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Longines – A elegância é uma atitude

A Longines é a mais antiga marca de relojoaria registada do mundo. Fundada na Suíça, em 1832, foi pioneira em inúmeras inovações e tornou-se uma referência em matéria de relógios de aviador e cronometragem desportiva. Sempre com uma atitude elegante.

Ao longo da sua longa história de 180 anos, a manufatura de relógios de luxo tornou-se célebre pela sua excelência, particularmente no campo da cronometragem desportiva. Desde o final do século XIX que os cronógrafos da marca da ampulheta alada medem os tempos das competições hípicas, tendo a marca desenvolvido um sistema que fornece dados em tempo real sobre a posição dos cavalos com uma margem de erro de 5 cm. A par da equitação, a casa relojoeira tem também grande presença na ginástica rítmica e artística, no esqui e no ténis. As inovações tecnológicas no campo da cronometragem profissional estão também incorporadas nos relógios de pulso da Longines, que oferece modelos de homem e de senhora com um design clássico e elegante. O catálogo de relógios ramifica-se em cinco coleções: Elegância, Tradição Relojoeira, Heritage, Sport e Equestrian.

O cátalogo Longines: do clássico ao desportivo

A partir de 2007, a coleção Sport veio enriquecer a gama de relógios Longines. Modelos como o relógio de mergulho Hydroconquest convencem pela sua resistência, pela sua precisão e pela sua funcionalidade. A luneta giratória unidirecional garante mergulhos seguros, ao passo que os ponteiros, os indexes e os algarismos revestidos a Superluminova tornam o mostrador perfeitamente legível, mesmo em ambientes de obscuridade total. A linha Conquest propõe cronógrafos, relógios de três ponteiros e modelos com funções GMT. Estes últimos permitem visualizar a hora de um segundo fuso horário, sendo, pois, ideais para quem viaja muito. Alguns modelos com função de cronógrafo são capazes de medir os centésimos de segundo. A Longines deu provas de grande mestria técnica com a sua Master Collection, que, desde 2005, inclui relógios exclusivamente mecânicos de corda automática ou manual. Esta linha propõe relógios com complicações, como função de cronógrafo e indicação da data, do dia, do mês e das fases da lua. O design é clássico e elegante, tal como o da coleção Heritage, cuja vasta fama de relógios traduz o fascínio pelo passado. Alguns dos modelos assemelham-se aos relógios de bolso do século XIX, outros são típicos de aviador e outros, ainda, cronógrafos desportivos inspirados nas décadas de 60 e de 70.

Para os pulsos femininos

A coleção Elegância caracteriza-se por uma estética delicada que se dirige sobretudo a mulheres com gostos refinados. A linha DolceVita conquista tanto pela forma retangular da caixa, como pela utilização do ouro rosa de 18 quilates. A coleção Primaluna distingue-se pelas caixas redondas, propondo peças em aço inoxidável e ainda versões bicolores, com caixa em ouro rosa e em aço. Com a sua estrutura ovalada, os modelos Symphonette são a combinação perfeita entre o estilos clássico e moderno. Os modelos de senhora Equestrian prestam homenagem à forte ligação da Longiness à equitação. Estes relógios caracterizam-se pelas asas de grandes dimensões, que evocam os primeiros relógios de bolso produzidos pela marca.

Longines: tradição e elegância desde 1832

As origens da manufatura suíça remontam a 1832, ano em que o jovem de 23 anos Auguste Agassiz fez uma viagem de negócios a Saint-Imier, no cantão de Berna, onde conheceu Henri Raiguel. Impressionado com a sua capacidade profissional, este convidou-o para tornar-se sócio da sua manufatura relojoeira "Comptoir Horloger Raiguel Jeune". Naquela época, a produção de relógios assentava no sistema "établissage", segundo o qual os relojoeiros e artesãos - que eram, na sua maioria, camponeses proprietários de pequenas quintas - trabalhavam de forma independente nas suas próprias casas, fornecendo, depois, os seus produtos aos espaços comerciais – conhecidos como "comptoirs". Em breve, o rigor da qualidade na produção e a habilidade comercial de Agassiz trouxeram resultados, permitindo-lhe assumir sozinho a gestão da empresa. O sobrinho de Auguste, Ernest Francillon, começou a trabalhar na empresa para, por fim, assumir o comando em 1862.
Com base na experiência adquirida, o jovem Francillon chegou à conclusão de que seria vantajoso reunir as diferentes fases da produção de um relógio sob o mesmo teto, substituindo o processo de produção artesanal das peças individuais pela precisão oferecida pela produção em série. Para unificar o processo de produção, seria necessário construir uma nova fábrica. Os primeiros passos neste sentido foram concretizados com a aquisição, em março de 1866, de duas propriedades vizinhas, localizadas na margem direita do rio Suze. Este local era conhecido pelo nome de "Les Longines" ("prados alongados", no dialeto romanche da região). O nome acabou por ser adotado por Francillon, para designar a fábrica que ali construiu. Um dos seus projetos era eliminar a chave de corda, um dispositivo que deveria ser encaixado no relógio para que se lhe pudesse dar corda. Em 1867, conseguiu-o: criou o seu primeiro movimento próprio, o calibre batizado de 20A, cujos carregamento e ajuste dos ponteiros eram feitos por meio de uma coroa, e era ainda equipado com um escape de âncora. Foi o próprio Francillon quem foi à cidade de Paris para apresentar o relógio na Exposição Universal, onde foi premiado.
Com o desenrolar dos anos, a Longines expandiu a industrialização da sua produção, sobretudo graças ao impulso do diretor técnico da época, Jacques David, um jovem engenheiro que teve um papel fundamental no desenvolvimento das máquinas necessárias à produção de peças para relógios. Sob a gestão deste último e de Francillon, a manufatura tornou-se pioneira em matéria de mecanização da produção dos relógios. No final do século XIX, os avançados métodos de fabrico permitiram à Longines produzir movimentos cronográficos e instrumentos para a medição do tempo. Assim, a casa relojoeira logrou não só aumentar a produção, mas também introduzir os primeiros controlos de qualidade.

