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Rolex – Luxo e precisão de renome mundial

A Rolex é uma referência da relojoaria de luxo a nível mundial há mais de um século. Com uma estética absolutamente diferenciada, os notáveis instrumentos do tempo da marca independente são símbolo de prestígio, rigor técnico e excelência.


5 particularidades dos relógios de luxo Rolex

  • A mais famosa marca relojoeira do mundo
  • Calibres de manufactura considerados os melhores do mercado
  • Primeira escolha de chefes de estado, grandes empresários e muitas celebridades
  • Valor seguro no qual vale muito a pena investir
  • Modelos lendários: Submariner, Daytona e Explorer

Rolex: um símbolo de estatuto social desde 1905

À semelhança da Porsche, da Chanel ou da Louis Vuitton, um Rolex é sinónimo de luxo. O segredo do sucesso da mais distinta marca relojoeira do planeta reside sobretudo na continuidade: um relógio Rolex muda e evolui, mas sempre de forma gradual e quase impercetível. Veja-se, por exemplo, a coleção Oyster cuja estética se manteve constante durante décadas. Esta estratégia faz com que os relógios da marca se convertam em autênticas peças de coleção que nunca passam de moda, e que são rápida e facilmente reconhecíveis. Atualmente, a Rolex é uma das mais valorizadas marcas de alta relojoaria , graças ao estilo harmonioso e intemporal de modelos emblemáticos como o Daytona, o Day-Date, o Datejust e o Submariner.

Há quem diga que a manufactura genebrina vende mais de um milhão de relógios por ano e fatura cerca de 2 mil milhões de euros. Diz-se também que é a casa que mais ouro utiliza na fabricação das suas peças.

Porém, tudo o que se sabe sobre a Rolex são meras suposições, até porque um dos segredos do sucesso da marca da coroa advém da sua discrição. A Rolex é a única das principais marcas que quase nunca abre a porta das suas instalações ao público. Os diretores raramente dão entrevistas à imprensa e o seu volume de negócios está no segredo dos deuses. Para a boa imagem contribui também o facto de a Rolex se ter mantido sempre independente, fabricando praticamente quase todas as suas peças, ao passo que outras marcas de renome pertencem a grandes grupos.


A compra de um Rolex: investir em relojoaria

Se pretende adquirir um relógio de luxo que seja simultaneamente um investimento financeiro, a Rolex é a escolha certa. A manufactura genebrina é uma das marcas relojoeiras mais prestigiadas da indústria suíça e encarna como nenhuma outra a imagem do poder e do prestígio. Além disso, um Rolex é definitivamente um investimento seguro. Com o passar dos anos, os modelos que se encontrem em bom estado de conservação aumentam inclusivamente de valor. Com efeito, os modelos vintage alcançam valores recorde em leilões especializados. Em 2017, o Daytona de Paul Newman foi leiloado em Nova Iorque por um valor recorde de 17.75 milhões de dólares, cerca de 15.3 milhões de euros à taxa de conversão da época. Embora o relógio não se encontrasse em perfeito estado de conservação, é um dos objetos de coleção mais valiosos do último século.


Quanto custam os relógios da Rolex?

Modelo Número de referência Preço aproximado Tipo de relógio
Day-Date Ref. 228238 23.500 euros Dresswatch desportivo
Daytona Ref. 116500LN 16.600 euros Cronógrafo
Cellini Date Ref. 50515 12.600 euros Dresswatch
Sea-Dweller Ref. 126600 11.900 euros Relógio de mergulho
GMT-Master II Ref. 116710BLNR 8.700 euros Relógio GMT
Submariner Date Ref. 116610LN 7.500 euros Relógio de mergulho
Submariner Ref. 114060 6.400 euros Relógio de mergulho
Milgauss Ref. 116400GV 6.300 euros Relógio-instrumento antimagnético
Datejust Ref. 12630 5.900 euros Dresswatch desportivo
Air-King Ref. 116900 5.300 euros Relógio de piloto
Explorer Ref. 214270 5.200 euros Relógio-instrumento
Oyster Perpetual 39 Ref. 114300 4.400 euros Relógio desportivo

Quanto custa o Rolex Submariner?

