- 30
- 60
- 120
Simbiose entre técnica e elegância
A coleção Longines Conquest propõe modelos com um estilo desportivo e elegante que tanto podem ser usados com jeans ao fim de semana como com fato e gravata. Os relógios de quartzo desta coleção são dotados de um calendário perpétuo.
Destaques
- Relógios desportivos elegantes
- Cronógrafos precisos à centésima de segundo
- Elevado grau de precisão do Longines Conquest V.H.P. – desvio de apenas 5 segundos/ano
- Conquest Automatic GMT: um relógio para viajantes com segundo fuso horário
Longines Conquest: precisão extrema
A coleção Conquest da Longines oferece relógios de quartzo incrivelmente precisos bem como relógios mecânicos. O design desportivo e elegante é particularmente interessante para quem aprecia relógios versáteis, que tanto podem ser usados no escritório como nos tempos livres. Lançado em 2017, o Longines Conquest V.H.P. é um dos relógios mais interessantes da coleção. A sigla V.H.P significa "Very High Precision", que se traduz num movimento de quartzo de alta precisão que apresenta um desvio máximo de apenas +/- 5 segundos ao ano. Inclui ainda um calendário perpétuo e um sistema que corrige automaticamente a posição dos ponteiros caso o relógio sofra algum impacto ou seja exposto a campos magnéticos fortes.
A coleção integra ainda relógios dotados de função cronógrafica, capazes de medir tempos até ao centésimo de segundo. Os modelos Roland-Garros, Alpine Skiing e Horse Racing são cronógrafos dedicados aos desportos com os quais a Longines mantém uma estreita relação. A marca suíça é cronometrista oficial de várias disciplinas desportivas, e está intimamente ligada aos desportos equestres, razão pela qual dedica uma coleção no seu catálogo exclusivamente a este desporto: a Equestrian.
Os relógios automáticos com função GTM são vocacionados para os viajantes frequentes. Graças a um ponteiro suplementar para as horas que dá uma volta completa ao mostrador a cada 24 horas, é possível visualizar a hora de um segundo fuso horário. Os relógios de diamantes desta linha são muito femininos, ricamente decorados com elegantes pedras preciosas no mostrador, na luneta ou em ambos. Além disso, as suas caixas de 29 e 36 mm adaptam-se perfeitamente a pulsos mais delicados.
Quanto custa um Longines Conquest?
Um modelo Conquest usado encontra-se facilmente no mercado de segunda mão por poucas centenas de euros. Os relógios de quartzo da década de 1970 em bom estado de conservação custam menos de 500 euros. Na mesma categoria de preço, encontram-se muitos relógios vintage de corda manual ou automática. O preço dos exemplares dos anos 1950, ou seja, os primeiros modelos desta coleção, ronda os 1.200 euros e, dependendo das versões, pode alcançar os 4.000 euros. É possível que o seu valor aumente com o passar dos anos, especialmente quando se encontram em bom estado de conservação.
Os modelos de quartzo em aço inoxidável com três ponteiros e janela para a data custam, como novos, cerca de 500 euros, ao passo que os modelos com função de cronógrafo alcançam os 800 euros. Os relógios automáticos novos com data custam pelo menos 900 euros. Se deseja cronometrar tempos até à centésima de segundo, conte com cerca de 1.000 euros. Os relógios GMT automáticos custam mais 200 euros.
Preços em detalhe
Modelo | Características | Preço |
Conquest V.H.P. | Movimento de quartzo de alta precisão, desvio até 5 segundos por ano, sistema GDP, calendário perpétuo, Smart Crown (coroa inteligente) | Cerca de 900 euros |
Conquest 1/100th Alpine Skiing | Cronógrafo, movimento de quartzo, data, precisão ao centésimo de segundo | Cerca de 1.000 euros |
Conquest 1/100th St. Moritz | Cronógrafo, movimento de quartzo, data, precisão ao centésimo de segundo | Cerca de 1.000 euros |
Vintage Conquest dos anos 1950 | Automático ou manual, com ou sem data | A partir de 1.200 euros |
Conquest Automatic GMT | Automático, função GMT | Cerca de 1.200 euros |
Precisão máxima: Longines Conquest V.H.P.
