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Breitling Aerospace
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Rolex GMT Master II
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Relógios de piloto: funcionalidade para as mais altas exigências

Os relógios de piloto são instrumentos de precisão e, simultaneamente, acessórios sofisticados. Concebidos para pilotos, atualmente são um tipo de relógio muito apreciado. A Breitling e a IWC são as principais marcas especializadas em relógios de piloto.

5 razões para comprar um relógio de piloto

  • Excecional legibilidade tanto de dia como de noite
  • IWC Mark XI: design típico de relógio de piloto
  • Breitling Navitimer com função cronográfica e régua de cálculo
  • Relógios de piloto usados abaixo dos 1.000 euros
  • Alguns relógios da Sinn e da Stowa são certificados como relógios de piloto

Do cockpit para o escritório

Grande, legível e funcional – estas são as três principais características de um bom relógio de piloto. As origens militares deste tipo de relógio garantem uma excelente legibilidade e funcionalidade, ou seja, neste caso, a forma segue a função. Atualmente, este é um relógio muito popular que agrada tanto a pilotos como ao público em geral.

Graças ao seu design simples, os relógios do piloto são excecionalmente fáceis de ler. O mostrador geralmente é preto, ao passo que os ponteiros e os marcadores são brancos e revestidos com um material luminescente, o que garante uma legibilidade perfeita mesmo em condições de pouca luz.

Desde 2012, existe uma norma para os relógios de piloto. As marcas alemães, como a Sinn ou a Stowa, certificam os seus relógios de piloto de acordo com essa norma, garantindo assim a fiabilidade das suas peças, mesmo em condições extremas.

A Breitling e a IWC são as marcas suíças de relógios de piloto mais conhecidas. Relógios como o Breitling Navitimer ou o IWC Mark XI são famosos em todo o mundo. O design do relógio IWC serviu de base para inúmeros relógios de piloto. O cronógrafo Navitimer ficou para a história da relojoaria graças à sua luneta que inclui uma régua de cálculo. Esta permite calcular velocidades, o consumo de combustível, taxas de subida e descida e outras funções matemáticas.

Quanto custa um relógio de piloto?

Modelo Preço aproximado Tamanho em mm Funções
Rolex GMT-Master II Pepsi 18.600 euros 40 GMT
Rolex GMT-Master II Batman 9.600 euros 40 GMT
IWC Mark XI (vintage) 6.600 euros 36
Breitling Chronomat 44 GMT 6.600 euros 44 Cronógrafo, GMT
Breitling Navitimer 01 5.200 euros 43 Cronógrafo, régua de cálculo, data
IWC Pilot's Watch Chronograph 4.000 euros 43 Cronógrafo, Day-Date
IWC Pilot's Watch Mark XVIII 3.900 euros 40 Data
Sinn 103 Ti UTC TESTAF 2.800 euros 41 Cronógrafo, GMT, data

Preços em detalhe

Se deseja adquirir um relógio de piloto, existem inúmeras opções de diversas marcas no mercado. Com esta ampla oferta, é extremamente fácil encontrar o relógio perfeito para todos os gostos e carteiras. A Breitling tem vários modelos a preços bastante acessíveis, abaixo da barreira dos 1.000 euros . O Breitling Aerospace apresenta as características garras posicionadas às 3, 6, 9 e 12 horas na luneta. No seu interior bate um calibre de quartzo altamente preciso. Este relógio custa cerca de 800 euros, em segunda mão. Um Breitling Chronomat usado também custa menos de 1.000 euros no mercado de relógios usados.

Poderá encontrar uma vasta seleção de modelos da Breitling entre os 1.000 e os 2.500 euros. A marca francesa Bell & Ross também oferece modelos neste segmento de preços. Já os cronógrafos de piloto da IWC usados custam cerca de 2.000 euros. Se for um exemplar em excelente estado de conservação, o preço pode ultrapassar os 2.500 euros. Os modelos essenciais de três ponteiros têm um preço ligeiramente mais acessível.

O modelo 857 UTC da marca germânica Sinn está disponível com ou sem certificado TESTAF, sendo que o preço de ambas as versões não difere muito. No caso de se tratar de um relógio novo, o preço ronda os 1.900 euros. O cronógrafo Sinn 103 Ti TESTAF custa, novo, cerca de 2.600 euros. O preço de um relógio novo com função de cronógrafo e GMT ascende aos 2.800 euros.

Na categoria de preço até aos 10.000 euros, encontra relógios como o GMT Master da Rolex. A manufatura suíça desenvolveu este relógio com função GMT especificamente para as exigências dos pilotos comerciais. O modelo original foi desenvolvido no início da década de 1950 para a companhia aérea Pan American World Airways (Pan Am).

Um dos modelos mais procurados é o GMT-Master II com luneta em cerâmica preta e azul, também conhecido pela alcunha de Batman. Este modelo custa cerca de 9.600 euros, novo. Um exemplar usado é algumas centenas de euros mais barato. O preço do GMT-Master II Pepsi com a Ref. 126710BLRO, apresentado no Baselworld 2018, ascende aos 18.000 euros. O preço de tabela oficial é de 8.400 euros.

