- 30
- 60
- 120
Relógios russos – Guia de compra
Os relógios russos oferecem muita qualidade por pouco dinheiro. O Vostok Amphibia ou os cronógrafos de piloto da Poljot são alguns dos relógios favoritos dos colecionadores. Estes relógios mecânicos russos são robustos e precisos.
This page contains information about:
Dicas e conselhos para comprar relógios russos
- Os relógios russos têm uma excelente relação de qualidade/preço
- São relógios com elevada precisão cronométrica, contudo não estão ao mesmo nível dos cronómetros suíços
- Os relógios originais da Poljot só estão disponíveis em segunda mão
- Os chamados relógios "CCCP" são muito apreciados por colecionadores
Quanto custa um relógio russo?
Adquirir um relógio russo é uma excelente forma de entrar no universo dos relógios mecânicos, sem ter de gastar uma fortuna. Não será difícil encontrar muitos relógios vintage com uma excelente relação qualidade/preço no mercado. Contudo, a qualidade dos chamados relógios CCCP (iniciais cirílicas de URSS) não é equiparável à dos relógios suíços. Ainda assim, são peças extremamente robustas, fiáveis e duradouras. Alguns modelos mais recentes, não usados, chegam a custar vários milhares euros.
Preços em detalhe
Modelo | Funções | Preço |
Poljot Chronograph Cal. 3133 | Data, cronógrafo | a partir de 250 euros |
Poljot Despertador Cal. 2612 | Despertador | a partir de 200 euros |
Poljot Automático 2416 | Data, automático | a partir de 150 euros |
Cronógrafo de piloto Poljot Sturmanskie | Data, cronógrafo | a partir de 250 euros |
Raketa calendário anual Cal. 2628h | Calendário anual | a partir de 100 euros |
Cronómetro Slava | Cronógrafo | a partir de 200 euros |
Vostok Amphibia Cal. 2409 | Data, corda manual | a partir de 50 euros |
Vostok Amphibia Cal. 2416b | Data, automático | a partir de 100 euros |
Vostok Komandirskie Cal. 2414a | Data, corda manual | a partir de 50 euros |
Poljot: uma marca muito apreciada
Os relógios russos da marca Poljot são especialmente apreciados pelos colecionadores. Como a marca deixou de fabricar relógios novos, só estão disponíveis no mercado relógios em segunda mão. Sobretudo os relógios vintage que foram produzidos na União Soviética antes de 1991 são considerados peças de colecionador. Há cerca de 20 anos, ainda era muito fácil encontrar relógios CCCP em mercados de antiguidades ou feiras. Porém, atualmente, é bastante mais difícil encontrá-los, especialmente se pretender adquirir um exemplar em bom estado de conservação. Os cronógrafos de piloto russos gozam de uma excelente reputação. Por exemplo, o Poljot calibre 3133 assenta no célebre calibre suíço Valjoux 7734. Trata-se de um calibre de corda manual, considerado extremamente robusto e fiável.
O cronógrafo Poljot com indicação das 24 horas ou fases da lua é um relógio bastante raro e difícil de encontrar. Um cronógrafo vintage da Poljot custa, em bom estado de conservação, cerca de 250 euros. O Poljot Buran também existe com função cronográfica e um exemplar por estrear custa cerca de 400 euros. Já os preços dos cronógrafos suíços que também albergam no seu interior o calibre Valjoux 7734 encontram-se na faixa dos 1.000 euros. Um Breitling Datora dos anos 1970, por exemplo, custa mais de 3.000 euros.
Os relógios Poljot equipados com o calibre 2612 têm uma característica deveras interessante: são dotados de uma função de despertador. Se sempre sonhou possuir um relógio de pulso que o acordasse de manhã, este relógio russo torna esse sonho realidade. Além disso, é uma peça extremamente prática para quem viaja muito, porque, afinal, quem é que quer levar o despertador na mala quando vai de viagem? Ser acordado pelo Poljot Cal. 2612 custa apenas 200 euros, Já o serviço de despertar de um relógio suíço como, por exemplo, o do modelo Master Memovox da Jaeger-LeCoultre não lhe fica por menos de 5.000 euros.
