- 30
- 60
- 120
Relógios de homem
Um relógio de homem é muito mais do que um instrumento prático: é um símbolo de estatuto social, um acessório de moda e um objeto de coleção. Os relógios de luxo de marcas como a Rolex ou a Panerai são considerados investimentos sólidos e seguros.
This page contains information about:
Quatro principais características dos relógios de homem
- Preços que oscilam entre os 100 euros e os vários milhões de euros
- Inúmeras versões: desde relógios de quartzo de três ponteiros a maravilhas da relojoaria mecânica dotadas de várias complicações.
- Relógios vintage de marcas como a Rolex e a Patek Philippe são excelentes investimentos
- Modelos célebres: Rolex Submariner, Rolex Daytona, Omega Speedmaster, Breitling Navitimer, Panerai Luminor, Audemars Piguet Royal Oak
O relógio certo para todas as ocasiões
Os relógios de homem geralmente são maiores do que os relógios de senhora, e esse é um fator que os distingue logo à partida. O seu design e as cores são também quase sempre mais sóbrios. Além disso, os adornos de diamantes e outras pedras preciosas não são tão comuns como nos relógios femininos. As caixas dos relógios masculinos modernos medem entre 38 mm e 45 mm, mas também podem ser significativamente maiores. Contudo, o tamanho não deve ser entendido como uma regra fixa, porque as modas estão em constante mudança. Nos anos 50 e 60, os relógios de homem tinham um diâmetro de cerca de 36 mm, um tamanho que atualmente só pode ser encontrado nos modelos de senhora.
Um critério importante a ter em conta na compra de um relógio para homem é a sua finalidade, ou seja, para que é que o vai usar. Para o uso diário, os relógios desportivos como, por exemplo, os cronógrafos são os mais procurados. Os relógios de mergulho com uma luneta giratória para controlar os tempos de mergulho são também muito populares entre o público masculino. Os relógios de piloto são peças que, graças à sua sobriedade, alta legibilidade e contraste cromático entre o mostrador e os índices, estão muito na moda atualmente. A par dos relógios de mergulho, estes são os relógios-ferramenta perfeitos para muitos, tendo ainda a vantagem de serem estanques até 100 m (10 bares).
Se procura um relógio para usar no escritório, sugerimos que dê uma vista de olhos nos dresswatches. Geralmente, são peças mais planas e de tamanho moderado, que podem ser usadas confortavelmente por baixo das mangas da camisa. Apresentam um design clássico, pelo que muitas vezes são fabricados em ouro e complementados por uma correia de pele. Contudo, existem relógios masculinos simultaneamente elegantes e desportivos como é o caso do Rolex Explorer ou do Rolex Datejust que também ficam muito bem com fato e gravata. Dica: um relógio de homem é um excelente presente para um parceiro de negócios ou para a sua cara metade no Natal.
Os relógios de homem representam também um bom investimento. Os relógios de marcas de luxo como a Patek Philippe, a Audemars Piguet, a Jaeger LeCoultre, a Vacheron Constantin ou a Rolex mantêm uma enorme estabilidade do valor e, em muitos casos, valorizam com o passar dos anos.
Quanto custa um relógio para homem?
