- 30
- 60
- 120
Tissot: A diversidade como identidade
A Tissot oferece uma extensa gama de relógios de alta qualidade. A coleção compõe-se de modelos que vão desde relógios mecânicos com caixas em ouro maciço a modelos desportivos em titânio e até mesmo relógios de bolso. Nenhum desejo fica em aberto.
Destaques Tissot
- Relógio multifunções com Touchscreen
- Caixas de titânio na coleção T-Touch
- Relógios suíços a preços acessíveis
- Movimentos mecânicos suíços
- Vasta coleção de relógios de bolso
Centenas de modelos
Os relógios da Tissot ramificam-se em cerca de dez coleções, cada uma com várias dezenas de modelos e edições especiais comemorativas da ligação da marca ao mundo do desporto. A coleção Couturier da série T-Classic, por exemplo, dispõe de mais de 50 versões. As coleções mais emblemáticas são, sem dúvida, a T-Sport, a T-Gold, a T-Lady e a Touch Collection. A marca conta com uma longa tradição relojoeira e, por isso, os seus relógios vintage assumem um papel destacado. Fundada em meados do século XIX, a empresa familiar associou-se à Omega em 1930 e, atualmente, faz parte do Grupo Swatch.
Vintage ou hi-tech: uma compra sempre acertada
A Tissot apresenta um catálogo de relógios de alta qualidade a preços acessíveis. Se a funcionalidade e a precisão são critérios importantes para si, então considere os Tissot com movimentos de quartzo. Geralmente, têm um preço abaixo dos 500 euros, podendo os modelos hi-tech, como, por exemplo, o T-Touch Expert Solar, ir até aos 1.000 euros. Porém, a marca suíça não se esqueceu dos apaixonados por relógios mecânicos, e dispõe de uma seleção composta por luxuosos relógios de ouro de 18 quilates, cujo preço pode ultrapassar os 5.000 euros. Esta diversidade de modelos é única entre os fabricantes suíços. Para quem procura uma marca de relógios com grande legado histórico, a Tissot oferece relógios elegantes com uma excelente relação preço/qualidade.
Modelos da Tissot
- T-Touch – relógios eletrónicos multifunções
- T-Race – cronógrafos modernos com diâmetros até 50 mm
- PRS 516 – design clássico inspirado nos desportos motorizados
- PRC 200 – relógio desportivo, estanque até 200 m
- Couturier – linhas elegantes
T-Touch: o relógio tátil multifunções
Com a tecnologia inovadora do sistema T-Touch, que permite controlar as diversas funções do relógio através de um simples toque no vidro do mostrador, a Tissot abriu caminho para uma nova geração de relógios. Lançada em 1999, a coleção tem recebido ao longo dos anos várias atualizações, resultando no lançamento do modelo T-Touch Expert Solar em 2014, um relógio com ecrã tátil alimentado por energia solar. Este relógio altamente tecnológico destaca-se por oferecer múltiplas funções, incluindo altímetro, barómetro, indicador de diferença de altitude, alarme e cronógrafo. Para os praticantes da vela, integra ainda uma função regata, adaptada às exigências especificas da partida daquela modalidade desportiva, dado que pode ser sincronizado com os tiros de canhão e permite fazer uma contagem decrescente, que pode ser ajustada entre 0 e 10 minutos, utilizada durante a fase prévia à largada da regata. Quando a contagem decrescente atinge o zero, transforma-se automaticamente num cronógrafo, que exibe os dias, as horas, os minutos e os segundos decorridos no visor digital. Dispõe ainda de função bússola, servindo o ponteiro dos minutos para indicar a direção do norte geográfico. Ao regular a declinação magnética para 0, o T-Touch Solar indica ainda o norte magnético. Na função azimute, o eixo 6 h -12 h indica a direção a seguir. Pelas suas funcionalidades, este é o companheiro ideal para os amantes do desporto e das atividades ao ar livre.
A indicação da hora é analógica (por ponteiros), ao passo que a restante informação é indicada digitalmente na parte inferior do mostrador. No que se refere à caixa, a Tissot apostou num material que se adapta ao caráter técnico do relógio: o titânio, 40 % mais leve do que o aço inoxidável, altamente robusto e hipoalergénico, com um acabamento cinza mate. A marca japonesa Citizen propõe relógios hi-tech desportivos com características idênticas na sua coleção Promaster.
T-Sport: movimentos mecânicos ou de quartzo
Fazendo jus ao seu nome, a coleção T-Sport compõe-se de vários modelos altamente desportivos que, à semelhança da coleção T-Touch, se definem pela combinação de funções que oferecem. Inspirados nos lendários modelos dos anos 60, os modelos T-Sport apresentam uma escala taquimétrica e totalizadores circulares. Ao contrário da coleção T-Touch, os relógios T-Sport encontram-se também disponíveis com movimentos mecânicos. O modelo PRS 516 Extreme vem equipado com o calibre C01.211, um movimento cronógrafo mecânico produzido pela ETA, o maior fabricante suíço de calibres. O relógio oferece uma estanqueidade até 100 m (10 bar) e a função cronográfica mede tempos até um máximo de 6 horas. Com um diâmetro de 44,4 mm, este modelo segue as atuais tendências do mercado em termos de dimensões.