Também existem relógios automáticos da marca russa Poljot bastante mais simples, cujo preço ronda os 150 euros. Geralmente, são equipados com o calibre 2416 de corda automática. Excecionalmente, também poderá encontrar alguns relógios russos com movimentos da ETA. Esta empresa suíça é um dos principais fabricantes de calibres a nível mundial e pertence ao grupo Swatch. Muitas marcas suíças de luxo equipam os seus relógios com estes calibres.
Relógios russos da Vostok
A Vostok é outra marca famosa de relógios russos. Os modelos mais populares e acessíveis são o Komandirskie e o Amphibia, carinhosamente apelidado pelos fãs de "Scuba Dude". Trata-se de um relógio de mergulho russo com luneta giratória, massa luminescente e coroa aparafusada. Graças à especial construção da caixa, o Vostok Amphibia é estanque até 200 m (20 bares) de profundidade. No seu interior bate o calibre de corda manual ou de corda automática, dependendo da versão. O calibre 2416b de corda automática é também dotado de data. Os mecanismos da Vostok possuem uma robustez imbatível, e alguns fãs da marca afirmam mesmo que estes relógios são indestrutíveis. Tanto o Komandirskie como o Amphibia não custam mais do que 100 euros . E o preço é o mesmo, quer se trate de um exemplar vintage usado ou de um relógio novo que nunca foi usado.
Relógios russos de luxo
Atualmente, existem também relógios russos que ultrapassam a barreira dos 1.000 euros. Geralmente, trata-se de modelos provenientes de marcas mais jovens, que começaram a produzir os seus relógios só após o fim da Cortina da Ferro. Um exemplo de uma destas marcas é a Poljot International. Esta empresa foi fundada em meados dos anos 1990 e fabrica todos os seus relógios na Alemanha. Apesar da carga tradicional do seu nome, não se pode dizer que estes sejam autênticos relógios russos. Serão, antes, peças que evocam a estética da relojoaria soviética.
Os modelos mais sofisticados da Poljot International são dotados de caixas em ouro maciço e até integram um turbilhão. A exclusividade destes modelos esqueletizados é alcançada com diamantes incrustados na luneta . É claro que o uso de materiais nobres e acabamentos cuidados tem o seu preço: estes modelos custam cerca de 17.000 euros. Sem diamantes, o preço de um relógio de ouro ronda os 12.000 euros.
Os relógios russos são relógios de qualidade?
Os relógios russos têm a fama de ser altamente robustos e fiáveis. Dado que muitas vezes são equipados com calibres que assentam em calibres suíços e são inclusive parcialmente produzidos em fábricas suíças, muitas vezes possuem uma qualidade idêntica à dos relógios helvéticos. Contudo, em termos de precisão, ficam sempre muito aquém daqueles: um desvio de cerca de 30 segundos é normal nos relógios russos. Porém, com algum conhecimento e habilidade, é possível regular os calibres para que estes apresentem uma maior precisão cronométrica.
O acabamento das caixas e das braceletes também não é comparável ao dos relógios suíços. Apesar de tudo, os relógios russos são relógios de qualidade, quer se trate de um Vostok, um relógio de piloto Poljot Aviator ou um relógio mais clássico da Raketa. Todas estas marcas oferecem relógios mecânicos fiáveis. Se optar por comprar um relógio vintage, tenha atenção ao estado de conservação do exemplar. Peça o máximo de informações possível ao vendedor e, se tiver oportunidade, dê uma vista de olhos no mecanismo.
Quais são os relógios russos mais conhecidos?
Os relógios russos têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade nos últimos anos. Os mais apreciados são os modelos dos anos 1970 e 1980 produzidos ainda na época da União Soviética.
