- 30
- 60
- 120
Fifty Fathoms Bathyscaphe: Lenda das profundezas
O primeiro modelo Fifty Fathoms Bathyscaphe desceu às profundezas na década de 50 do século passado, desenvolvido pela Blancpain para a Marinha francesa. Esta manufatura icónica combina perícia relojoeira secular com constante inovação.
Na década de 50, as profundezas do mar eram ainda um mundo inexplorado, repleto de mistérios. O cientista suíço Auguste Piccard foi o primeiro a descer a profundidades que até então permaneciam desconhecidas da humanidade com o batíscafo Trieste. Este submersível por ele inventado e cunhado - a palavra batíscafo vem do grego bathys (profundidade) mais scaphós (barco) desceu à depressão Challenger na Fossa das Marianas, a 10.916 m de profundidade, o local mais profundo dos oceanos. Com o seu nome de batismo, o Fifty Fathoms Bathyscaphe presta homenagem ao pioneirismo e coragem dos cientistas que se aventuraram na exploração das regiões abissais do oceano. O modelo insere-se na linha Fifty Fathoms da Blancpain, caracterizando-se pela sua tecnologia inovadora, um pouco à semelhança das expedições oceanográficas da década de 50.
Jehan-Jacques Blancpain fundou a manufatura relojoeira Blancpain em 1735, na pequena aldeia suíça de Villeret. A casa é hoje uma das mais credenciadas marcas de alta-relojoaria e conta com inúmeros sucessos ao longo dos seus 280 anos de história. Entre estes, a par do lendário relógio de mergulho, o primeiro relógio automático de pulso, apresentado pela marca em 1926. A Blancpain é ainda célebre pelos seus emblemáticos relógios mecânicos, que dispõem de complicações como calendário perpétuo, turbilhão e repetição de minutos.
Tecnologia relojoeira inovadora
A primeira coisa que salta à vista no Fifty Fathoms Bathyscaphe é a caixa em cerâmica preta acetinada. Construir uma caixa rosqueada deste material seria tecnicamente impossível, por isso este relógio de mergulho vem equipado com um fundo de pressão, o que não impede que apresente uma estanqueidade de 30 bar (300 m). Instrumento indispensável ao mergulho, a luneta rotativa unidirecional do Fifty Fathoms Bathyscaphe assenta numa caixa com um diâmetro de 43,6 mm para 13,4 mm de espessura.
Outra nota de tecnologia inovadora é a escala graduada feita em Liquidmetal, uma liga de metal amorfa. Este material apresenta uma surpreendente dureza três vezes superior ao aço inoxidável e é particularmente resistente à abrasão e à corrosão. O movimento, o calibre automático 1315, foi desenvolvido internamente pela marca e apresenta uma reserva de marcha de 120 horas. O toque final é dado pela correias, em tela de vela revestida a cauchu, cujo fecho é também de cerâmica acetinada a condizer com a caixa, ou, opcionalmente, a icónica correia volta tripla NATO.
A vasta coleção da marca de Le Brassus
Os Fifty Fathoms catapultaram a manufatura helvética para o estatuto de lenda. Além desta linha, já há muitos séculos que a marca tem vindo a distinguir-se por coleções que combinam estética clássica com técnicas inovadoras. A linha Villeret, por exemplo, representa o espírito tradicional da marca, ao passo que a linha Léman alia a tradição com a inovação. A linha L-Evolution, fruto da aliança da marca à Lamborghini, distingue-se pelo vanguardismo e tecnologia de ponta.
Na linha Le Brassus a marca reúne toda a sua perícia relojoeira secular. Nela se integra o Grande Complication 1735, com série limitada a 30 relógios por ano, que é um dos relógios mais complicados do mundo.