O Rolex Submariner Ref. 114060 é um dos relógios de mergulho mais conhecidos do mundo. O preço de um exemplar como novo ronda os 6.400 euros (versão de três ponteiros sem data). Os exemplares usados custam menos 400 euros. Um Submariner Date com indicação da data, com a referência 116610LN, custa cerca de 7.500 euros, novo, e 7.000 euros, usado. Já o Submariner vintage, conhecido pela denominação "Red Sub" , com a referência 1680, pode chegar a alcançar os 15.000 euros, usado. Outro modelo vintage muito procurado pelos colecionadores é o Rolex Submariner "COMEX" , um relógio concebido para a empresa francesa Compagnie Maritime d’ Expertises. O preço deste modelo raro alcança os 30.000 euros.

Os modelos vintage não os únicos a serem procurados pelos colecionadores de relógios Rolex. O Hulk e o Kermit, ambas versões de cor verde, são também muito populares. O Hulk Ref. 116610LV é dotado de luneta e mostrador verdes e custa cerca de 9.000 euros, como novo. Usado, o seu preço ronda os 8.300 euros. Já o Kermit com a referência 16610LV conta apenas com a luneta verde, sendo o mostrador, tal como na versão standard, preto. Se pretende adquirir um Kermit novo, conte com uma verba de pelo menos 13.000 euros. Os exemplares usados são bastante mais baratos, com um preço que ronda os 9.300 euros, porém, continuam a ser mais caros do que o Submariner Date em aço com luneta preta.


O Rolex Daytona é um bom investimento?

O Rolex Cosmograph Daytona em aço é um dos melhores investimentos do setor relojoeiro. Lançado em 2016, este modelo com a referência 116500LN é tão popular entre os apreciadores de relojoaria que o tempo de espera nos revendedores oficiais é enorme. A única forma de comprar este relógio mais depressa é numa loja online, contudo, nesse caso é também mais caro. O preço oficial do Daytona é de 11.300 euros, embora na Chrono24 um exemplar novo em aço ronde os 16.600 euros. Um exemplar usado é um pouco mais barato e é um excelente investimento. A referência 116500LN é dotada de uma luneta preta em Cerachrom e oferece, graças ao calibre de manufactura 4130, uma reserva de marcha de cerca de 72 horas.

O modelo predecessor, com a referência 116520, conta com uma luneta em aço e é animado pelo calibre de manufactura 4130. O seu preço oficial em 2016, antes do lançamento do novo Daytona, era de 10.900 euros. Poucos anos depois de este cronógrafo deixar de ser produzido, um exemplar usado ascendia já aos 12.500 euros. Se pretende adquirir uma peça nova, conte com pelo menos 15.500 euros.


O preço dos Daytona vintage e em ouro

O modelo lançado em 1988 é também muito popular entre os colecionadores. É animado pelo calibre 4030 que assenta num Zenith El Primero. O preço de um Rolex Cosmograph Daytona usado com a referência 16520 ronda os 19.000 euros. As versões mais raras são o Daytona Paul Newman, que se distingue das outras versões dos anos 60 e 70 devido ao seu mostrador contrastante. Em termos técnicos, porém, os relógios desta época são perfeitamente idênticos. Um Paul Newman custa, no mínimo, 100.000 euros. Sem o famoso mostrador, um Daytona dos anos 60 custa cerca de 45.000 euros.

Os Rolex com a referência 116508 em ouro branco, amarelo ou rosa (Everose) de 18 quilates são geralmente bastante mais caros do que os modelos em aço inoxidável devido aos materiais nobres. Contudo, se os comprar online, o preço é bastante mais baixo do que o preço de venda oficial. O preço de venda de um Rolex Daytona em ouro é de 34.000 euros, porém, se o comprar online na Chrono 24, este ronda os 24.500 euros. Se quiser fazer um bom negócio, sugerimos os modelos bicolores em aço e ouro. Um exemplar usado, com a referência 116503, começa nos 11.900 euros, ao passo que uma peça como nova ronda os 12.800 euros. As versões mais antigas dos anos 90 custam inclusivamente menos de 9.000 euros.


Quanto custa um Rolex Sea-Dweller?

Se adquiriu um Rolex Sea-Dweller nos últimos anos, pode contar com uma significante valorização. Isto porque certas referências deixaram de ser fabricadas e são extremamente difíceis de encontrar. A referência 16600 foi produzida durante bastante tempo, entre 1988 e 2008, porém, foi substituída depois disso pelo Sea-Dweller Deepsea que, com os seus 44 mm de diâmetro, é um relógio significativamente maior.

