segundos
O modelo essencial de três ponteiros e pequenos segundos da coleção 1815 adapta-se na perfeição ao uso no dia-a-dia ou no escritório. As caixas dos modelos atuais estão disponíveis em ouro vermelho ou branco. A cor azulada dos ponteiros forma um belíssimo contraste cromático com o mostrador em prata maciça. O calibre de manufatura L051.1 de corda manual, concebido para corresponder aos mais precisos parâmetros de qualidade, é decorado e montado à mão e conta com 55 horas de reserva de corda e pequenos segundos com sistema de acerto stop-seconds. A platina de três quartos feita de prata alemã não tratada, os chatôns de ouro fixados por parafusos azulados termicamente e, ainda, o galo de balanço com gravação à mão são características típicas dos relógios da marca germânica.
O preço de um exemplar novo ronda os 16.000 euros. Se optar por adquirir um exemplar usado, este custa cerca de menos 2.000 euros.
O modelo 1815 Up/Down vem completar as versões de três ponteiros com um prático indicador de reserva de marcha posicionado às 8 horas. Neste contador adicional, um ponteiro indica precisamente quando é que deve ser dada corda ao relógio. O calibre de corda manual L051.2 dá vida a este relógio. Graças à sua reserva de marcha de 72 horas, o 1815 Up/Down dispõe de suficiente energia para permanecer todo o fim de semana guardado, sem existir o risco de o mecanismo parar. Neste modelo, os pequenos segundos foram deslocados para a posição das 4 horas. A caixa tem um diâmetro de 39 mm (ligeiramente maior do que a versão standard) e existe em ouro rosa, branco ou amarelo de 18 quilates. O mostrador é em prata maciça complementado por ponteiros azulados.
Um modelo de ouro rosa usado ronda os 16.900 euro. Já um exemplar novo custa cerca de 18.500 euros. Os modelos em ouro branco custam entre 18.400 euros e 19.100 euros, dependendo do seu estado de conservação.
Cronógrafos flyback com contador saltante e preciso dos minutos
O 1815 Chronograph foi fortemente inspirado pela estética dos cronógrafos de bolso da A. Lange & Söhne. À semelhança dos modelos históricos, os pequenos contadores dos segundos e dos minutos são ligeiramente descentrados e encontram-se posicionados às 8 e às 4 horas, respetivamente. Este relógio inclui um totalizador de minutos com salto instantâneo de grande precisão e um mecanismo cronográfico com função flyback (de retorno instantâneo). Graças a essa função, basta uma única pressão do correspondente botão para parar uma cronometragem em curso, colocar os dois ponteiros do cronógrafo (segundos e minutos) a zero e reiniciar uma nova contagem. O ponteiro cronográfico central dos segundos é particularmente fino e é capaz de medir tempos de até 1/5 de segundo.
Este relógio está disponível em ouro vermelho ou ouro branco, com um mostrador de prata maciça em branco prateado ou preto profundo. Um exemplar usado mais antigo custa cerca de 31.000 euros. Se optar por comprar um exemplar novo, conte com uma verba de cerca de 38.000 euros. A edição boutique do cronógrafo 1815 custa mais 2.000 euros. Este modelo foi lançado por ocasião do 200.º aniversário de F. A. Lange e conta com uma caixa em ouro branco e um mostrador prateado com algarismos azuis.
Homenagem a Walter Lange
O 1815 Homage to Walter Lange conta também com um ponteiro central dos segundos que pode ser parado, contudo, este funciona de forma muito diferente em relação aos cronógrafos desta coleção. O 1815 Homage to Walter Lange é uma peça verdadeiramente especial que presta homenagem ao CEO da marca que faleceu em 2017. No mostrador em prata maciça distinguem-se os ponteiros das horas e dos minutos azulados, bem como o ponteiro azulado dos segundos ao centro. Este avança em saltos precisos à medida de um único salto por segundo e pode avançar continuamente ou ser parado quando necessário, através de um botão situado às 2 horas. Uma função que pode ser usada para medir, por exemplo, a frequência cardíaca. Este ponteiro central dos segundos com função start/stop era especialmente simbólico para Walter Lange porque está ligado a uma invenção do seu bisavô Ferdinand Adolph Lange.
Este relógio de 40,5 mm está disponível em ouro amarelo, vermelho ou branco. O preço de um exemplar novo ronda os 47.000 euros. Trata-se de um modelo bastante recente, pelo que não existem ainda muitos exemplares usados no mercado.
Relógios com calendário perpétuo
O 1815 Annual Calendar é um relógio dotado de uma das especialidades da marca: o calendário anual . O mecanismo reconhece corretamente os meses de diferentes durações e só necessita de ser ajustado manualmente uma vez por ano, no final de fevereiro (o tal mês irregular).
