- 30
- 60
- 120
Rolex Rainbow – Luxo multicolorido
A Rolex mostra o seu lado extravagante com o cronógrafo Daytona Rainbow. O relógio apresenta a luneta cravejada de pedras preciosas nas cores do arco-íris. Uma joia funcional para o pulso graças à função de cronógrafo.
Destaques
- Incrustado com pedras preciosas nas cores do arco-íris
- Calibre 4130: mecanismo mecânico de nova geração
- Função de cronógrafo
- Versões em ouro branco, ouro amarelo ou ouro Everose
Rolex Rainbow: o Daytona com luneta de pedras preciosas
No início de 2000, a Rolex adicionou um luxuoso modelo à sua lendária linha de cronógrafos Daytona. Trata-se do Daytona Rainbow, uma peça que sobressai com o brilho fulgurante das pedras preciosas em todas as cores do arco-íris. A paleta de cores vai do vermelho e laranja aos azuis e violetas. Verdadeira joia para o pulso, o Rolex Rainbow apresenta uma luneta em ouro engastada com 36 safiras de corte baguete e está adornado com oito diamantes no mostrador (em algumas versões, são onze). As pedras preciosas decoram também a caixa, a coroa e as asas. Vale a pena lembrar que o primeiro Daytona foi lançado pela Rolex em 1963, numa referência à famosa corrida 24 horas de Daytona. O mítico cronógrafo de pulso da Rolex foi originalmente concebido para pilotos profissionais e inclui todas as funções inerentes a um cronógrafo.
Quanto custa um Rolex Rainbow?
Modelo | Preço aproximado | Caixa |
Rainbow Ref. 116598 RBOW | 180.000 euros | Ouro amarelo de 18 quilates |
Rainbow Ref. 116599 RBOW | 185.000 euros | Ouro branco de 18 quilates |
Modelo aftermarket (base: Daytona Ref. 116520) | 17.000 euros | Aço inoxidável |
Preços em detalhe
O Rolex Rainbow é uma das versões do Daytona mais populares entre os fãs da Rolex e apreciadores de relojoaria. Isso deve-se ao facto de este ser um modelo muito mais colorido do que é comum na Rolex, mas também ao facto de terem sido produzidos poucos exemplares e não existirem muitos no mercado. O que distingue este relógio é, sem dúvida, a luneta em ouro engastada com 36 safiras de corte baguete. As pedras preciosas decoram também a coroa e as asas, bem como o mostrador preto que é incrustado com oito diamantes que servem de índices. Às 3, 6, e 9 horas encontram-se algarismos árabes dourados (15, 30, 45). A coroa de cinco pontas da Rolex encontra-se às 12 horas. Os submostradores dos pequenos segundos, das 12 horas e dos 30 minutos são fabricados numa liga de ouro, que combina na perfeição com a caixa em ouro de 40 mm. A Ref. 116598 RBOW oferece uma caixa em ouro amarelo de 18 quilates, ao passo que a Ref. 116599 RBOW tem a caixa em ouro branco de 18 quilates.
Apesar do visual "bling-bling" desta peça, é preciso não esquecer que o Rolex Rainbow é também um valioso cronógrafo equipado com o calibre de manufactura 4130 com certificação de cronómetro. Obviamente, este relógio tem o seu preço. Conte com uma verba de pelo menos 180.000 euros para adquirir um Rolex Rainbow em ouro amarelo. Já a versão em ouro branco custa cerca de 185.000 euros. Os preços dos exemplares usados oscilam entre os 123.000 euros e os 169.000 euros. A Rolex anunciou o lançamento de um novo Daytona em ouro Everose Rainbow na primavera de 2018. Ao contrário dos modelos em ouro amarelo ou ouro branco, a Ref. 116595RBOW é também dotada de índices em safira nas cores do arco-íris. O preço da versão em ouro rosa é revelado apenas sob consulta, porém, é bastante provável que seja idêntico ao das versões anteriores.
Réplicas aftermarket do Rainbow
Como o Rainbow original é um modelo muito raro, existem inúmeras réplicas no mercado. Interessantes são também as peças aftermarket que poderá encontrar na plataforma da Chrono24. Estes relógios são modelos Daytona originais, cujas pedras preciosas foram incrustadas a posteriori. Estas pedras podem ser simples cristais, porém, muitas vezes são também safiras e diamantes.
