- 30
- 60
- 120
Richard Mille Rafael Nadal – A insustentável leveza de um relógio desportivo de luxo
Em parceria com um dos melhores tenistas da atualidade, Rafael Nadal, a Richard Mille lançou uma série de relógios desportivos de luxo ultraleves e resistentes aos choques. A beleza dos seus mostradores tridimensionais não deixa ninguém indiferente.
Destaques do Richard Mille Rafael Nadal
- Extremamente leve e resistente aos choques
- Materiais da caixa inovadores como o carbono NTPT e o quartzo TPT
- Mecanismos esqueletizados
- Versão exclusiva com turbilhão
Richard Mille Rafael Nadal: um relógio leve para celebrar um tenista de peso
Alguma vez se perguntou quais são os relógios que os tenistas usam durante os grandes torneios de ténis? Roger Federer , uma das maiores lendas do ténis de todos os tempos, é um reconhecido fã da Rolex, sendo também o embaixador desta marca. O tenista suíço possui inclusivamente um dos mais cobiçados relógios vintage da marca da coroa, nomeadamente um Cosmograph Daytona de 1981, que lhe foi oferecido de presente pela esposa no seu 30.º aniversário.
Quando o tenista espanhol Rafael Nadal entra no campo de ténis, todos os olhares dos espetadores convergem para o seu pulso, no qual se encontram invariavelmente relógios da Richard Mille. A manufactura suíça com sede em Les Breuleux é relativamente jovem, tendo sido fundada em 1999, mas tem o mérito de ter produzido uma verdadeira revolução com algumas das peças mais originais e exclusivas da relojoaria suíça atual. Os modelos lançados em homenagem a Rafael Nadal constituem o ponto alto da arte relojoeira da marca. Trata-se de peças com um design absolutamente inconfundível, ultraleves, altamente resistentes ao choque e fabricadas com os mais inovadores materiais. Rafa, como o tenista é carinhosamente apelidado pelos fãs, usa os relógios tanto em campo como na vida privada. Por exemplo, em 2017, no Open da Austrália, usou um RM 27-02 durante todo o campeonato até chegar à final, onde acabou por ser derrotado por Roger Federer em cinco sets. Este relógio tem um valor de cerca de 850.000 euros.
Um dos relógios mais exclusivos que a Richard Mille fabricou em parceria com Rafael Nadal foi inclusivamente roubado ao tenista. O episódio aconteceu em junho de 2012, quando este disputava o torneio de Roland Garros em Paris. O relógio com um valor de cerca de 300.000 euros desapareceu misteriosamente do quarto do hotel onde o tenista estava hospedado. Felizmente, a polícia encontrou e prendeu o ladrão, um empregado do bar do hotel.
Quanto custa um Richard Mille Rafael Nadal?
Os relógios Richard Mille Rafael Nadal são alguns dos modelos mais caros e exclusivos do mercado. É, pois, pouco provável que encontre um relógio não usado por menos de 100.000 euros. Os preços justificam-se pela complexidade de produção: a construção da caixa é tão complexa que requer inúmeras horas de trabalho. A Richard Mille opta por caixas tonneau, com uma forma ligeiramente arqueada. Estas são geralmente fabricadas nos mais modernos materiais, como o carbono ou ligas de magnésio. Graças a estes, o peso dos relógios é drasticamente reduzido, alcançando recordes no universo relojoeiro. No catálogo da marca também não faltam mecanismos finamente esqueletizados e relógios com turbilhão.
Preços em detalhe
Modelo | Destaques | Preço |
Richard Mille RM 027 Tourbillon Rafael Nadal | Pesa menos de 20 gramas, caixa em carbono, movimento esqueletizado em titânio e uma liga especial denominada LITAL (alumínio, cobre, magnésio e lítio), turbilhão | Cerca de 500.000 euros |
Richard Mille RM 27-01 Tourbillon Rafael Nadal | Sistema antichoque em cabos de aço, movimento esqueletizado, liga especial de lítio, turbilhão | Cerca de 600.000 euros |
Richard Mille RM 27-02 Tourbillon Rafael Nadal | Caixa em cristais de quartzo e carbono, movimento com turbilhão esqueletizado | Cerca de 600.000 euros |
Richard Mille RM 035 Rafael Nadal | Certificação Chronofiable, movimento esqueletizado | Cerca de 105.000 euros |
Richard Mille RM 35-01 Rafael Nadal | Caixa em carbono NTPT, movimento esqueletizado | Cerca de 105.000 euros |
Richard Mille RM 35-02 Rafael Nadal | Caixa em carbono NTPT ou quartzo TPT, movimento esqueletizado | Cerca de 120.000 euros |
Richard Mille Rafael Nadal RM 027: o relógio mecânico com turbilhão ultraleve
Em 2010, a Richard Mille apresentou o RM 027, um relógio ultraleve que é o único dotado de turbilhão capaz de suportar a intensa atividade do ténis de competição . Este modelo de exceção é um dos relógios mecânicos com turbilhão mais leves do mercado, pesando, mesmo com bracelete, apenas 20 gramas. O mecanismo esqueletizado pesa apenas 3,83 gramas. Para conseguir este extraordinário feito, a Richard Mille recorreu a materiais hightech, nomeadamente o titânio e uma liga especial de lítio, que a marca denomina de LITAL. Esta confere também ao relógio uma maior resistência aos choques. A caixa (disponível em 40 e 48 mm) fabricada em carbono pesas apenas 13 gramas, incluindo o mecanismo de turbilhão. O conjunto é completado por uma bracelete sintética.