Modelo | Preço aproximado | Características |
Rolex Submariner | 8.300 euros | Relógio de mergulho com luneta giratória unidirecional |
Rolex Daytona | 16.900 euros | Cronógrafo lendário, modelos em aço muito apreciados pelos colecionadores |
Rolex Datejust | 5.500 euros | Relógio desportivo elegante com indicação da data e lupa Cyclops |
Breitling Navitimer B01 | 5.100 euros | Cronógrafo com régua de cálculo e calibre de manufatura |
Breitling Chronomat 44 | 6.100 euros | Cronógrafo com luneta giratória e garras na luneta |
Hublot Big Bang Unico Full Magic Gold | 23.000 euros | Caixa resistente aos riscos fabricada em Magic Gold, calibre de manufatura com função cronográfica |
Omega Speedmaster Professional | 3.000 euros | Cronógrafo lendário: primeiro relógio de pulso na lua |
Omega Seamaster Spectre | 8.800 euros | Edição limitada a 7.007 exemplares dedicada ao filme "Spectre" de James Bond |
Panerai Luminor Base 8 Days | 4.400 euros | Com calibre de manufatura e 8 dias de reserva de marcha |
Patek Philippe Sky Moon Tourbillon | 1.500.000 euros | Ouro branco, repetição de minutos, turbilhão, calendário perpétuo |
Patek Philippe Nautilus Moonphase | 38.000 euros | Calendário, fases da lua, ouro branco |
Patek Philippe Calatrava | 10.000 euros | Dresswatch clássico em ouro |
Preços das marcas e modelos mais populares
Se pretende adquirir um relógio de homem novo, as opções são muitas. Existem relógios no mercado para todas as bolsas e gostos: desde relógios de quartzo baratos de marcas como a Festina, a Fossil ou a Swatch, relógios automáticos a preços acessíveis da Tissot ou da Certina, até relógios de luxo da Rolex, Breitling, Panerai ou Omega.
Os relógios de luxo de alta qualidade encontram-se na categoria de preços mais elevada e provêm de manufaturas de renome como a Audemars Piguet, a Jaeger LeCoultre ou a Patek Philippe. Por exemplo, o modelo Sky Moon Tourbillon, dotado de várias complicações como repetição de minutos, calendário perpétuo e tourbilhão, custa cerca de 1.500.000 euros. A Patek Philippe é uma das mais conceituadas marcas de alta relojoaria e os seus relógios têm uma qualidade mecânica inigualável.
Os relógios de homem mais populares são, sem dúvida, os da Rolex. Com efeito, em quase todas as empresas há pelo menos um gestor que usa um relógio da prestigiada marca genebrina.
Não é coincidência que o relógio de pulso mais caro do mundo, já vendido em leilão, seja um Rolex Daytona. O cronógrafo pertenceu à estrela de Hollywood Paul Newman que marcou num leilão em outubro de 2017 o preço recorde de 15,3 milhões de euros. Escusado será dizer que nem todos os Daytona atingem tais somas, mas após o leilão foi possível observar um aumento significativo nos preços deste relógio. Os relógios da Rolex são, portanto, não apenas um símbolo de status, mas também um investimento real.
Contudo, a Omega também tem um papel de protagonista na cena relojoeira com os seus modelos Speedmaster e Seamaster. As edições limitadas como o Snoopy são cobiçados objetos de coleção e o seu preço ronda os 20.000 euros. Se procura um relógio com um aspeto mais original e técnico, sugerimos os relógios da Hublot. Um Hublot Big Bang não passará certamente despercebido no pulso.
Contudo, não precisa de gastar uma fortuna para comprar um bom relógio de homem. Os modelos mais acessíveis são os relógios de quartzo com mostrador analógico ou digital, que custam menos de 100 euros. Um bom exemplo são os relógios digitais da marca japonesa Casio. Se aprecia relógios mecânicos ou relógios automáticos, sugerimos os relógios da Seiko. Os relógios desta marca japonesa são fiáveis, robustos e acima de tudo acessíveis.
Relógios de homem como investimento
Muitas vezes, os relógios de luxo de homem são uma excelente alternativa de investimento. Os modelos de ouro ou de platina não são os únicos que valorizam ao longo do tempo. Os relógios de aço inoxidável são também um investimento válido que vale a pena ter em conta, em especial os relógios de culto como o Rolex Daytona, o Omega Speedmaster Professional, o Audemars Piguet Royal Oak ou o Patek Philippe Nautilus.
Tomemos o Nautilus como exemplo: este relógio é tão procurado que terá de esperar sete anos para adquirir um exemplar novo. Consequentemente, o preço dos exemplares usados também aumentou. O modelo vintage com a Ref. 3700/1A, que em 2009 custava cerca de 20.000 euros, custa atualmente quase 70.000 euros. A versão atual, com a Ref. 5711/1A, valorizou também exponencialmente. O preço de mercado é quase duas vezes mais alto, chegando a alcançar os 50.000 euros, o que ultrapassa largamente o valor de venda recomendado de 27.000 euros.
