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Relógios mecânicos – Obras-primas da técnica

O relógio mecânico é uma das inovações culturais mais importantes da história da humanidade. Durante séculos, estiveram encarregues da medição do tempo. Hoje existem inúmeros relógios com calibres mecânicos, cuja vantagem é não precisarem de pilhas.


Destaques dos relógios mecânicos

  • Arte relojoeira: trabalho artesanal no pulso
  • Grande diversidade de relógios para todos os gostos e bolsas
  • Não necessitam de pilhas: carga manual ou automática
  • O relógio de mergulho mais emblemático: Rolex Submariner
  • Relógio automático com um preço acessível: Tissot PRS 516

Relógios mecânicos: o renascimento de um bem cultural

De algumas décadas a esta parte, os relógios mecânicos voltaram a ser muito apreciados por amantes da relojoaria e colecionadores. Não é por acaso que relógios de pulso como o Rolex ou o Patek Philippe são as peças de luxo mais cobiçadas no mercado. As duas marcas produzem relógios mecânicos com um valor estável. Alguns modelos vintage e edições especiais ganham inclusivamente mais valor com o passar dos anos.

Contudo, tempos houve em que os relógios mecânicos tiveram dificuldades para sobreviver. Com o advento dos relógios de quartzo na década de 1970, muitas marcas relojoeiras entraram numa crise profunda. Alguns fabricantes viram-se até obrigados a fechar as portas, desaparecendo por completo do mercado. Antes de surgirem os relógios do quartzo, os relógios mecânicos e os relógios de bolso eram considerados objetos indispensáveis no dia a dia. Uma pessoa que desejasse saber a que horas andava, tinha obrigatoriamente de usar um relógio, e este alojava sempre um movimento mecânico. O surgimento dos relógios de quartzo, em meados dos anos 70, veio mudar por completo este paradigma, sobretudo porque se tratava de peças bastante mais baratas.

No início dos anos 1980, os relógios mecânicos fizeram o seu regresso. Tanto amantes como colecionadores de relojoaria redescobriram o charme do tiquetaque dos mecanismos mecânicos, independentemente de estes poderem apresentar desvios de vários segundos ou minutos. O fascínio deveu-se essencialmente à técnica e à fina mecânica no interior dos relógios. Como a maior parte dos fabricantes passaram a produzir relógios de quartzo, os fãs dos relógios mecânicos viram-se obrigados a procurar em mercados, leilões ou restos de coleção que ainda substitiam em algumas relojoarias. A grande vantagem é que, durante esta época, também se encontravam verdadeiras pechinchas. Porém, em breve o mercado viria a mudar. A procura de relógios mecânicos começou a ser maior do que a oferta, uma transformação que não passou despercebida às manufacturas tradicionais. Assim, os relógios mecânicos começaram a reaparecer nas coleções e muitas novas marcas irromperam no mercado. Um bom exemplo é a manufactura relojoeira Nomos, que foi fundada por Roland Schwertner em 1990, pouco depois da queda do muro de Berlim.

A relojoaria clássica atravessa atualmente um período de renascença, podendo mesmo dizer-se um inesperado boom. Os relógios de pulso – tanto de senhora como de homem – deixaram de ser um objeto de uso diário e passaram a ser um símbolo de estatuto social.


Relógios mecânicos a preços acessíveis

Existe atualmente uma enorme variedade de relógios mecânicos no mercado. Desde exemplares em segunda mão a relógios novos, que tanto podem ter um preço relativamente acessível como custar vários milhões de euros. Encontrará no mercado relógios vintage de marcas como a Seiko por menos de 100 euros. Estas peças encontram-se geralmente em muito bom estado de conservação e são os relógios mecânicos com os preços mais acessíveis do mercado. No segmento de preço entre os 100 e os 200 euros, encontra diversos relógios novos dos fabricantes japoneses Citizen, Orient e Seiko. Além destes, existem ainda fabricantes como a Junkers ou a Zeppelin, que utilizam calibres japoneses da Miyota nos seus modelos mais básicos. A Miyota é uma empresa pertencente à Citizen que fabrica movimentos.

Também poderá encontrar relógios mecânicos suíços a preços acessíveis. Um relógio vintage usado da marca Tissot custa entre 100 e 400 euros. Um Tissot PRS 516 novo, um dos modelos mais procurados da atual coleção da marca, custa cerca de 500 euros . Um dos modelos mais interessantes da coleção é o Powermatic-80. Este relógio dispõe de uma impressionante reserva de marcha de 80 horas e custa aproximadamente 700 euros. Regra geral, um relógio com uma reserva de marcha destas custa algumas centenas de euros mais. Os modelos PRS-516 com função cronográfica custam, usados, cerca de 1.000 euros. Novos, custam cerca de 1.600 euros. Os relógios mecânicos das marcas Certina, Hamilton ou Longines encontram-se no mesmo segmento de preços da Tissot.


Relógios mecânicos de luxo da Omega e da Rolex

A manufactura suíça de relógios Omega notabilizou-se pelos seus relógios de elevada qualidade, que aliam um design atraente, tecnologia moderna e uma excelente relação qualidade/preço. Um dos modelos mais célebres da marca é o Speedmaster Professional Moonwatch. Este cronógrafo foi o primeiro relógio de pulso a ir à Lua. Um Speedmaster Professional usado e em bom estado de conservação custa 2.500 euros. Novo, custa pelo menos 3.000 euros. As edições limitadas como o "Silver Snoopy Award" Limited Edition viram o seu valor duplicar. Inicialmente, este relógio custava cerca de 5.900 euros. Atualmente, um exemplar novo custa pelo menos 12.000 euros.