Particularidades dos relógios de piloto

Os relógios do piloto distinguem-se sobretudo pela sua excelente legibilidade. Regra geral, dispõe de um mostrador preto de grandes dimensões, índices brancos e ponteiros grandes. Os índices e os ponteiros são revestidos com um material luminescente, pelo que brilham no escuro. Além disso, a maioria dos modelos possui um marcador triangular posicionado às 12 horas e algarismos árabes que facilitam a leitura do tempo.

Muitos relógios de piloto contam também com uma função de cronógrafo ou até mesmo um cronógrafo flyback}, como o Heuer Bund, que a Heuer desenvolveu para o Bundeswehr no final dos anos 60. Este relógio vintage é muito cobiçado por colecionadores, contudo o seu preço mantém-se acessível: cerca de 5.000 euros.

Os relógios de piloto mais populares

O Breitling Navitimer é um dos mais famosos instrumentos do tempo concebidos para atender às necessidades específicas da aviação. O lendário cronógrafo é imediatamente reconhecível graças à sua régua de cálculo circular, que permite realizar cálculos matemáticos. O Navitimer também está disponível com o calibre de manufatura 01 da Breitling, que oferece uma reserva de marcha de 70 horas. As versões de 46 mm oferecem uma excelente legibilidade. Os modelos topo de gama desta coleção albergam um calibre de manufatura com função de cronógrafo rattrapantepara calcular tempos parciais. O Navitimer está disponível em aço inoxidável, ouro ou numa combinação de ambos.

Os relógios de piloto da IWC são também muito apreciados. O seu design serviu de base para inúmeros relógios de piloto. Os modelos retro Big Pilot's Heritage são inspirados nos relógios de piloto históricos. A versão de 48 mm é particularmente grande e, portanto, oferece uma maior legibilidade. Graças à coroa sobredimensionada, estes relógios de piloto retro são extremamente fáceis de manusear. Além dos modelos simples de três ponteiros, a linha de relógios de piloto da IWC propõe também cronógrafos.

A marca de relógios alemã Tutima também é conhecida pelos seus relógios piloto. Tal como a Heuer, a Tutima produziu cronógrafos de piloto para o uso militar. Esses relógios são particularmente raros, pouco conhecidos e, portanto, muito interessantes para os colecionadores. Estes relógios militares estão disponíveis em aço ou titânio, sendo esta última naturalmente muito mais leve. A caixa do Tutima Military Chronograph é totalmente arredondada para garantir que o piloto não se magoe em situações extremas. Além disso, por motivos de segurança, os botões são integrados na caixa do relógio. No seu interior, bate o calibre automático 5100 da Lémania. Trata-se de um movimento com função de cronógrafo que é uma raridade no mercado. Para adquirir a versão em titânio, conte com uma verba de cerca de 2.300 euros. Já o preço da versão em aço inoxidável é ligeiramente mais baixo, e ronda os 2.000 euros.

Significado histórico dos relógios de piloto

O primeiro relógio concebido especificamente para um piloto data de 1904 e foi criado pela Cartier. Trata-se do modelo Cartier Santos, que Louis Cartier desenhou para o famoso pioneiro da aviação, o brasileiro Alberto Santos-Dumont. Este emblemático relógio apresentava uma caixa quadrada, algarismos romanos e uma correia de pele. Dois anos depois, Dumont realizava o primeiro voo num avião com motor a gasolina, levando no pulso o relógio para ele concebido, que lhe permitia ler o tempo com as duas mãos no volante.

As origens dos relógios de piloto atuais remontam à época em que se utilizavam relógios de bolso como auxiliares ao cronómetro marítimo para a navegação marítima – os chamados relógios de navegação, construídos segundo o princípio inventado por Christiaan Huygens e o relojoeiro Salomon Coster, e que já então apresentavam um aspeto puramente funcional. Assim, os navegadores determinavam a hora local com o relógio de bolso, comparavam-na com a hora do cronómetro marítimo, depois subiam ao deque e, com a ajuda do sextante, determinavam a posição geográfica da embarcação. Apesar de serem dotados de um mecanismo altamente preciso, as diferenças de temperatura, a humidade e o constante balanço afetavam negativamente a sua marcha.

Por se encontrar fixo numa caixa com um sistema cardã que o protegia dos balanços da ondulação e o mantinha na posição horizontal, o cronómetro marítimo era bastante mais fiável. Este instrumento tornou-se indispensável à navegação em alto-mar, dado que permitia determinar com o máximo rigor possível a posição geográfica da embarcação.

No início do século XX, com o desenvolvimento da aeronáutica, a força aérea recorreu a este tipo de relógio, complementando-o com uma correia em pele comprida com dois rebites para que o relógio pudesse ser usado por cima do fato de piloto. Estes relógios de piloto eram facilmente identificáveis graças à sua grande coroa, que permitia acertar o relógio mesmo com luvas.

