No pináculo da relojoaria
Os relógios Montblanc aliam a arte tradicional relojoeira suíça às últimas tecnologias. O catálogo da marca integra tanto relógios dotados de complicações como modernos smartwatches.
Destaques
- Montblanc TimeWriter II Chronographe Bi-Fréquence 1000: mede as milésimas de segundo com precisão
- Modelos de alta gama com cronógrafo rattrapante e exoturbilhão
- Relógios de senhora da coleção Montblanc Bohème em ouro e incrustados de diamantes
- Extremamente moderno: Smartwatch Summit
Montblanc - tradição e inovação
Os instrumentos de escrita são seguramente o segmento pelo qual a Montblanc é mais conhecida, até porque foi enriquecendo o seu portefólio, ao longo de décadas, com magníficas coleções de esferográficas. Em todo o mundo, os chefes de governo assinam acordos e leis importantes com as elegantes esferográficas criadas pela marca sediada em Hamburgo. Desde 1997, a marca fabrica também relógios de luxo na sua própria manufactura, com sede em Le Locle. Guiada pelos mesmos altos padrões de qualidade que são tão bem conhecidos da marca, os primeiros relógios mecânicos lançados receberam o nome de "Meisterstück" (obra-prima em alemão). No seu interior bate o calibre automático ETA 2000 ou 2892, o calibre cronográfico Valjoux 7750 ou o calibre de corda manual Peseux 7001.
Atualmente, a Montblanc integra no seu catálogo relógios dotados de calibres de manufactura e função cronográfica ou complicações de exceção como o turbilhão. Um dos modelos mais representativos da mais fina relojoaria é o Montblanc Villeret 1858 ExoTourbillon Rattrapante, um modelo apresentado em 2013 e que combina combina um cronógrafo rattrapante e o patenteado ExoTourbillon da Montblanc, cujo grande balanço oscila fora da gaiola rotativa do turbilhão, uma construção única no universo da alta relojoaria. Além disso, o relógio apresenta um segundo fuso horário e uma indicação dia/noite. Este instrumento do tempo em ouro branco é uma edição limitada a 18 exemplares e custa, novo, cerca de 215.000 euros.
Outro relógio de exceção é o Montblanc TimeWriter II ChronographeBi-Fréquence 1000, um cronógrafo que permite medir com precisão 1/1.000 (um milésimo) de segundo. Responsável por esta enorme precisão é o calibre de manufactura MB M66.26, com dois escapes. Tal como o Zenith Defy El Primero 21, lançado em 2017, este cronógrafo inclui dois escapes independentes, um para a visualização da hora e outro para a função de cronógrafo. Este último oscila a uma frequência de 50 Hz, ou seja, 360.000 alternâncias por hora (A/h). Já o órgão regulador responsável pelas horas oscila a uma frequência normal de 2,5 Hz (18.000 A/h).
Este relógio possui apenas um botão cronográfico posicionado às 12 horas e, quando acionado, o ponteiro dos segundos do cronógrafo gira a uma velocidade estonteante no mostrador uma vez por segundo. As centésimas de segundo cronometradas podem depois ser lidas com a ajuda de uma escala situada na periferia do mostrador e as milésimas de segundo numa pequena janela que se encontra sob as 12 horas. Limitado a 36 exemplares, o preço de lançamento deste cronógrafo de alta frequência era, de acordo com a marca, de 305.000 dólares. Entretanto, já o pode encontrar no mercado por cerca de 230.000 euros.
Quanto custam os relógios Montblanc?
Modelo | Preço aproximado | Particularidades |
TimeWriter II Chronographe Bi-Fréquence 1000, Ref. 107343 | 230.000 euros | Dois escapes, mede as milésimas de segundo com precisão, edição limitada a 36 exemplares |
Villeret ExoTourbillon Rattrapante, Ref. 111823 | 215.000 euros | Exoturbilhão, ponteiro rattrapante, edição limitada a 18 exemplares |
TimeWalker ExoTourbillon Minute Chronograph, Ref. 114925 | 36.000 euros | Exoturbilhão com função de stop-seconds, cronógrafo, edição limitada a 100 exemplares |
4810 ExoTourbillon Slim, Ref. 114864 | 30.000 euros | Exoturbilhão com função de stop-seconds, caixa em ouro vermelho |
Nicolas Rieussec Monopusher Chronograph, Ref. 102334 | 17.000 euros | Cronógrafo monobotão com discos giratórios, data, edição limitada a 125 exemplares |
Bohème Perpetual Calendar Jewellery, Ref. 116495 | 16.000 euros | Relógio de senhora em ouro branco incrustado de diamantes, calendário perpétuo, edição limitada a 88 exemplares |
Heritage Spirit Perpetual Calendar, Ref. 110714 | 14.000 euros | Calendário perpétuo, caixa em ouro vermelho |
4810 Orbis Terrarum, Ref. 115071 | 4.000 euros | Horas do Mundo |
TimeWalker Chronograph UTC, Ref. 116102 | 3.500 euros | Função cronográfica, função GMT, caixa em aço inoxidável revestida, em preto |
4810 Day-Date, Ref. 114854 | 2.200 euros | Indicação day/date |
Summit, Ref. 117534 | 750 euros | Smartwatch com visual de relógio de piloto, Android Wear 2.0 |
Preços em detalhe
A par das obras-primas relojoeiras da coleção Villeret, a Montblanc oferece também no seu catálogo relógios com preços acessíveis. Por exemplo, um relógio de quartzo custa no mercado de segunda mão cerca de 500 euros. Por cerca de 750 euros, poderá adquirir um smartwatch novo da linha Summit, cujo design se inspira nos relógios clássicos da linha 1858 da Montblanc. Este relógio inteligente vem equipado com Android Wear 2.0, que permite fazer o download de inúmeras apps. Além disso dispõe de funções integradas, como contagem de passos, sensor de batimentos cardíacos, notificações, microfone e tradutor global. A ligação ao smartphone, compatível com Android e iOS, é feita por Bluetooth ou por Wi-Fi. Já um relógio mecânico de inspiração vintage da Montblanc está disponível com um preço que começa nos 2.000 euros.
