Cuidar corretamente do seu relógio

Se quiser vender um relógio, o estado em que se encontra é muito importante: quanto melhor o seu estado, maior a probabilidade de encontrar potenciais compradores para o seu relógio e, consequentemente, conseguir um bom preço. Pode prolongar substancialmente a vida útil do seu relógio se seguir as nossas recomendações.

Lista de verificação para download em PDF

Proteja o seu relógio contra oscilações

Pode parecer desnecessário dizer isto, mas não deixe o seu relógio cair. Isso acontece mais do que seria de pensar e até mais do que gostamos de admitir. Tal como a água, as oscilações podem provocar danos sérios no seu relógio e obrigar a reparações dispendiosas. Um fecho de báscula é uma alternativa segura a um fecho de fivela e, por isso, um bom investimento.

Não pratique desportos radicais com o seu relógio! Uma queda de um metro de altura sobre piso duro pode ser o suficiente para danificar um relógio, mas alguns tipos de desporto, como ciclismo de montanha ou ski, põem em causa o mecanismo de forma definitiva, mesmo sem qualquer queda. Não exponha o relógio a temperaturas elevadas. Influências exteriores aceleram o processo de degradação e afetam o funcionamento de um relógio mecânico.

Conheça a resistência à água

Por diferentes motivos, a questão da estanqueidade deve ser abordada com prudência. Por um lado, os danos provocados no relógio se água entrar no seu interior são enormes. Na pior das hipóteses, importantes peças do relógio ficam enferrujadas, com uma reparação posterior muito trabalhosa e cara. Por outro lado, existe um enorme equívoco em relação ao significado da palavra "estanque".

Na realidade, um relógio considerado "à prova de água até 100 m" NÃO significa que possa ser usado para mergulhar até aos 100 metros de profundidade. Esta indicação apenas significa que, em ambiente de laboratório, o relógio suporta a pressão da água com esta profundidade. Movimentos a nadar debaixo de água com o relógio, por exemplo, são suficientes para aumentar a pressão. Um relógio "à prova de água até 100 m" pode ser usado para nadar e fazer snorkel, mas, se quisermos realmente fazer mergulho, precisamos de um relógio estanque até 200 metros ou 20 bares.

Outro facto importante: a estanqueidade, como todas as outras características técnicas, depende do processo de deterioração dos componentes. Conforme o uso, a exposição ao calor e ao frio, bem como as oscilações, é possível que a estanqueidade aumente ou diminua.

Por isso, deverá testar o seu relógio num relojoeiro regularmente ao nível da resistência à água, idealmente todos os anos.

Acerte corretamente o seu relógio

Nunca deve acertar um relógio com indicação de data ou outras funções de calendário entre as 23:00 h e as 3:00 horas, sob pena de danificar o mecanismo. A mudança da data começa um pouco antes da meia-noite, terminando algumas horas depois.

Por motivos de segurança, deve acertar o seu relógio mecânico no sentido dos ponteiros do relógio, não contra. Jamais procure acertar a data para trás. As funções de data e de calendário da maioria dos relógios foram concebidas para serem movimentadas apenas para a frente.

Cuide das braceletes de pele

A pele é um material natural, que pode ser danificado pela água, pelo sabão e pelo suor. Por isso, não use o relógio ao dormir nem ao tomar banho. As braceletes dependem muito da forma como são usadas mas, se usadas diariamente, costumam durar um ano. Após esse período, devem ser substituídas, por motivos de higiene.

Evite os campos magnéticos

Com monitores de computadores e outros aparelhos eletrónicos, estamos diariamente expostos aos campos magnéticos. Campos mais fortes podem magnetizar o relógio e provocar desvios de precisão. Por isso, retire o relógio ao fazer raios-X, no aeroporto, etc. Também deve evitar pousá-lo sobre colunas ou aparelhos semelhantes.

Realize a manutenção regularmente

Se usar o seu relógio diariamente, tem um uso de 24 horas por dia, 365 dias por ano. É constituído por uma série de pequenas peças sensíveis, que têm de ser perfeitamente ajustadas entre si, e que sofrem um desgaste correspondente. Para evitar problemas, deverá realizar uma revisão num relojoeiro profissional de cinco em cinco anos.

Guarde o seu relógio corretamente

Não transporte o relógio solto numa mala, onde se possa riscar ou bater em outros objetos com arestas duras. O ideal será numa caixa acolchoada, onde o relógio esteja fixo. Acima de tudo, os relógios vintage são mais delicados do que os modernos, com vidro de safira, etc. Tenha atenção para que o seu relógio não esteja muito tempo exposto a condições desfavoráveis, como uma forte radiação solar ou um ambiente muito húmido ou poeirento.

Se quiser vender o seu relógio, o estado em que se encontra é muito importante: quanto melhor o seu estado, maior a probabilidade de encontrar potenciais compradores e, consequentemente, de conseguir um bom preço.

Vender agora