A Rolex é, provavelmente, a marca de relógios mais célebre do mundo. Nenhuma outra marca personifica tanto luxo e o prestígio. Entre os relógios mais cobiçados da marca da coroa contam-se o Submariner e o Daytona. Este último custa, usado e na versão bicolor, cerca de 8.500 euros. Novo, custa cerca de 10.000 euros. Já um Daytona em aço, usado, custa pelo menos 10.000 euros. O preço de um modelo novo começa na casa dos 14.000 euros. Os relógios Rolex em aço são particularmente apreciados e, por isso, têm um valor de mercado muito estável. Um dos cronógrafos mais apreciados da marca genebrina é, sem dúvida, o Rolex Daytona com o mostrador "Paul Newman", denominado também de mostrador exótico – um tipo de mostrador contrastante (branco com contadores pretos ou preto com contadores brancos). Outra particularidade são os algarismos dos submostradores estilo art déco. Os relógios com a referência 6239 são particularmente raros, ultrapassando os preços a barreira dos 100.000 euros.

O Rolex Submariner, um dos primeiros relógios de mergulho na história da relojoaria, custa atualmente cerca de 4.500 euros, no caso de se tratar de um modelo usado. Já um modelo novo, sem indicação de data nem a típica lupa de aumento, custa cerca de 6.000 euros. Um Submariner com data custa cerca de 7.000 euros. Um Submariner vintage com a referência 1680, um modelo raro que tem a particularidade de possuir a inscrição "Submariner" estampada no mostrador a letras vermelhas (daí o relógio ter recebido a alcunha de "Red Sub"), custa entre 10.000 e 20.000 euros.


Relógios mecânicos de corda manual

O mecanismo de um relógio mecânico assenta num complexo sistema de engrenagem de rodas. A energia necessária para estas rodas funcionarem é fornecida por uma peça que armazena essa energia. No caso dos relógios de pêndulo, essa peça é o peso. Quando se dá corda a um relógio de pêndulo, o peso sobe, gerando energia potencial gravitacional. À medida que o peso desce, essa energia é convertida na energia cinética que move o mecanismo do relógio. Os relógios de bolso ou de pulso, ao invés, possuem uma mola de corda em forma de espiral (a chamada mola-espiral) que, quando se dá corda ao relógio, é enrolada, armazenando energia. Ao desenrolar-se, transmite a energia ao sistema de engrenagens e, consequentemente, a todo o mecanismo de forma controlada. Os relógios antigos precisavam de uma chave para dar corda ao mecanismo. Mais tarde, esta foi substituída pela coroa, tornando esta chave obsoleta. Um dos primeiros relógios de bolso a incorporar o sistema de coroa foi concebido por Hause Louis Audemars, que o apresentou em 1838. A coroa permitia também o acerto dos ponteiros.

O funcionamento de um movimento mecânico de corda manual é, em teoria, extremamente simples. Quando se dá corda ao relógio através da coroa, a energia é transmitida à mola da corda através da roda de carga. Para que a mola de corda não se desenrole de forma abrupta, existe uma pequena alavanca de bloqueio. A energia da corda é então transmitida ao sistema de engrenagens, formado por três rodas: a roda central ou dos minutos, a roda mediana e a roda dos segundos. Esta roda recebe este nome porque se liga diretamente ao o ponteiro dos segundos, dando uma volta completa a cada 60 segundos. Tem ainda a função de engrenar com o carrete do escape. O escape é o elemento seguinte deste sistema e é constituído por um balanço-espiral, uma âncora e uma roda de escape. Este mecanismo desempenha duas funções essenciais: por um lado converte a energia da corda para manter o balanço em movimento; por outro, controla a velocidade com que a corda do relógio é desenrolada, travando e libertando a âncora a uma velocidade controlada, permitido à roda de escape avançar apenas um dente a cada oscilação do balanço. Este movimento oscilatório resulta na velocidade certa de rotação dos ponteiros.

Sob o mostrador encontra-se o mecanismo dos ponteiros. Este reduz o índice de rotação da roda dos minutos a um duodécimo. Esta efetua uma volta completa a cada 60 minutos. Assim, o ponteiro das horas efetua uma volta completa ao mostrador a cada 12 horas.

Diversas marcas continuam a produzir relógios mecânicos com calibres de corda manual. Entre estas contam-se a Junghans, a Nomos, a Patek Philippe e a Jaeger-LeCoultre.

Características técnicas dos relógios de corda manual

  • Caixas planas graças à arquitetura dos calibres
  • Carga manual do mecanismo
  • Funciona sem pilhas até 8 dias

Relógios mecânicos de corda automática

A invenção da corda automática revolucionou o mundo dos relógios mecânicos, dado que no sistema de corda automática, o relógio recebe energia constante através do movimento do braço do seu portador. Assim, a necessidade de dar corda ao relógio diariamente tornou-se completamente obsoleta. Dentro da caixa do relógio encontra-se um rotor que carrega automaticamente o mecanismo. Graças à força constante da gravidade, este tende a ser puxado para o centro da Terra. Por isso, quando o portador do relógio move o braço, o rotor gira dentro da caixa, transmitindo a energia à mola da corda que se encontra no tambor.

Existem rotores unidirecionais e bidirecionais, conforme oscilam apenas num ou nos dois sentidos . Consequentemente, no caso de um rotor unidirecional, o relógio necessita de mais tempo para estar completamente carregado. Um dos sistemas mais eficazes de carga é o Pellaton, que utiliza até