O Conquest V.H.P. foi lançado pela Longines em 2017, marcando o regresso da marca à tecnologia em que é especialista, nomeadamente a cronometragem. Este relógio é animado por um movimento desenvolvido pela ETA exclusivamente para a Longines, conhecido pelo seu elevado grau de precisão de +/- 5 segundos ao ano. Recorde-se que os movimentos de quartzo certificados como cronómetros da Breitling podem apresentar um desvio +/- 25 segundos ao ano e que as marcas japonesas Seiko e Citizen têm tolerâncias de +/-10 segundos ao ano.
Este relógio vem também equipado com o sistema GPD ("gear position detection") que reinicia os seus ponteiros caso o relógio seja exposto a um impacto ou a um campo magnético forte. Trata-se de uma função muito útil, tendo em conta que os impactos e os campos magnéticos podem afetar negativamente a marcha do relógio, especialmente dos relógios mecânicos.
Caso tenha de acertar a hora do Conquest V.H.P. manualmente, pode fazê-lo com a coroa inteligente. Esta deteta se necessita de acertar os ponteiros só alguns minutos ou algumas horas e funciona da seguinte forma: se girar a coroa rapidamente, os ponteiros irão saltar uma hora para a frente ou para trás. Se girar a coroa lentamente, os ponteiros movem-se à velocidade normal. Além disso, para acertar o calendário perpétuo (que dura até ao ano de 2400), também pode utilizar a "Smart Crown". É claro que nunca será necessário corrigir um calendário perpétuo, a não ser que viaje para outro fuso horário.
A duração da pilha do Longines Conquest V.H.P. supera a de muitos relógios de quartzo, que dura apenas 3 anos. Já a do Conquest V.H.P. só terá de ser substituída a cada cinco anos. Estes relógios em aço encontram-se disponíveis com mostradores em diferentes cores e em versões de três ponteiros/calendário (caixas com 41 e 43 mm de diâmetro) e cronógrafo (caixas com 42 e 44 mm de diâmetro).
Características e funções
- Extrema precisão: desvio máximo de 5 segundos por ano
- Sistema GPD ("gear position detection") para reiniciar os ponteiros após um impacto ou exposição a um campo magnético
- Smart Crown (coroa inteligente) para o ajuste fácil da hora
- Calendário perpétuo até ao ano de 2400
Cronógrafos com máxima precisão
A coleção Conquest propõe ainda inúmeros cronógrafos de quartzo capazes de medir tempos até ao centésimo de segundo. A inscrição "1/100" gravada às 8 horas indica que o relógio aloja o calibre L440, cuja construção assenta num calibre da ETA . Às 10 horas, encontra-se o contador das 12 horas e, às 2 horas, o contador dos 30 minutos. Os pequenos segundos surgem às 6 horas e a janela para a data às 4 horas. Os dois ponteiros centrais servem para medir os segundos e as centésimas de segundo. Utilizando a escala que se encontra na periferia do mostrador, é possível visualizar as frações de segundo cronometradas.
Os mostradores estão disponíveis em cinzento, preto ou prateado, com submostradores contrastantes que oferecem uma melhor legibilidade. A complementar estão braceletes fabricadas em aço inoxidável ou cerâmica. A combinação destes materiais realça o estilo elegante e desportivo do relógio. Contudo, estão também disponíveis correias em pele com fecho de segurança. O vidro com tratamento antirreflexos resistente aos riscos protege o mostrador de possíveis danos. Os cronógrafos que medem centésimas de segundo contam com uma caixa de 41 mm, enquanto as versões que medem décimas de segundo surgem com uma caixa de 36 mm de diâmetro.
Os primeiros modelos Conquest
A coleção Conquest conta com mais de 60 anos de história. Os primeiros modelos foram lançados em 1954, ou seja, pouco antes da apresentação do famoso Flagship. O design dos primeiros relógios era muito mais clássico do que os modelos desportivos atuais. Contavam com caixas de ouro de 35 mm e um mostrador semelhante ao dos modelos Omega Constellation, com o visual típico dos relógios masculinos dos anos 50.
Por ocasião do seu 60.º aniversário, a Longines lançou a edição especial Conquest Heritage que, em termos de design, é bastante semelhante aos originais de 1954. O seu diâmetro de 35 mm é bastante invulgar para os tempos de hoje, em que a tendência dominante são os relógios grandes. Contudo, as caixas pequenas e o visual clássico fazem deste relógio retro o dresswatch perfeito. O preço de um exemplar como novo em aço encontra-se abaixo dos 1.000 euros, enquanto as versões novas em ouro rondam os 4.000 euros. Este é também o preço de mercado de um Conquest vintage.