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Relógios de aviador da IWC – Pioneiros do ar

Os relógios de piloto são a grande especialidade da IWC. Esta manufactura suíça produz relógios de piloto de alta qualidade desde 1936, entre os quais o histórico Mark. O catálogo inclui muitos outros modelos exclusivamente dedicados à aviação.


Relógios de aviador IWC: destaques

  • Tradição em relógios de piloto desde 1936
  • O Big Pilot com uma caixa de 46 mm marca a tendência entre os relógios de grandes dimensões
  • Mark XVIII: um clássico de linhas depuradas
  • Caixa em cerâmica, ouro rosa ou aço
  • Edições limitadas: Spitfire, Top Gun, Antoine de Saint-Exupéry

Mais de 80 anos de história: os relógios de piloto made in Schaffhausen

A International Watch Company, mais conhecida no meio relojoeiro pela sigla IWC, apresentou o seu primeiro relógio de piloto em 1936 e, desde então, tem sido pioneira no desenvolvimento e na criação deste tipo de peças.

O primeiro Pilot da IWC foi lançado em 1936 e apresentava um diâmetro de 37,5 mm, um tamanho relativamente grande para a época. O modelo original dispunha de uma luneta fina canelada e de um ponteiro de registo de leitura rápida para medir intervalos de tempo curtos. Na década de trinta, nem todas as cabines de voo dispunham de um indicador de consumo de combustível. Por isso, os pilotos usavam a hora de descolagem indicada na luneta para calcular o tempo de voo e o respetivo consumo de combustível. O grafismo deste relógio garantia uma fácil leitura através de ponteiros e algarismos árabes bem contrastantes sobre mostradores pretos. Os pequenos segundos encontravam-se posicionados às 6 horas. Além disso, contava com um mecanismo antimagnético, dado que os campos magnéticos poderiam afetar negativamente a precisão do relógio. Os primeiros modelos de piloto da IWC estabeleceram padrões técnicos e estéticos que acabariam por influenciar o visual de todos os modelos de aviador, que se mantém até aos dias de hoje.

Em 1940, seguiu-se o lançamento do Big Pilot’s Watch 52 T.S.C. com o número de referência 431, que a IWC ofereceu à força aérea alemã. Este era dotado de uma imponente caixa de 55 mm de diâmetro. Apesar do seu extraordinário tamanho, não foi este o fator que acabou por influenciar o visual dos relógios de aviador atuais, mas antes todos os restantes elementos estéticos. O contraste preto/branco, os ponteiros tipo lança, os índices tipo bastão e os algarismos árabes, bem como um triângulo posicionado às 12 horas, são características que distinguem ainda hoje o visual de um relógio de piloto tradicional.


Big Pilot

Os relógios de piloto dos anos 1940 encontram a sua continuidade nos relógios Big Pilot. Em 2002, a IWC apresentou este relógio fabricado em aço inoxidável com mostrador preto. Com uma caixa de 46 mm, este modelo, embora fosse grande, não alcançava o diâmetro do seu histórico predecessor. Note-se que o relógio de piloto de 55 mm era concebido para ser usado sobre o fato de piloto durante o voo. O modelo atual oferece uma impressionante reserva de marcha de 7 dias graças a uma mola de corda longa e a um mecanismo especial de corda. O sistema de corda Pellaton foi desenvolvido e patenteado pela IWC, tendo sido concebido pelo diretor técnico da marca, Albert Pellaton. Este permite carregar os relógios automáticos através do movimento do braço do seu portador, ou seja, a massa oscilante movimenta-se em ambas as direções. O IWC Big Pilot oferece ainda uma indicação da reserva de marcha às 3 horas.


Do Mark 11 ao Mark XVIII

O relógio de aviador por excelência da marca é, sem dúvida, o Mark XVIII, cujas raízes remontam a 1948. Nesse ano, a IWC lançou o Mark 11, um relógio sóbrio que foi usado durante mais de 30 anos pela Royal Air Force britânica. A designação "Mark" vem da própria RAF. Os britânicos usavam este termo para designar o equipamento intercambiável proveniente de diferentes fabricantes. A partir de 1981, a Royal Air Force deixou gradualmente de usar o Mark 11. Até então, a IWC tinha produzido 8.000 exemplares com fins militares e 1.500 para a aviação civil. Em 1994, a marca apresentou o modelo sucessor, passando a designação do lendário modelo a ser feita com números romanos.

O Mark XVIII encontra-se no mercado desde 2016, mantendo-se inequivocamente fiel aos códigos estéticos do Mark 11. Apresenta um diâmetro de 40 mm por 11 mm de espessura. Um dos elementos que salta imediatamente à vista é a substituição dos ponteiros tipo bastão pelos ponteiros em forma de pá de rotor. Além disso, este modelo inclui também uma janela para a data e um movimento automático em vez do calibre 89 de corda manual.

A IWC também oferece na coleção o Pilot's Watch Automatic 36 (Relógio de Aviador Automático 36). O seu design é basicamente o mesmo do Mark XVIII, contudo, este modelo conta com uma caixa mais pequena de 36 mm, especialmente adaptada a pulsos mais estreitos.