O modelo Tissot Seastar 1000 é o companheiro ideal para explorar os abismos marinhos. É estanque até 300 metros de profundidade (30 bar) e dispõe da tradicional luneta rotativa para controlo do tempo de mergulho. Pela sua pujante caixa de 48 mm, adequa-se apenas a pulsos mais fortes. No interior, bate o calibre mecânico C01.211.
A maioria dos modelos da coleção T-Sport vem equipada com movimentos de quartzo do tipo G10.211, como o modelo Tissot V8. A sua estética assemelha-se à do Omega Speedmaster Professional. Ambos os cronógrafos possuem um mostrador e uma escala taquimétrica em preto, assim como uma caixa em aço inoxidável e totalizadores para a função de cronógrafo e pequenos segundos. À imagem do célebre Moonwatch da Omega, o Tisssot V8 surge com uma caixa de 42 mm de diâmetro. A grande diferença entre os dois modelos está no preço, dado que o Omega Speedmaster passa a barreira dos 4 dígitos, ao passo que o preço do Tissot V8 ronda os 500 euros.
T-Gold: relógios de luxo em ouro
A coleção T-Gold é composta por diversos modelos que se distinguem pelo seu caráter luxuoso e pelos seus materiais preciosos. Destacamos o Bridgeport Automatic, um cronógrafo clássico e elegante, disponível com caixa em aço inoxidável ou em ouro maciço de 18 quilates. O seu interior alberga o famoso Valjoux 7750, um movimento automático fabricado pela ETA, que tantas provas de fiabilidade tem dado desde o seu lançamento, na década de 70. Por isso, tem sido utilizado por marcas de prestígio, como a TAG Heuer ou a IWC Schaffhausen, em muitos dos seus modelos. Além deste modelo, a coleção T-Gold oferece outros modelos como o Oroville Automatic, com caixa de ouro de 18 quilates, que respira elegância e sobriedade. É alimentado pelo calibre ETA 2824-2, um movimento que também equipa o modelo Carson Automatic.
Nesta coleção são também propostos relógios de senhora, como o Organdy, o Pretty, o Glamourous e o Caliente, a par de versões ricamente decoradas com diamantes. A Tissot conta com uma longa tradição no segmento dos relógios femininos, que fazem parte do catálogo da marca desde 1911. Na coleção T-Lady, a marca propõe mais de 15 modelos destinados exclusivamente ao público feminino.
T-Classic: o clássico da Tissot
A linha T-Classic reúne mais de 20 modelos masculinos. Entre eles, modelos da coleção PR 100 e Couturier com cerca de 50 versões distintas. Como o próprio nome refere, a coleção T-Classic distingue-se pelo seu caráter clássico, elegante e conservador. Oferece tanto movimentos mecânicos como de quartzo, sendo que algumas destas peças, como o Chemin des Tourelles ou o T-Complication Squelette, prescindem de um mostrador, deixando à vista os elementos do movimento.
T-Pocket: relógios de bolso de ontem e de hoje
A Tissot é uma das poucas casas relojoeiras que continuam a propor uma vasta seleção de relógios de bolso. Na coleção T-Pocket poderá encontrar cerca de 10 modelos diferentes, alguns deles declinados em mais de doze versões. A coleção Tissot Specials inclui relógios de bolso com caixa em latão que apresentam um diâmetro clássico de 53 mm e são movidos por um calibre ETA 6498, que foi desenvolvido nos anos 1950 pela empresa Unitas. Na linha T-Pocket, a Tissot propõe ainda relógios com movimento de quartzo, e até há um moderno Touch em formato de bolso. Contudo, a maioria dos relógios de bolso da casa suíça distingue-se pelo seu caráter nostálgico que evoca memórias do século XIX, uma época em que os relógios de bolso ainda eram uma coisa do futuro.
Tissot: tradição desde 1853
A Tissot foi fundada em 1853 com o nome de Ch. Félicien Tissot & Fils pelo relojoeiro Charles-Félicien Tissot, um artífice especializado na montagem de caixas em ouro, e o seu filho, o relojoeiro Charles-Émile. A empresa familiar está desde a sua fundação sediada em Le Locle, uma pequena cidade localizada na área de Neuchâtel, nas montanhas do Jura, um dos berços da relojoaria suíça. Conduzidos por um espírito inovador e uma notável habilidade técnica, os dois fundadores começaram a construir uma marca tradicional, mas ao mesmo tempo inovadora, cujos principais mercados eram essencialmente os Estados Unidos e a Russia. Em 1930, a Tissot e a Omega fundem-se para formar a primeira associação suíça de relojoeiros, a SSIH (Société Suisse pour l’Industrie Horlogère). No mesmo ano, a marca lançou o primeiro relógio de pulso do mundo imune à influência dos campos magnéticos. Na década de 1980, causou sensação com o lançamento de relógios cujos materiais das caixas eram extremamente invulgares: o Rockwatch, o primeiro relógio de pulso com uma caixa fabricada em pedra natural e o Woodwatch, com uma caixa fabricada em madeira. A Tissot faz parte do Grupo Swatch desde 1998, o maior fabricante e distribuidor de relógios do mundo. A marca é cronometrista oficial e parceira de numerosos eventos desportivos, como o MotoGP e a Tour de France, assim como as ligas profissionais de basquetebol NBA e FIBA.