Com o passar dos anos, os relógios de aviação evoluíram, adquirindo as características distintas atuais. O mostrador preto e os índices amarelos estabeleceram-se como elementos típicos por oferecerem uma perfeita legibilidade tanto de dia como de noite. Durante muitos anos, o material luminescente utilizado para revestir os ponteiros e os índices foi o trítio, um material radioativo, que mais tarde foi substituído pela Super-LumiNova.

A maioria dos relógios de piloto dispunha já então de uma função de stop-seconds que permitia o ajuste rápido e preciso da hora, facilitando uma navegação fiável. A A. Lange & Söhne é uma das marcas germânicas mais conhecidas pelos seus relógios de piloto. Esta manufatura, situada em Glashütte, produziu relógios para equipar os pilotos militares durante a Segunda Guerra mundial. Atualmente, estas são peças raras e muito difíceis de encontrar no mercado. Os cronógrafos de piloto das marcas alemãs Tutima e Junghans desta época são também bastante raros. No total, existirão apenas cerca de 300-400 relógios das décadas de 1930 e 1940 e o seu preço ascende aos 30.000 euros.

Momentos marcantes na história dos relógios de piloto

  • Inspirados nos relógios de observação marítima
  • Primeiros relógios de piloto: relógios de observação com correia de pele
  • Cartier Santos: o primeiro relógio de piloto da história
  • A. Lange & Söhne: um dos principais fabricantes de relógios de piloto alemães

IWC Mark XI: um relógio de piloto de culto

Um dos mais clássicos relógios de piloto é o IWC Mark XI. Este relógio foi lançado pela primeira vez no final da década de 1940 pela manufatura suíça IWC. O Mark XI era uma versão mais pequena do Mark X e, durante mais de 30 anos, foi o relógio oficial de inúmeras forças aéreas de todo o mundo. Este relógio de corda manual e estética simples não possuía função cronográfica. Por isso, foi comercializado a um preço relativamente acessível, custando cerca de 350 francos suíços. Atualmente, o seu preço ronda os 5.000 e os 9.000 euros. Este modelo lendário distingue-se por apresentar um mostrador preto, índices em tons claros luminescentes, bem como o característico triângulo às 12 horas. Hoje em dia, marcas como a Fortis fabricam relógios com este mesmo estilo sóbrio.

A nova norma para relógios de piloto: DIN 8330

Em 2016, a marca relojoeira alemã Sinn Spezialuhren, em colaboração com a Faculdade de Tecnologia Aeroespacial da Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen, iniciou o processo de desenvolvimento de uma nova certificação para relógios de piloto: a certificação TESTAF, abreviatura alemã de "Technischer Standard Fliegeruhren" (Padrões Técnicos para Relógios de Piloto). O projeto ficou concluído em 2012 tendo sido apresentado na sede da Airbus Helicopters. Em 2016, o Instituto Alemão de Normalização (DIN) introduziu finalmente uma norma própria sob a qual se deve reger este tipo específico de relógios: a DIN 8330, cujos critérios assentam na certificação TESTAF. De acordo com esta norma germânica, os relógios de piloto devem ser capazes de substituir os instrumentos de bordo de uma aeronave. Além disso, têm de ser compatíveis com os instrumentos de voo, não podem constituir nenhum perigo para a aeronave nem para a sua tripulação e têm de ser capazes de resistir aos efeitos das variações de pressão decorrentes do voo.

A norma DIN 8330 diferencia entre as regras de voo visual (VFR - visual flight rules) e as regras de voo por instrumentos (IFR - instrument flight rules). Os relógios certificados de acordo com as regras IFR devem ser dotados de uma função cronográfica. Os relógios certificados de acordo com a VFR devem possuir um contador de 12 horas bem como um de 60 minutos. O ponteiro central dos segundos deve dispor de um mecanismo para ser parado com exatidão. Além disso, a norma exige que o relógio possua uma luneta giratória bidirecional com escala de minutos. O mostrador não deve medir menos de 27 mm e deve ser preto mate, tal como o fundo da escala. O relógio deve apresentar uma excelente legibilidade, tanto de dia como de noite, pelo que os índices, os ponteiros centrais e o triângulo das 12 horas devem ser revestidos com uma massa luminescente. Esta deve emitir uma luminosidade constante com uma duração mínima de três horas.

A norma DIN 8330 estipula ainda que os relógios de piloto e todas as suas funções devem funcionar perfeitamente em temperaturas que oscilem entre os -15 °C e os +55 °C. Deverão ainda ser sujeitos a um teste de impacto de uma queda de 1 metro sobre um chão de madeira para demonstrar a sua resistência aos choques. O teste inclui ainda requisitos de estanquidade, precisão, resistência aos campos magnéticos, entre outros. Após os testes, e para obter a certificação, o relógio deverá estar a funcionar na perfeição e não apresentar danos exteriores.

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