Relógios russos da Primeira Fábrica de Relógios de Moscovo e da Poljot
Um dos fabricantes de relógios mais importantes e conhecidos da União Soviética foi a Primeira Fábrica de Relógios de Moscovo, que começou a fabricar os primeiros relógios por volta de 1930, sendo esta a mais antiga fábrica de relógios da União Soviética. Em 1964, o nome da fábrica foi alterado para Poljot, palavra que traduzida para português significa "voo". A mudança de nome veio na sequência do primeiro voo espacial tripulado russo. A 12 de Abril de 1961 o cosmonauta russo Yuri Gagarin foi o primeiro a fazer uma órbita completa à volta da Terra, tornando-se num herói mundial. A bordo ia também o relógio Sturmanskie, um dos primeiros modelos produzidos pela Primeira Fábrica de Relógios de Moscovo. A palavra "Sturmanskie" significa "navegador" em português.
Este modelo é extremamente cobiçado pelos colecionadores. Outro modelo muito procurado é o cronógrafo equipado com o calibre Poljot 3133. O que este tem de especial é o facto de assentar no célebre movimento suíço Valjoux 7734. A Valjoux era uma empresa que fabricava calibres, especializada em cronógrafos, e que atualmente está integrada no grupo Swatch. O Valjoux 7750 é considerado um dos calibres cronográficos de corda automática mais fiáveis de sempre.
Curiosamente, a Poljot fabricou o calibre cronográfico 3133 com máquinas suíças. Durante a chamada crise do quartzo da década de 1970, o mercado europeu foi inundado de relógios de quartzo baratos vindos da Ásia. Muitos fabricantes de renome suíços viram-se em dificuldades financeiras, sendo mesmo obrigados a fechar as portas. Algumas empresas venderam as suas instalações de produção à União Soviética e com elas todo o seu know-how. O mesmo se passou depois da Segunda Guerra Mundial, quando os desenhos técnicos de marcas como a Wempe ou a A. Lange & Söhne foram confiscados e traduzidos para russo. Foi assim que a União Soviética teve acesso aos planos de construção dos cronómetros marinhos alemães, altamente precisos. De resto, muitas máquinas e ferramentas foram levadas da pequena cidade relojoeira de Glashütte para a União Soviética. Na sequência disso, os russos fabricaram um relógio de piloto russo, que era uma versão melhorada do calibre 59, um relógio de piloto alemão.
O calibre 2416 e o calibre com alarme 2612 são os mais célebres da Poljot. O calibre com alarme 2612 assenta num movimento do fabricante suíço Venus. É claro que não se trata de um alarme-despertador de quarto, mas sim de um relógio de pulso com função de alarme. Este é, de resto, um dos mais célebres relógios russos com alarme. Além disso, foram produzidas diversas versões de corda manual e com indicação de dia/noite, ou seja, com indicação das 24 horas. O calibre cronográfico 3133 possuía, numa versão melhorada, indicação das fases da lua ou indicação das 24 horas. Regra geral, estes calibres russos são considerados bastante robustos e fiáveis. A Poljot produziu também alguns relógios russos com movimentos da ETA. Por exemplo, o calibre 2824 equipa muitos relógios automáticos da marca. O 2824 é um calibre automático muito utilizado pelas mais renomadas marcas suíças.
Preços em detalhe
Modelo | Funções | Preço |
Poljot Chronograph Cal. 3133 | Data, cronógrafo | a partir de 250 euros |
Poljot Despertador Cal. 2612 | Despertador | a partir de 200 euros |
Poljot Automático 2416 | Data, automático | a partir de 150 euros |
Cronógrafo de piloto Poljot Sturmanskie | Data, cronógrafo | a partir de 250 euros |
Relógios russos da Poljot depois da queda da União Soviética
Depois do fim da Cortina de Ferro, o visual de muitos relógios russos começou a aproximar-se cada vez mais da estética ocidental. Em 2004, a marca Poljot declarou insolvência. A empresa Maktime assumiu grande parte da produção, porém, em 2011, também foi à falência. Subsequentemente, os direitos sobre marcas como a Aviator, a Buran ou a Sturmanskie foram vendidos à Volmax.