Cronógrafo de aviador

O Pilot's Watch Chronograph, ou o Aviador Cronógrafo, não é uma peça tão minimalista quanto o Mark XVIII. Com uma caixa de 43 mm, este modelo é também ligeiramente maior. Distingue-se especialmente pelos pormenores dos pequenos segundos posicionados às 9 horas: o pequeno ponteiro vermelho traz uma cor vibrante ao visual preto e branco. O calibre cronográfico 79320 assenta no Valjoux 7750 da prestigiada ETA SA Manufacture Horlogère Suisse (ETA).


Homenagem a Antoine de Saint Exupéry

A partir de 2003, a linha Pilot passou a ser enriquecida com várias versões de edição limitada. Entre estas, contam-se as edições especiais dedicadas ao aviador e autor da famosa obra literária O Principezinho. Todos os relógios das edições especiais têm dois elementos em comum: um mostrador azul noturno e uma correia de pele de vitela castanha com costura bege, o que confere a estas peças um visual retro. Eis alguns os modelos lançados pela IWC em honra de Saint Exupéry: Grande Relógio de Aviador Calendário Perpétuo Edição "Le Petit Prince"; Relógio de Aviador Mark XVII Edição "Le Petit Prince", ambos lançados em homenagem ao 70.° aniversário do célebre conto literário, em 2013. Em 2014, surgiram ainda o Relógio de Aviador Cronógrafo Edição "Le Petit Prince" e o Grande Relógio de Aviador Edição "Le Petit Prince". Em 2015, a marca lançou o Relógio de Aviador Duplo Cronógrafo Edição "Le Petit Prince" (Ref. IW371807), uma edição que se destaca pela função cronógrafo rattrapante. Todos contam com gravações alusivas ao tema no fundo da caixa.


Inspirado no Spitfire

A linha Pilot integra ainda uma edição dedicada ao Spitfire, o famoso avião de caça britânico da Segunda Guerra Mundial. No fundo da caixa, encontra-se a gravação da silhueta deste avião visto do ar. A maioria dos modelos Spitfire apresenta um mostrador cinza ardósia.


Top Gun: avião caça da US Navy

Com a linha Top Gun, a IWC entra na era dos aviões a jato. O nome é uma homenagem à Navy Fighter Weapons School, tornada famosa pelo filme protagonizado por Tom Cruise em 1986. Trata-se de uma linha inteiramente independente no seio da prestigiada IWC Pilot's Watches e oferece exclusivamente relógios de cerâmica preta . O logótipo Top Gun surge gravado na parte lateral da caixa. De resto, estas peças apresentam as mesmas características dos demais relógios de piloto da casa. A coleção oferece, por exemplo, os Big Pilot's Watch Top Gun – os grandes relógios de aviador Top Gun, uma versão dos lendários Big Pilot. A caixa, a coroa e o mostrador são mantidos em tons escuros, com os ponteiros e os índices em tons brancos a garantirem um elevado contraste cromático.


Relógios de piloto da IWC: guia de compra

Se procura um autêntico relógio de aviador, encontrará certamente a peça perfeita no catálogo da IWC. A marca suíça produz relógios de piloto desde os anos 30 e tem uma vasta experiência no âmbito da aviação civil e militar. Com efeito, existem muito poucas marcas suíças com uma ligação tão umbilical à aeronáutica como a IWC. Uma delas é a Breitling.

Se pretende uma peça que se inscreva na tendência dos relógios de grandes dimensões, sugerimos o Big Pilot com caixa de 46 mm de diâmetro. Este relógio de aviador em aço custa cerca de 10.000 euros, novo. Se prefere uma caixa de ouro rosa, os Big Pilot da linha Spitfire custam, novos, cerca de 21.000 euros.

Alguns modelos dispõem de complicações especiais. O Timezoner Chronograph indica vários fusos horários. O Big Pilot's Watch Perpetual Calendar da linha Antoine de Saint Exupéry conta com um calendário perpétuo e uma indicação da data, dia da semana e mês, bem como o ano completo e indicação perpétua das fases da lua.

Com uma janela para a data como extra, o Mark XVIII é um relógio tecnicamente menos complexo. Este modelo retoma o estilo do lendário Mark 11, o relógio de piloto que equipou a Royal Air Force britânica. Um Mark XVIII novo custa aproximadamente 3.500 euros. Contudo, se pretender adquirir o modelo vintage Mark 11 da década de 50 conte com o dobro do valor. Este icónico modelo oferecia originalmente uma caixa de 36 mm, um diâmetro pouco habitual para os relógios de aviador atuais. A IWC, porém, não se esquece dos amantes dos tamanhos universais e oferece o Relógio de Aviador Automático 36 (Pilot's Watch Automatic 36) novo por 3.000 ou 4.000 euros.


IWC: uma história de sucesso

Antes do lançamento do seu primeiro relógio de piloto, a IWC era já uma marca relojoeira estabelecida com uma história que remonta ao século XIX. Em 1868, o engenheiro e relojoeiro norte-americano Florentine Ariosto Jones (1841–1916) fundou a empresa International Watch Company na cidade de Schaffhausen. A sua intenção era produzir relógios na Suíça para os vender no mercado norte-americano. Em 1880, a empresa foi adquirida por Johannes Rauschenbach, permanecendo nas mãos da família Rauschenbach/Homberger até 1978. Devido à crise do quartzo, a empresa acabaria por mudar de mãos diversas vezes. No ano 2000, a IWC foi adquirida pelo grupo Richemont, ao qual pertencem também marcas como a A. Lange & Söhne, a Cartier e a Panerai.