Regra geral, a qualidade de um modelo aftermarket não pode competir com a de um Rainbow original da Rolex. Exemplo disso são os submostradores, que muitas vezes parecem copiados, e a qualidade inferior das cores dos cristais na luneta. Contudo, um Daytona modificado é consideravelmente mais barato do que o original. O preço de um destes relógios com caixa em aço ronda os 17.000 euros. A versão em ouro amarelo custa cerca de 25.000 euros e a versão em ouro branco cerca de 28.500 euros.
Design do Rolex Rainbow: 40 mm e ouro de 18 quilates
O Daytona Rainbow é dotado de uma elegante caixa de 40 mm, disponível em ouro branco, ouro amarelo ou ouro Everose de 18 quilates. A versão mais opulenta é, sem dúvida, a de ouro amarelo com o mostrador preto mate e índices de diamantes. Os algarismos dos minutos (15, 30 e 45) surgem aplicados em ouro, tal como a coroa da marca genebrina posicionada às 12 horas. Os três totalizadores do cronógrafo (totalizador dos minutos nas 3 horas, totalizador das horas nas 9 horas e submostrador dos segundos contínuos nas 6 horas) assumem o protagonismo no mostrador, com um look camuflado em ouro. À semelhança do ponteiro do cronógrafo, os pequenos ponteiros dos submostradores são em vermelho, ao passo que os ponteiros centrais das horas e dos minutos são dourados.
A luneta surge engastada com 36 safiras de corte baguete, que brilham em todo o espetro de cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, azul, verde e violeta. As asas e a proteção estão ricamente decoradas com diamantes. O toque final é dado pela bracelete Oyster de três elos em ouro de 18 quilates.
A história do Rolex Daytona
A Rolex lançou o Daytona em 1963, sendo o seu nome um tributo à mítica corrida de 24 horas no circuito de Daytona Beach, na Florida. Originalmente concebido para os pilotos das competições automobilísticas, este é um dos mais famosos cronógrafos desportivos da história. Indubitavelmente, o Rolex Daytona ocupa um lugar muito especial no catálogo da marca, que sempre foi mais conhecida pelos seus relógios de três ponteiros. Precisamente por isso, aquando do seu lançamento, foram produzidos poucos relógios, o que faz com que os modelos vintage dos anos 60 sejam atualmente relógios de coleção particularmente raros e cobiçados. Além do Daytona, o Submariner e o GMT-Master são também modelos muito procurados pelos colecionadores.
Um dos cronógrafos mais apreciados da marca genebrina é, sem dúvida, o Rolex Daytona com mostrador "Paul Newman", denominado também de mostrador exótico – um tipo de mostrador contrastante (branco com contadores pretos ou preto com contadores brancos). Ao longo da sua carreira, tanto no grande ecrã como na competição automobilística, foram muitas as ocasiões em que Paul Newman ostentou um Daytona no pulso. Sobretudo o Daytona Ref. 6239, usado pelo ator na capa de uma revista, é atualmente uma das edições vintage mais procuradas pelos colecionadores. Estas versões são verdadeiras raridades e atingem valores na ordem dos 15 milhões de euros em leilões especializados, batendo o recorde do Patek Philippe Ref. 1518, considerado o relógio mais caro do mundo.
Precisão cronométrica: calibre de manufactura 4130
No interior do Rolex Rainbow bate, desde 2001, o calibre de manufactura 4130. O balanço vem equipado com a espiral antimagnética Parachrom e oscila a uma frequência de 28.800 A/h. Esta espiral foi desenvolvida pela própria Rolex em 2005 e é fabricada numa liga antimagnética de nióbio e zircónio, que garante um nível de resistência a choques muito superior ao de uma espiral comum. Para o ajuste fino, o balanço dispõe ainda do tradicional sistema Microstella da Rolex, que permite um ajuste de alta precisão por meio de quatro parafusos de ouro. O sistema de acerto utilizado na maior parte dos mecanismos consta da raqueta que age sobre a mola espiral do balanço-espiral e depende sobretudo do comprimento ativo da própria espiral. O cronógrafo conta com 72 horas de reserva de corda (com a função cronográfica ativada, tem uma autonomia de 66 horas). Graças ao fundo, botões e coroa aparafusados, o Daytona Rainbow é estanque até uma profundidade de 100 m (10 bares).