O RM 027 Nadal está disponível numa edição limitada a apenas 50 exemplares. O preço dos poucos exemplares que se encontram no mercado ultrapassa o meio milhão de euros.
Richard Mille Rafael Nadal Modell RM 27-01: sistema antichoque inovador
Três anos depois da estreia do RM 027, a Richard Mille lançou o modelo RM 27-01. A principal inovação deste relógio incomum é o sistema antichoque. O fundo está seguro à caixa por cabos de aço com uma espessura de 0,35 mm para segurar o calibre no sítio. Graças a este invulgar sistema, o relógio com turbilhão é capaz de suportar acelerações de mais de 5.000 G. A caixa antracite de 46 por 39 mm é fabricada num material sintético especial injetado com nanotubos de carbono. O calibre turbilhão é, tal como o RM 027, fabricado em titânio e numa liga de lítio, denominada de LITAL, que é bastante utilizada nas indústria aeronáutica e espacial. Este modelo Richard Mille Rafael Nadal é também limitado a 50 exemplares. Quando se estreou no mercado em 2013, custava mais de 600.000 euros.
Richard Mille Rafael Nadal RM 27-02: o relógio de quartzo
O Richard Mille Rafael Nadal RM 27-02 é uma peça em que a designação relógio de quartzo adquire um significado inteiramente novo. Geralmente, associamos o quartzo aos movimentos baratos dos relógios a pilhas. Porém, no interior desta peça, não bate, como é óbvio, um movimento de quartzo, mas sim um calibre de corda manual esqueletizado com turbilhão . É a caixa que é fabricada em carbono e quartzo TPT . Estas últimas três letrinhas significam Thin Ply technology® (tecnologia de camadas finas), um método utilizado pela empresa suíça especializada em materiais ultraleves North Thin Ply Technology para fabricar compósitos laminados de alta tecnologia, utilizados por exemplo no fabrico das velas de barcos de regata e na Fórmula 1. O quartzo TPT é composto por camadas paralelas de filamentos, obtidas por meio da divisão dos filamentos de silício. Estes têm uma espessura máxima de 45 mícrones e são depois inseridos entre as camadas de carbono NTPT. Subsequentemente, o material é submetido a um procedimento que assegura que cada peça é única e altamente resistente. Este material é utilizado tanto na frente como no verso da caixa. O RM 27-02 mede 40 mm por 48 mm e é limitado a 50 exemplares. O seu preço ronda os 600.000 euros.
Richard Mille Rafael Nadal RM 035: certificado pela Chronofiable
O Richard Mille Rafael Nadal RM 035 é o único relógio cujo preço se situa abaixo da barreira dos 100.000 euros, no caso de ser usado. O seu preço ronda os 80.000 euros, em bom estado de conservação. Já um exemplar como novo custa cerca de 105.000 euros. O calibre esqueletizado desta peça do tempo pesa apenas 4,3 gramas e encontra-se inserido numa caixa de magnésio e alumínio, extremamente leve e resistente à corrosão. Este foi o primeiro relógio da Richard Mille a ser certificado pela Chronofiable, um teste de qualidade suíço que atesta a resistência do movimento aos choques, ao uso, à humidade, às alterações de temperatura e às acelerações. O procedimento demora três semanas e simula uma utilização do relógio durante 6 meses.
Richard Mille Rafael Nadal RM 35-01: um relógio em carbono NTPT
A grande inovação do Richard Mille Rafael Nadal RM 35-01 é a caixa. Esta é fabricada em carbono NTPT, cujo processo de fabrico é idêntico ao descrito anteriormente relativamente ao quartzo, com a diferença de que este é formado por cerca de 600 camadas de filamentos de carbono, com uma espessura máxima de 30 mícrones. Este material é extremamente duro e apresenta uma superfície com uma textura ondulada. O Richard Mille Rafael Nadal RM 35-01 mede 50×42×14 mm e é estanque até 50 m de profundidade. No seu interior bate o calibre de corda manual RMUL3 , esqueletizado. Este dispõe de um tambor duplo e conta com uma reserva de marcha de cerca de 55 horas. Um RM 35-01 usado custa, em bom estado de conservação, cerca de 100.000 euros. Os preços dos modelos como novos começam na casa dos 105.000 euros.
Richard Mille Rafael Nadal RM 35-02: o primeiro relógio Nadal com movimento automático
O Richard Mille Rafael Nadal RM 35-02 é o primeiro a vir equipado com um calibre de corda automática , o calibre RMAL1. O rotor de inércia variável é extremamente eficiente, dado que ajusta a carga necessária de acordo com os movimentos do braço. Por exemplo, se não estiver a mexer muito o braço, o rotor trabalha mais depressa. Mas se estiver a jogar ténis, o rotor desacelera, carregando o relógio de forma mais eficiente. Esta peça tem uma autonomia de 55 horas.
A caixa do Richard Mille RM 35-02 Rafael Nadal está disponível em duas variantes: em carbono NTPT ou em quartzo TPT vermelho. Ambos estes materiais exclusivos têm uma superfície surpreendente, com ondulações que fazem quase lembrar a madeira. A caixa vermelha apresenta nuances brancas, compostas pelo quartzo no seu estado natural, ao passo que a cor vermelha é alcançada através de uma resina sintética desenvolvida pela própria Richard Mille. Esta versão é complementada por uma bracelete amarela em borracha. Se estiver a pensar adquirir um Rafael-Nadal RM 35-02 conte com, pelo menos, 120.000 euros.