Longines Admiral – Um relógio de homem com tradição
O Admiral da Longines é um relógio de homem com uma longa tradição. As edições mais recentes têm um design desportivo e funcional. Esta linha oferece também uma vasta seleção de relógios vintage clássicos com preços acessíveis.
Destaques do Longines Admiral
- Relógio desportivo com função GMT e cronógrafo
- Relógios vintage com caixa em ouro maciço
- Famoso calibre Valjoux 7750
- Relógios retro dos anos 60 e 70
Longines Admiral: funcional e elegante como sempre
Em 2007, a Longines apresentou a sua coleção desportiva, composta pelas linhas Admiral, Conquest, Hydroconquest e Grande Vitesse. Contudo, esta não foi a primeira estreia do Admiral. Anos antes, a manufactura relojoeira suíça já tinha apresentado uma série de modelos sob o mesmo nome. Por isso, se procurar um relógio Admiral, irá encontrar muitos modelos diferentes de diferentes épocas.
Luxo a preços acessíveis
A linha de relógios Admiral inclui tanto cronógrafos modernos e à prova de água como relógios de mergulho históricos ou dresswatches vintage com caixas em ouro maciço, que se adequam aos mais diversos gostos. Outro ponto positivo desta coleção é o seu preço acessível. A grande maioria dos modelos Longines Admiral custa menos de 1.000 euros. A Longines deixou de produzir esta linha, pelo que é cada vez mais difícil encontrar exemplares novos no mercado.
Com segundo fuso horário
O Admiral GMT lançado em 2009 é um dos relógios mais interessantes da coleção atual. É dotado de um ponteiro suplementar das horas, que completa uma volta ao mostrador em 24 horas, e de uma luneta com escala graduada de 24 horas para indicar um segundo fuso horário. O Admiral GMT tem uma caixa de aço de 42 mm e ponteiros largos em forma de bastão revestidos a SuperLuminova que asseguram a máxima legibilidade mesmo em ambientes sem luz. O ponteiro suplementar das horas em tom vermelho com um triângulo branco na ponta aumenta também a legibilidade. O Admiral GMT está disponível com mostrador cinzento ou branco. Um elemento típico das novas versões é a bracelete bicolor em aço, cujos elos do meio são num tom acinzentado. Esta peça custa cerca de 1.800 euros e tem o número de referência L3.669.4.06.7.
Versão com cronógrafo
O Admiral está disponível com este mesmo visual, mas numa versão com cronógrafo (Ref. L3.667.4.56.7). É dotado de uma caixa em aço com 42 mm de diâmetro, tal como a versão GMT. A luneta em cerâmica do cronógrafo dispõe de uma escala taquimétrica. O ponteiro dos segundos do cronógrafo e o pequeno ponteiro do contador dos minutos são ambos num tom vermelho, o que confere um look mais desportivo a estes cronógrafos. Um cronógrafo da coleção Admiral em bom estado de conservação custa cerca de 2.200 euros. Ocasionalmente, poderá encontrar alguns exemplares novos com um preço de 2.800 euros.
Caixa em ouro
Na gama de preço dos 3.000 euros, encontra muitos Admiral vintage com caixa de ouro maciço. Os modelos Admiral mais antigos apresentam cinco estrelas no mostrador, um elemento distintivo que caracteriza esta linha. Os modelos básicos de três ponteiros em ouro em bom estado de conservação com janela para a data custam cerca de 2.000 euros, por vezes até menos. Com um diâmetro de 35 mm, o tamanho destes relógios corresponde aos padrões dos anos 60, uma época em que os relógios de homem eram bastante mais pequenos.
Visual de relógio de mergulho de 1970
Os modelos vintage com um visual de relógio de mergulho fogem aos padrões estéticos dos restantes modelos Admiral. Estas peças foram produzidas durante os anos 1970 e são facilmente reconhecíveis pelas suas dimensões de caixa bastante maiores. Embora o mostrador seja redondo, as caixas apresentam-se com uma forma oval ou retangular com cantos arredondados. O visual destes modelos Admiral é bastante apreciado pelos fãs dos relógios vintage, em particular da década de 60 ou 70. Muitos relógios apresentavam cores fortes, combinando um tom azul com um laranja vivo. Embora pareçam ser adequados para o mergulho, a maioria não é, dado que não indicam a sua estanqueidade. Mesmo que sejam à prova de água, recomenda-se sempre que a sua estanqueidade seja verificada por um relojoeiro. Este tipo de relógios custam entre os 1.000 e os 2.000 euros, sendo que o seu estado de conservação e raridade são fatores que influenciam significativamente o preço.
Cronógrafo Admiral animado pelo calibre Valjoux 7750
No decurso da história, a Longines enriqueceu esta linha com um cronógrafo animado pelo famoso calibre Valjoux 7750. O mostrador com disposição tricompax, com submostradores às 12, 9 e 6 horas é característico dos cronógrafos equipados com este movimento mecânico, que já existe no mercado desde 1973. O dia e a data estão posicionados às 3 horas. Os cronógrafos Valjoux estão disponíveis em aço, numa versão bicolor e em ouro amarelo. Os preços destas peças variam entre os 1.000 e os 2.000 euros.
Preços em detalhe
Modelo | Preço |
Admiral Chronograph | A partir de 2.200 euros |
Admiral Vintage | A partir de 2.000 euros |
Admiral GMT | A partir de 1.800 euros |
Cronógrafo Admiral animado pelo calibre Valjoux 7750 | A partir de 1.000 euros |
Admiral Vintage com visual de relógio de mergulho | A partir de 1.000 euros |
Uma coleção com uma longa tradição
Embora o Admiral tenha deixado de ser produzido pela Longines, é possível que a marca relance uma nova edição deste modelo no futuro. Afinal, trata-se de uma peça com uma longa tradição que já foi reinventada inúmeras vezes. A Longines é uma das marcas relojoeiras suíças mais antigas da história. A empresa foi fundada em 1832 e faz parte do Grupo Swatch desde 1983.