Outro investimento também muito interessante são as edições especiais limitadas . Tratando-se de peças mais exclusivas e com características únicas, são particularmente apreciadas por colecionadores, que muitas vezes estão dispostos a pagar muito mais do que o preço normal de venda ao público.
Símbolos de luxo e prestígio: os preços dos relógios de homem da Rolex
Quem opta por um Rolex, está simultaneamente a mostrar o próprio estatuto social e sucesso profissional. Nenhuma outra marca no mundo é tão prestigiada como esta manufatura genebrina. Entre os seus relógios mais populares contam-se o Submariner, disponível com ou sem indicação de data, o cronógrafo Cosmograph Daytona e o elegante relógio automático Datejust, lançado pela primeira vez em 1945.
O Rolex Submariner, um dos primeiros relógios de mergulho na história da relojoaria, custa atualmente cerca de 6.100 euros, no caso de se tratar de um exemplar usado. Já um exemplar novo custa cerca de 8.300 euros. O preço de um Daytona bicolor usado ronda os 11.200 euros, ao passo que novo alcança quase os 12.900 euros. Para os colecionadores, a versão de aço inoxidável é bastante cobiçada e custa, usada, cerca de 13.300 euros. Nova, o seu preço ascende aos 16.900 euros. O preço de venda ao público do Daytona em aço é de 11.300 euros, mas como esta é uma peça extremamente procurada, tanto os colecionadores como os fãs estão mais do que dispostos a pagar algumas centenas de euros mais por este relógio raro.
O Datejust é um relógio bastante mais clássico do que o Daytona ou o Submariner. Os modelos com a luneta canelada e a bracelete Jubilé de cinco fileiras, criada especialmente para esta linha, são particularmente elegantes. Uma das características deste modelo é a janela para a data posicionada às 3 horas, sobre a qual se encontra a lupa de aumento Cyclops. Como os relógios retro estão na moda, sugerimos que dê uma vista de olhos nos exemplares que combinam o aço inoxidável com o ouro amarelo de 18 quilates. Com efeito, o Datejust é um dos relógios da Rolex mais acessíveis. É possível encontrar alguns exemplares usados a partir dos 2.300 euros. Os preços dos relógios de homem novos rondam os 5.500 euros.
Especialista em cronógrafos: os preços dos relógios Breitling
A Breitling é uma das principais marcas especializadas em cronógrafos e relógios de piloto. Um dos modelos mais conhecidos é o Navitimer, um cronógrafo de aviação clássico com luneta giratória e régua de cálculo circular, com a qual é possível realizar diversos cálculos matemáticos. Tradicionalmente, o Navitimer é dotado de um movimento mecânico, porém, está também disponível com movimento de quartzo, cujo preço não ultrapassa os 1.000 euros, no caso de um exemplar usado. Um cronógrafo automático usado custa cerca de 3.200 euros. Um Navitmer 01 da coleção atual, equipado com o calibre de manufatura Breitling 01, custa, usado, cerca de 4.800 euros; novo, o seu preço ronda os 5.100 euros.
Outro modelo de sucesso da Breitling é o Chronomat. Uma das suas características mais distintas é a presença de quatro "garras" posicionadas nos quartos de hora da luneta. Estas servem para facilitar a manipulação da mesma com luvas. Um cronógrafo Chronomat usado custa cerca de 1.500 euros. Já um exemplar novo com calibre de manufatura alcança os 6.100 euros.
Moonwatch e companhia: os preços do Omega Speedmaster Professional
O mítico cronógrafo da Omega Speedmaster Professional, mais conhecido pelo nome de "Moonwatch", foi o relógio que acompanhou os primeiros astronautas que pisaram a lua, depois de ter sido escolhido pela NASA como relógio oficial para o programa espacial norte-americano. A marca oferece também no seu catálogo uma versão muito semelhante ao cronógrafo original, dotada de um calibre de corda manual e um mostrador em hesalite que caracterizava o modelo da década de 1960. As versões atuais podem ser identificadas através da Ref. 311.30.42.30.01.005. Um exemplar novo custa, pelo menos, 3.200 euros. Se preferir um modelo com vidro de safira, dê uma vista de olhos na referência 311.30.42.30.01.006. Esta versão custa, nova, aproximadamente 3.700 euros.