Já os relógios dotados de complicações como função cronográfica e um turbilhão encontram-se no segmento de preço oposto. Um Montblanc Nicolas Rieussec Monopusher Chronograph, que presta homenagem ao génio relojoeiro Nicolas Rieussec, o inventor do cronógrafo, tem um preço que ronda os 17.000 euros (novo e com caixa em ouro vermelho). Este relógio foi estrela no Salon International de la Haute Horlogerie (SIHH), em Genebra, em 2008. Para desenvolver o calibre de manufactura MB R100, a marca recorreu ao savoir-faire relojoeiro da Minerva, uma pequena manufactura especialista em relógios profissionais, particularmente cronógrafos, que a Montblanc adquiriu em 2007. Hoje, todos os movimentos relojoeiros da Montblanc são fabricados aqui.
É o caso, por exemplo, dos modelos equipados com o ExoTourbillon, cujos preços começam nos 25.000 euros. Caso os relógios aliem uma função cronográfica ao turbilhão, os preços ascendem a mais de 35.000 euros. O Montblanc Heritage Spirit Perpetual Calendar, assente numa elegante caixa em ouro rosa de 18 quilates e dotado de um calendário perpétuo, custa cerca de 14.000 euros. Já o preço da versão em aço inoxidável ronda os 8.000 euros.
Montblanc 4810: dresswatches clássicos e elegantes
Inspirados no Mont Blanc, a mais alta montanha da Europa Ocidental, as peças do tempo da coleção 4810 distinguem-se pela sua excecional precisão. A maioria dos relógios desta linha tem um design elegante e intemporal, sendo peças ideais para complementar um look mais requintado de fato e gravata. As caixas de aço inoxidável ou ouro rosa de 18 quilates são complementadas por elementos clássicos, como algarismos romanos. Os modelos mais requintados surgem com um mostrador prateado com uma gravação guilloché e algarismos e indexes banhados a ouro vermelho. As variantes mais simples possuem uma janela para a data ou uma indicação day/date. Os modelos com uma janela para a data às 6 horas custam cerca de 1.800 euros, novos. No seu interior bate o calibre automático MB 24.17, que assenta no SW 200-1 da Selita. A versão com indicação day/date custa cerca de 2.200 euros. Nestes relógios bate também um calibre automático, o MB 24.18.
Um dos pontos altos desta coleção é o Montblanc 4810 Orbis Terrarum, dotado de uma função de hora mundial. Fiel à sua designação latina, que significa "o mundo", este relógio com hora mundial dispõe de um mapa-mundo colorido no centro do mostrador, e permite visualizar todos os 24 fusos horários do planeta em simultâneo, sendo, por isso, a peça ideal para viajantes frequentes e cosmopolitas. Sob os continentes, existe um disco giratório que os apresenta num gradiente que vai do azul, ao amarelo e verde, indicando em que partes do mundo é de dia ou de noite. Esta peça da Montblanc alberga o calibre MB 29.20, que assenta no Sellita SW 300, tendo sido acrescentado um módulo fabricado pela própria Montblanc. Um exemplar novo custa cerca de 4.000 euros.
