A excelência da mestria relojoeira
A Longines Master Collection integra os modelos de alta gama da marca relojoeira suíça. Algumas peças são dotadas de ponteiros retrógrados ou combinam complicações como cronógrafo, calendário e fases da lua.
Destaques
- Relógios com calendário, fases da lua e função cronográfica
- Movimentos exclusivamente mecânicos
- Design desportivo e elegante
- Excelente relação qualidade/preço
Longines Master Collection: relógios mecânicos suíços
A coleção Longines Master Collection oferece exclusivamente relógios mecânicos, na sua maioria de corda automática, embora estejam também disponíveis algumas versões de corda manual. Lançada em 2005, esta coleção da Longines presta homenagem aos grandes sucessos da marca ao longo da sua história, apresentando verdadeiras obras-primas da relojoaria com um extraordinário savoir-faire. Nesta coleção, destacam-se os cronógrafos com calendário e indicação das fases da lua ou os modelos com quatro mostradores subsidiários com ponteiros retrógrados , que regressam ao ponto inicial após terminado o seu ciclo. Estes relógios com complicações possuem um segundo fuso horário, data, dia, fases da lua e indicação dia/noite. A Master Collection oferece também relógios automáticos mais simples com uma indicação da data ou uma indicação day/date. Além disso, possui modelos adornados de diamantes, concebidos exclusivamente para os pulsos femininos.
Desde a sua fundação em 1832, a Longines apresentou inúmeras inovações, entre as quais se contam os primeiros relógios de quartzo a serem lançados no mercado que, em meados dos anos 1950, já se distinguiam por uma elevada precisão. Atualmente, a marca é cronometrista oficial de várias disciplinas desportivas e está intimamente ligada aos desportos equestres, razão pela qual dedica uma coleção no seu catálogo, a Equestrian, exclusivamente a este desporto. As peças integram elementos como estribos e ferraduras.
Quanto custam os relógios da Master Collection?
Os relógios da coleção Longines Master Collection oferecem uma excelente relação qualidade/preço. Os modelos automáticos de três ponteiros e janela para a data rondam os 1.400 euros, como novos. Os cronógrafos usados e em bom estado de conservação custam aproximadamente 1.200 euros, ao passo que um exemplar novo alcança os 1.800 euros. Um Master Collection dotado de função GMT como novo custa cerca de 1.700 euros. Os cronógrafos com calendário, fases da lua e indicação das 24 horas estão disponíveis por cerca de 2.500 euros. Usados, custam menos 1.000 euros. Por cerca de 2.500 euros, pode comprar um exemplar não usado com ponteiros retrógrados. Em suma, a coleção Master Collection oferece relógios de qualidade e tradição a preços bastante razoáveis.
Que funções oferecem os relógios Master Collection?
Número de referência do modelo | Funções e principais características | Calibre | Preço aproximado |
L2.738.4.51.6 | Indicação dia/noite, data, dia, fases da lua, pequenos segundos, segundo fuso horário | L707 | 2.500 euros |
L2.673.4.78.3 | Cronógrafo, fases da lua, escala de 24 horas, calendário | L678 | 2.500 euros |
L2.802.4.70.3 | Data, GMT | L635.6 | 1.700 euros |
L2.629.4.78.3 | Data, cronógrafo | L651 | 1.800 euros |
L2.793.4.92.6 | Data, reserva de marcha de 64 horas | L888 | 1.400 euros |
Com calendário e função cronográfica
Os cronógrafos dotados de calendário e indicador das fases da lua são os modelos de gama alta da Master Collection. Estão disponíveis em aço inoxidável ou ouro rosa de 18 quilates. As versões em ouro rosa são complementadas por uma elegante correia em pele de crocodilo castanha com uma fivela de segurança tripla com botões. Já os modelos em aço inoxidável surgem acompanhados de uma correia de pele de crocodilo ou, em alternativa, de uma bracelete de aço de três fileiras, que lhe dá um toque mais desportivo. Nas versões com correia de pele, o mostrador prateado é estilizado com algarismos árabes. Por sua vez, as versões com bracelete de aço apresentam algarismos romanos sobre um mostrador preto.
O dia é indicado por um ponteiro maior, em cuja ponta surge uma meia-lua. Tanto o dia da semana como o mês atual são exibidos sob as 12 horas, no contador dos 30 minutos. A indicação das fases da lua surge no contador das 12 horas que se encontra posicionado às 6 horas. Já os pequenos segundos e a indicação das 24 horas estão posicionados às 9 horas. A animar todas estas funções está o calibre cronográfico L678 que assenta no ETA Valjoux 7751 e oferece uma reserva de marcha de 48 horas. Graças ao seu mecanismo automático, este relógio carrega-se automaticamente através dos movimentos do pulso do seu portador.
Funções
- Cronógrafo
- Calendário
- Fases da lua
- Indicador de 24 horas
Relógio dotado de quatro indicações retrógradas
As indicações retrógradas não se encontram assim com tanta frequência nos relógios de pulso e são, por isso, bastante especiais, até porque conferem um toque de extravagância a qualquer peça. Em lugar de efetuar voltas completas sobre o seu próprio eixo, o ponteiro retrógrado regressa ao ponto de partida depois de alcançar o fim da escala. Alguns modelos da Master Collection integram quatro funções retrógradas para indicar a data, o dia da semana, os pequenos segundos e as 24 horas de um segundo fuso horário. Estes relógios assinalam às 12 horas o dia da semana junto com a indicação dia/noite. Os pequenos segundos compartilham o mesmo espaço das fases da lua às 6 horas. A indicação das 24 horas e da data encontram-se do lado esquerdo ou direito do mostrador. Para corrigir uma destas funções, basta pressionar os 4 botões que se encontram no flanco da caixa.
O relógio de aço inoxidável está disponível com um mostrador preto ou prateado. Ambas as versões surgem com algarismos romanos e, graças ao vidro de safira, o mostrador está perfeitamente protegido. O fundo da caixa conta também com um vidro de safira que permite admirar o mecanismo em funcionamento. Poderá optar por uma bracelete de aço ou uma correia de pele de crocodilo com uma fivela de segurança tripla com botões.
Funções
- Indicação do dia/data
- Fases da lua
- Indicação dia/noite
- Pequenos segundos
- Indicação de 24 horas com segundo fuso horário
Relógios de senhora da Master Collection
A Longines optou por equipar os relógios de senhora da coleção Master Collection com movimentos mecânicos, uma escolha bastante rara. A grande maioria das marcas utiliza calibres de quartzo para animar os relógios femininos, geralmente mais delicados e planos. O relógio mais pequeno da coleção Master Collection oferece um diâmetro de 25,5 mm, um tamanho perfeito para os pulsos femininos. Se preferir mais requinte, opte pelas versões em ouro rosa de 18 quilates que são adornadas de diamantes.
Como a tendência atual são os relógios grandes, a Longines também aposta em modelos de senhora com um diâmetro de 38,5 mm, um tamanho que até assentaria bem em pulsos masculinos. Os índices de diamantes aumentam o valor de algumas versões bicolores que combinam o aço com o ouro . Os relógios de três ponteiros são sóbrios e práticos, e oferecem uma função day-date ou uma janela para a data. Um exemplar bicolor novo, incrustado de diamantes e com uma indicação do dia e da data, custa aproximadamente 2.500 euros.