Atualmente, ainda é possível encontrar no mercado relógios russos, como novos, da marca Poljot. Infelizmente, muitas vezes não são fornecidas informações concretas acerca da sua origem, ou seja, não se sabe ao certo se são originais de fábrica ou réplicas. Por isso, se pretende adquirir um relógio da Poljot, peça mais detalhes ao vendedor como, por exemplo, o ano de fabrico e o local. O calibre é também um bom ponto de referência. Não se esqueça de que existem também relógios da marca Poljot International que são fabricados na Alemanha.
Os relógios russos considerados raros são todos aqueles que foram produzidos durante a época da União Soviética, ou seja, antes de 1991. Geralmente, são peças de qualidade, também por isso muito apreciadas por colecionadores e amantes da relojoaria. A procura tem, pois, aumentado, o que se reflete no preço dos relógios. Os relógios vintage russos estão a tornar-se cada vez mais raros e, consequentemente, mais caros.
Relógios russos da Vostok
A par da Poljot, a Vostok é outra das marcas russas mais célebres. É conhecida sobretudo pelos seus relógios militares como o relógio de mergulho Vostok Amphibia, carinhosamente apelidado pelos fãs de "Scuba Dude". Esta marca de relógios foi fundada em 1942, por ordens do próprio Estaline. Durante a Segunda Guerra Mundial, as instalações da manufactura tiveram de mudar de local devido à aproximação das tropas do exército alemão. Hoje em dia, a sede da empresa está situada em Chistopol, 800 km a leste de Moscovo. A Vostok foi a fornecedora oficial do exército russo e, atualmente, ainda continua a equipar as forças armadas russas. Porém, este fabricante também produz relógios civis e, desde o final da Segunda Guerra Mundial, fabrica também relógios de bordo para aviões militares e até para submarinos.
Preços em detalhe
Modelo | Funções | Preço |
Vostok Amphibia Cal. 2409 | Data, corda manual | a partir de 50 euros |
Vostok Amphibia Cal. 2416b | Data, automático | a partir de 100 euros |
Vostok Komandirskie Cal. 2414a | Data, corda manual | a partir de 50 euros |
Komandirskie
Os modelos da Vostok mais conhecidos são o Komandirskie (comandante, em português) e o relógio de mergulho Amphibia . Ambos existem desde a década de 1960. Os exemplares produzidos por encomenda do Ministério da Defesa russo só estão disponíveis em lojas especializadas e possuem a inscrição "ЗАКАЗМОСССР" gravada no mostrador. Estas peças são autênticos relógios militares da época soviética, atualmente muito cobiçadas por colecionadores. Um Vostok Amphibia por estrear não é muito caro, sendo um relógio de grande robustez, praticamente indestrutível.
O Vostok Amphibia tem uma construção muito especial. Ao contrário dos relógios de mergulho comuns, que utilizam um fundo de caixa com apenas uma peça, o Amphibia é dotado de um fundo de caixa duplo de rosca. Por baixo da tampa do fundo da caixa encontra-se uma junta vedante de grandes dimensões. Um anel enroscado à caixa pressiona a tampa contra o vedante. Este sistema tem a vantagem de o vedante não sofrer desgaste quando a caixa é aberta, algo que é comum acontecer com os vedantes tradicionais, ou seja, aqueles que possuem o anel vedante aparafusado ao fundo. Além disso, a tampa da caixa exerce mais pressão sobre o vedante, à medida que a pressão exterior aumenta, o que impede a água de entrar no mecanismo do relógio. Outra característica interessante é o vidro de acrílico utilizado para proteger o mostrador do Amphibia. Este deforma-se e aumenta de diâmetro com o aumento da pressão exterior, o que melhora a hermeticidade do relógio. Os especialistas referem-se a este sistema como um sistema autónomo de estanqueidade.
Os calibres dos relógios Vostok assentam em movimento suíços. Existem calibres de corda manual ou automática. No entanto, um dos mais utilizados é o movimento automático 2416b , que inclui indicação de data, 31 rubis, um sistema antichoque e bate a uma frequência de 19.800 A/h, contando com uma reserva de marcha de 31 horas. O movimento automático também pode ser carregado de forma manual, contudo, não possui stop-seconds. O calibre 2414 tem características semelhantes, à exceção da reserva de marcha que é de 43 horas.