O relógio de 40 mm está disponível com caixa de ouro branco ou de ouro rosa. A data é exibida através de dois totalizadores: a data e o dia da semana encontram-se no submostrador às 9 horas, ao passo que o mês é exibido às 3 horas. Um terceiro submostrador às 6 horas alberga os pequenos segundos e as fases da lua. As indicações podem ser ajustadas separadamente por meio de quatro botões no recesso da caixa ou ao mesmo tempo através de um botão colocado às 2 horas.
O preço de um A.Lange & Söhne 1815 Annual Calendar, novo, ronda os 27.500 euros. É difícil encontrar exemplares usados no mercado e o seu preço não difere muito em relação a um relógio novo.
O 1815 Rattrapante Perpetual Calendar eleva ainda mais a fasquia da complexidade. Este relógio alberga no interior da sua caixa de 41,9 mm um movimento com uma excelência técnica superlativa que associa um cronógrafo com rattrapante a um calendário perpétuo. Além disso, inclui uma indicação das fases da lua, do ano bissexto e uma indicação de reserva de marcha. A informação é exibida por meio de quatro totalizadores, cada um dos quais exibe dois valores diferentes: o submostrador às 3 horas indica o mês e o ano bissexto, o submostrador às 6 horas alberga os pequenos segundos e as fases da lua. A data e o dia da semana podem ser lidos às 9 horas. Às 12 horas, encontram-se os minutos cronográficos e a indicação de reserva de marcha.
Os dois ponteiros centrais dos segundos do cronógrafo – um azulado e o outro banhado a ouro – são ajustados por meio de três botões. O botão às 2 horas serve para iniciar e parar, o botão posicionado às 4 horas efetua o reset e, com o botão posicionado às 10 horas, medem-se os tempos intermédios.
Esta obra-prima da relojoaria tem, obviamente, o seu preço. A versão em ouro vermelho custa cerca de 139.000 euros, nova, e cerca de 121.000 euros, usada. O preço da versão de platina é de aproximadamente 165.000 euros, no caso de um exemplar novo, e de 129.000 euros no caso de um exemplar usado. A edição Handwerkskunst do 1815 Rattrapante Perpetual Calendar está limitada a 20 exemplares e custa cerca de 290.000 euros. A designação "Handwerkskunst" só é aplicada a criações relojoeiras muito exclusivas com elevado virtuosismo artístico. Neste caso, o mostrador e o fundo de tampa são concebidos em ouro branco revestido de esmalte azul e decorados com finas gravuras em relevo.
Relógios com turbilhão e outras grandes complicações
O turbilhão é uma das complicações mais exclusivas do universo relojoeiro. A A. Lange & Söhne é mestre na realização deste mecanismo desde a fundação da empresa e tem vindo a aperfeiçoá-la cada vez mais. O 1815 Tourbillon é o primeiro relógio da A. Lange & Söhne a combinar a paragem dos segundos do turbilhão e o mecanismo de acerto zero-reset. Juntos, os dois mecanismos patenteados tornam possível parar e acertar o relógio com a precisão de um segundo.
Um recorte no mostrador em prata maciça revela o fascinante mecanismo em movimento e contrasta lindamente com o design deste relógio, que de resto se mantém bastante minimalista. O modelo em ouro vermelho é o mais acessível em termos de preço e custa cerca de 108.000 euros, novo, e cerca de 98.000 euros, usado. Se preferir o modelo em platina, o seu preço oscila entre os 141.000 e os 127.000 euros, dependendo do estado de conservação. A edição Handwerkskunst é limitada a 30 exemplares e apresenta-se com um mostrador em ouro vermelho banhado a ródio e uma requintada gravação tremblage. O seu preço ascende aos 225.000 euros.
O Tourbograph Perpetual Pour le Mérite alia cinco grandes complicações exclusivas. Além do turbilhão, conta com um calendário perpétuo, indicação das fases da lua e cronógrafo rattrapante. Este último é controlado através dos três botões às 2, 4 e 10 horas. Para acertar o calendário, utiliza-se o botão escondido na caixa às 8 horas.
Este relógio em platina é uma edição limitada a 50 exemplares e conta com uma caixa de 43 mm, ligeiramente maior do que a dos outros modelos da coleção. O seu preço ascende aos 480.000 euros, um valor bastante mais elevado do que a maioria dos modelos da coleção 1815.
O 1815 Grand Complication junta numa caixa sobredimensionada de 50 mm uma grande e pequena sonnerie, um calendário perpétuo e um cronógrafo rattrapante com segundos fulminantes, que fazem deste o relógio mais complicado desta manufatura de luxo. O trabalho requerido para fabricar o Grand Complication é tal que a produção anual se limita a um único exemplar.
Este é o relógio mais caro da A. Lange & Söhne e o seu preço ascende aos 2 milhões de euros.