Os relógios da linha Seamaster são outro pilar importante do catálogo da manufatura de Biel. Os modelos vintage dos anos 50 e 60, como o Seamaster 300 Ref. CK2913, são particularmente cobiçados pelos colecionadores, e o seu preço ronda os 18.500 euros. Os relógios da edição limitada James Bond, como o Seamaster 007 Spectre, também são peças de coleção muito apreciadas. O seu preço ronda os 8.800 euros.
Panerai Luminor: relógios masculinos com design italiano
O Panerai Luminor é um dos modelos mais emblemáticos da relojoaria, muito apreciado pela pureza do seu design. É imediatamente reconhecível pela sua ponte protetora da coroa, um dispositivo que garante a estanquidade absoluta do relógio. Com a sua pujante caixa de 44 mm, é um relógio imponente que assenta melhor em pulsos fortes. Está também disponível uma versão mais pequena de 40 mm, equipada com um calibre automático e com indicação da data às 3 horas. Este tamanho médio adapta-se perfeitamente a pulsos mais finos, podendo ser usado como relógio de senhora. Estes relógios automáticos da Panerai possuem a Ref. PAM00048 e custam, usados, cerca de 4.000 euros. Novos, rondam os 5.000 euros.
Tradicionalmente, o Luminor alberga um calibre mecânico de corda manual que dá vida aos ponteiros das horas e dos minutos. Os modelos com pequenos segundos às 9 horas são designados de Luminor Marina. Um Luminor Base Logo novo fabricado em aço inoxidável (Ref. PAM01000) custa aproximadamente 3.600 euros. A reserva de marcha do calibre OP I, que assenta no Unitas 6497, é de 56 horas. Se prefere um relógio com uma extraordinária reserva de marcha de 8 dias, sugerimos que dê uma vista de olhos no modelo Luminor Base 8 Days. No interior deste relógio masculino com a Ref. PAM00560 bate o calibre de manufatura P.5000. Um exemplar novo custa aproximadamente 4.400 euros.
Relógios clássicos da Patek Philippe
A Patek Philippe é mundialmente famosa pelos seus relógios clássicos. O Calatrava, lançado na década de 1930, é um dos modelos mais emblemáticos da marca. A coleção foi buscar o seu nome ao símbolo com flores de lírios da Cruz de Calatrava, que a Patek Philippe utiliza como logótipo. Esta foi utilizada na Idade Média como emblema da ordem militar espanhola fundada pelo Reino de Castela que defendeu a Vila de Calatrava. O seu design inspira-se na estética sóbria do movimento Bauhaus. Os materiais eleitos para esta linha foram o ouro branco, amarelo ou vermelho. No mercado de segunda mão, um relógio de homem da coleção Calatrava ronda os 4.500 euros, ao passo que um exemplar novo alcança os 10.000 euros. Contudo, alguns modelos especiais ascendem aos 108.000 euros, como é o caso do Calatrava 175th Anniversary Exhibition com a Ref. 5088/100P-001.
O Nautilus é outro modelo emblemático do catálogo da Patek Philippe. Concebido pelo designer Gérald Genta, este instrumento do tempo foi lançado em 1976 e tornou-se rapidamente um clássico. Os modelos de aço inoxidável, em bom estado de conservação, custam cerca de 20.000 euros. Os exemplares usados em ouro branco com calendário e fases da lua ascendem aos 38.000 euros.
Big Bang: a explosão da Hublot
O Big Bang é o modelo de topo da jovem manufatura Hublot, fundada em 1980. A maioria das versões são dotadas de imponentes caixas de 45 mm, um tamanho que salta imediatamente à vista. Apresenta o característico design em forma de escotilha e os seis parafusos hexagonais na luneta. A marca aposta no uso de materiais exclusivos como o carbono ou o Magic Gold (liga de ouro e cerâmica resistente aos riscos), demarcando-se assim de outros fabricantes. Um Big Bang Unico Full Magic Gold com a Ref. 411.MX.1138.RX custa, novo, cerca de 23.000 euros.