O Vostok Amphibia está disponível com vários mostradores diferentes. A maioria apresenta um motivo militar como um tanque, um submarino ou um mergulhador. Até existem versões com o retrato de Estaline ou de Vladimir Putin. A maioria dos mostradores é preto, azul ou branco. Como bom relógio de mergulho, tanto os ponteiros como o mostrador são revestidos a massa luminescente . Para controlar o funcionamento debaixo de água, o ponteiro dos segundos possui um ponto luminoso na extremidade.
Relógios russos da Slava
A Slava é uma marca comercial e faz parte da Segunda Fábrica de Relógios de Moscovo, fundada em 1931. Em português, a palavra "Slava" significa "reputação" ou "honra". Esta fábrica de relógios moscovita começou a comercializar os seus relógios sob o nome "Slava", em meados dos anos 1950. Inicialmente, apenas os relógios de senhora recebiam a inscrição Slava. Posteriormente, seguiram-se os relógios de quartzo, os relógios de bolso e os relógios com alarme. Durante muitos anos, o visual teve apenas um papel secundário. A empresa preocupava-se em primeiro lugar em aumentar os números de produção. Só em meados da década de 1990 é que a estética começou a ganhar importância.
Relógios russos Raketa
Entre os modelos mais famosos da Slava, contam-se os relógios russos Pobeda, que assentam no calibre francês LIP R-26. "Pobeda" significa "triunfo". Em 1937, a Primeira Fábrica de Relógios de Moscovo adquiriu os planos e as máquinas de produção deste movimento. A Segunda Fábrica de Relógios de Moscovo fez algumas adaptações ao movimento, denominando-o de 2602 e 2602A, comercializando os relógios sob o nome de Pobeda. Entre 1946 e 1955, a Slava lançou também um relógio de bolso equipado com o calibre 3602, um movimento que assenta no calibre francês Cortebert 620.A partir de 1958, a marca Slava passou a fazer parte do nome da empresa. A Segunda Fábrica de Relógios de Moscovo encontra-se ainda hoje sediada em Moscovo e é uma sociedade de ações. A Raketa fabrica relógios desde 1961. Com sede em São Petersburgo, a Fábrica de Relógios Petrodvorets produzia nesse local os mais diversos relógios: desde relógios de pulso e de bolso até relógios especiais para expedições polares ou relógios para a marinha, o exército e forças aéreas. A Fábrica de Relógios Petrodvorets é uma das mais antigas fábricas da Rússia, tendo sido fundada antes do regime comunista, em 1721, pelo czar Pedro, o Grande. Ao princípio, fabricava apenas peças exclusivas para os czares e as suas famílias, porém, em honra do primeiro voo espacial tripulado da História, a fábrica passou a denominar os seus relógios "Raketa".
Antes de a empresa começar a fabricar relógios e movimentos russos, limitava-se a produzir peças e acessórios para a indústria militar e relojoeira. Em 1939, foram fabricados os primeiros relógios de pulso, sob o nome de Sweda. Os relógios russos Pobeda foram também produzidos nas instalações desta fábrica de São Petersburgo. A Fábrica de Relógios Petrodvorets desenvolveu o movimento de alta precisão Raketa 2609N, que é utilizado como base para a realização de dezenas de movimentos. Os relógios Raketa encontram-se disponíveis com calibre automático, função de calendário ou indicação das 24 horas . Esta última adequa-se sobretudo aos exploradores polares. Além disso, a Fábrica de Relógios Petrodvorets produz relógios antimagnéticos que são ideais, por exemplo, para serem usados em submarinos.
Na década de 1980, a fábrica produziu mais de quatro milhões de relógios que foram utilizados pelo Exército Vermelho, pela marinha soviética e pelas forças aéreas. Estes modelos eram também usados pela população civil, tendo a Rússia inclusivamente exportado os relógios Raketa, considerados fiáveis e resistentes, para todo o mundo.