O Montblanc 4810 ExoTourbillon Slim é um dos modelos de destaque da coleção 4810, um relógio dotado de um turbilhão "externo", um mecanismo patenteado pela Montblanc. Este é dotado de um pequeno manípulo que detém o escape e permite acertar o relógio com a máxima precisão. Uma pequena seta no interior da gaiola do turbilhão assume, neste caso, a função do ponteiro dos segundos. Uma função muito prática é a pequena indicação às 3 horas, que informa o portador do relógio em que posição se encontra a coroa. As três posições permitem acertar as horas, dar corda ao mecanismo ou deter o turbilhão. Quando está a ser usado, o relógio carrega-se automaticamente através do microrrotor. O preço deste relógio em ouro vermelho de 42 mm de diâmetro ronda os 30.000 euros.
TimeWalker: a coleção desportiva
Na coleção TimeWalker, a Montblanc reúne um conjunto de relógios desportivos dotados de função cronográfica. Para quem aprecia mostradores arrumados, as versões automáticas com janela para a data são as mais adequadas. Estas custam, usadas e em bom estado de conservação, cerca de 1.200 euros. Os preços dos modelos de três ponteiros novos começam na casa dos 1.800 euros. Já o preço de um cronógrafo automático ronda, em bom estado de conservação, os 2.000 euros. Se pretender adquirir um cronógrafo novo, conte com uma verba de, pelo menos, 2.700 euros.
Se pretende não só medir tempos, como também visualizar um segundo ou um terceiro fuso horário, sugerimos o modelo Montblanc TimeWalker Chronograph UTC. A sigla UTC significa Coordinated Universal Time, ou seja, a hora universal coordenada. Graças a um quarto ponteiro central e a uma luneta giratória com uma escala de 24 horas, é possível ajustar a hora de um segundo e de um terceiro fuso horário. A caixa de 43 mm é revestida a preto e resiste a uma pressão de até 10 bar, ou seja, 100 m de profundidade, o suficiente para poder usar estes cronógrafos para nadar. O calibre MB 25.03 assenta no calibre ETA Valjoux 7754, modificado pela Montblanc. O preço de um modelo novo ronda os 3.500 euros.
A estrela da linha Time Walker é o TimeWalker ExoTourbillon Minute Chronograph, uma edição limitada a 100 exemplares, cuja estética se inspira no desporto automóvel dos anos 1930. Em especial, os dois contadores semicirculares dos segundos e dos 30 minutos fazem lembrar os taquímetros e os conta-rotações dos automóveis. O botão para iniciar, parar e repor a zeros a contagem está posicionado no flanco esquerdo da caixa, às 8 horas. As horas e a data podem ser lidas na parte superior, num submostrador adicional. O ExoTourbillon e o mecanismo de stop-seconds estão posicionados às 6 horas, com uma ponte maciça sobreposta. Através do fundo em vidro de safira é possível contemplar o calibre de manufactura MB R230 em funcionamento. A caixa revestida em preto, com 44 mm de diâmetro, é fabricada numa liga única de materiais como o titânio, a fibra de carbono e o DLC (Diamond Like Carbon). Esta peça de exceção da Montblanc custa cerca de 36.000 euros, nova.
Montblanc Bohème: relógios de senhora glamourosos
Na linha Bohème, a Montblanc propõe elegantes relógios femininos. Muitos modelos são requintadamente incrustados de diamantes no mostrador e na luneta. O design feminino é sublinhado em muitos modelos por mostradores madrepérola ou materiais nobres como o ouro de 18 quilates. O preço de um modelo novo em aço inoxidável, com dois ponteiros e janela para a data, ronda os 1.000 euros. Já os preços das versões de quartzo com indicação das fases da lua começam nos 1.500 euros.
Os modelos mais sofisticados da coleção são os relógios mecânicos da Montblanc, dotados de um calendário perpétuo ou turbilhão. A edição limitada a 88 exemplares Montblanc Bohème Perpetual Calendar Jewellery, com a referência 116495, surge numa belíssima caixa em ouro branco com 60 diamantes incrustados na luneta. O calibre automático MB 29.15 oferece um calendário perpétuo, que indica a data às 3 horas, as fases da lua às 6 horas, o dia às 9 horas e o mês às 12 horas. Além disso, este submostrador posicionado sob as 12 horas indica-lhe se o ano em curso é bissexto ou não. O toque final é dado por uma correia em pele de crocodilo azul, que combina na perfeição com o tom azul do mostrador com decoração guilloché. O preço de um exemplar novo deste relógio de senhora raro ronda os 16.000 euros. Já a edição não limitada em ouro rosa custa sensivelmente o mesmo.
Se quiser apreciar o escape em movimento, sugerimos o modelo Montblanc Bohème ExoTourbillon Slim Jewellery em ouro vermelho , que surge com um elegante mostrador em madrepérola decorado com 144 diamantes. Além disso, a luneta conta com mais 58 diamantes e um diamante no fecho e na coroa. Os ponteiros em forma de folha são banhados a ouro vermelho. Este relógio de ouro com mecanismo turbilhão tem 38 mm de diâmetro e apenas 9,37 mm de espessura. O seu preço ronda os 48.000 euros, no caso de um exemplar novo.