A marca registada de relojoaria mais antiga no mundo

Desde 1867, a Longines inscreve o logótipo da marca, uma ampulheta alada, e o nome da marca nos seus relógios. Introduzidos para atestar a sua própria qualidade, estes serviam também para combater as imitações. Em 1880, a marca foi registada no Instituto Federal da Propriedade Intelectual (hoje OMPI, Organização Mundial de Propriedade Intelectual), sendo o logótipo patenteado em 1889. A Longines pode, pois, orgulhar-se de ser a marca mais antiga, e ainda em atividade, do mundo, sendo, inclusive, mais antiga do que a Coca-Cola e a Ford, registadas, respetivamente, em 1893 e 1903. Ao contrário destas últimas, o fabricante de relógios de Saint-Imier inscrevia o logótipo no interior das suas criações relojoeiras, e só a partir da segunda metade do século XX, depois da Segunda Guerra Mundial, é que este passa a adornar os mostradores.
Não se conhece a razão pela qual Francillon escolheu como logótipo uma ampulheta alada. É possível que esta, como um dos objetos mais antigos de medir o tempo, simbolize a efémera passagem do tempo, ao passo que as asas significam o alçar o voo para os céus, apontando para o progresso e para a força da criatividade. Com efeito, o logótipo representa também uma das maiores vocações da empresa: a criação de relógios de precisão utilizados pelos pioneiros da aviação.

Do voo sobre o Atlântico aos eventos desportivos

Em 1919, a Longines passou a ser fornecedora oficial da Federação Internacional de Aeronáutica. Oito anos mais tarde, o "Espirit of St. Louis", vindo de Nova Iorque, pilotado pelo norte-americano Charles Lindbergh, pousou em Le Bourget, na França, depois de 33,5 horas de voo. O tempo do primeiro voo transatlântico da história a solo foi oficialmente cronometrado pela Longines, e deu início a colaboração entre Lindbergh e a marca. Em 1931, a marca desenvolveu o Lindbergh Hour Angle watch, de acordo com as necessidades do piloto. O sistema de navegação, em conjugação com um sextante e um almanaque náutico, permitia determinar, com base nas duas coordenadas – a latitude e a longitude – o ponto geográfico exato onde o avião se encontrava.
A par da aviação, a Longines tem outra grande paixão: a cronometragem de eventos desportivos. A ligação da marca ao desporto equestre remonta a 1886, época em que os relógios eram usados pelos juízes das corridas de cavalos nova-iorquinas. Em 1878, a marca lançou um cronógrafo com um jóquei e a sua montada gravados na caixa, tornando-se extremamente popular entre os jóqueis e os amantes de cavalos. Hoje em dia, a Longines está profundamente envolvida com a equitação desportiva, nas mais diversas modalidades, como as provas de saltos, o adestramento e as provas planas. Em 1954, a marca apresentou ao mundo o primeiro relógio de quartzo transportável. A sua precisão alcançava os centésimos de segundos, e os testes ao qual este relógio foi submetido na época trouxeram resultados impressionantes quanto à sua precisão. Segundo o relatório do Observatório de Neuchâtel, "depois de 24 horas de operação, o desvio da taxa foi igual a zero". Desta pesquisa, foi lançado no mesmo ano o Chronocinégines, que incluía uma câmara de 16 mm acoplada a um relógio de quartzo. O dispositivo fornecia 100 imagens por segundo, com as quais era possível determinar o tempo preciso de cruzamento de linha de chegada pelos atletas em competições desportivas. Em 1964, o Chronocinégines regista o recorde mundial de velocidade de Donald Campbell, a bordo do seu Bluebird II no Lago Eyre, na Austrália, atingindo 648 km/h. A marca tem vindo a associar-se a outras modalidades desportivas, entre as quais o esqui alpino e o tiro com arco.

Longines: Precisão, elegância e tradição

Graças às suas inovações e às ótimas prestações dos seus cronógrafos, a Longines deixou a sua marca na história da relojoaria. A manufatura da ampulheta alada é especialista em matéria de precisão e de fiabilidade, e distingue-se por ter revolucionado o sistema de produção relojoeira, por ter sido pioneira no desenvolvimento de relógios de aviador e ainda na cronometragem de eventos desportivos - especialmente em desportos que envolvam elegância. Atualmente, faz parte do maior grupo de relojoaria do mundo, o Grupo Swatch, e tem ao seu dispor a mais moderna tecnologia. A Longines, porém, define-se pela elegância intemporal dos seus relógios, fruto de uma herança estética de quase dois séculos, e mantém-se fiel ao próprio mote: "Elegance is an attitude".

Melhores modelos da Longines
Master Collection | Conquest | HydroConquest | DolceVita | Conquest Classic | PrimaLuna