Nos últimos 10 anos, o preço da referência 16600 tem vindo também a aumentar de forma constante. Um exemplar usado que em 2008 custava cerca de 4.000 euros, atualmente, custa cerca de 9.300 euros. O Deepsea com a referência 116660 oferece uma estanqueidade até aos 3.900 m de profundidade (390 bares) e o seu preço oficial de catálogo é de 11.000 euros. Contudo, este mesmo relógio custa apenas 10.300 euros em plataformas online como a Chrono24. Embora este preço seja inferior ao preço oficial, o seu valor aumentou bastante nos últimos 5 anos.

Em 2014, a Rolex lançou outro modelo de 40 mm com a referencia 116600. Foi produzido durante apenas três anos e, em 2017, pela ocasião do seu 50.º aniversário, a Rolex substituiu este modelo por um de 43 mm com a referência 126600, o que fez com que o preço do modelo anterior disparasse. Os exemplares novos que custavam 8.500 euros antes da Baselworld de 2017, passaram a custar 10.700 euros em outubro de 2017. Atualmente, o Sea-Dweller conta com uma lente Cyclops sobre a janela para a data, uma característica típica do Submariner, e uma peça em bom estado de conservação alcança os 11.900 euros. Se está a pensar comprar um relógio online para evitar os longos tempos de espera das relojoarias tradicionais, terá de pagar mais 1.500 euros.

A compra de um relógio Rolex

  • Valor estável e possibilidade de valorização
  • Relógios com maior potencial de valorização: Rolex Daytona em aço e Rolex Sea-Dweller Ref.116600
  • Modelos raros com preços mais elevados: "Red Sub", "COMEX" Submariner, Paul Newman Daytona
  • Relógios Rolex mais baratos: Oyster Perpetual a partir de 4.400 euros

Rolex Oyster: desempenho em condições extremas

Um relógio Rolex é muito mais do que um objeto de culto no pulso – é uma peça do tempo que conta com uma longa tradição em matéria de inovação e mestria técnica. A Rolex foi responsável, entre outras coisas, pela invenção do relógio de pulso com corda automática e do primeiro relógio de pulso completamente estanque da história da relojoaria: o mítico Oyster, lançado em 1926.

Para conseguir esta estanqueidade, a Rolex desenvolveu um engenhoso sistema de segurança dupla da coroa, que foi batizado de Twinlock, assim como a utilização de um vidro sintético altamente resistente. Para demonstrar a sua extraordinária estanqueidade, os relógios Oyster (ostra, em português) foram apresentados imersos em enormes aquários com peixes coloridos a nadar à volta da dita "ostra", nas montras das relojoarias e joalharias. Em 1927, a Rolex torna a surpreender tudo e todos com mais uma campanha de marketing inovadora: acompanhou a inglesa Mercedes Gleitze na sua tentativa de atravessar o Canal da Mancha a nado. Dez horas depois, a nadadora desistiu; o Oyster, porém, emergiu da água intacto e a funcionar perfeitamente.


Do fundo do Pacífico ao topo do mundo

Em janeiro de 1960, o batíscafo Trieste desceu às profundezas da Fossa das Marianas levando a bordo um passageiro muito especial: o Deep Sea Special da Rolex. O protótipo, desenvolvido especificamente para esta imersão, ia preso ao casco do batíscafo, que estabeleceu um novo recorde de profundidade de 10.916 m . O relógio aguentou a incrível pressão de uma tonelada por metro quadrado, atestando de forma impressionante a extrema capacidade técnica da manufactura suíça. Em 2012, a Rolex repetiu a proeza, desta feita, com um relógio de mergulho experimental, o Rolex Deepsea Challenger, que desceu a uma profundidade de 10.908 m, atado ao braço do submarino Deepsea Challenger. Este modelo foi desenhado e construído para descer até aos 12.000 m de profundidade e resistir a uma pressão de até 1.500 bares.


Rolex Submariner: o pioneiro entre os relógios de mergulho

Em 1953, a Rolex assume oficialmente a sua paixão pelo mundo subaquático com o lançamento do Submariner, um dos primeiros relógios de mergulho alguma vez criados, o qual mantém até aos dias de hoje uma incontável legião de fãs. O emblemático modelo, mais conhecido por "the divers' friend" era estanque até 100 m de profundidade graças ao sistema de rosca Twinlock. O mostrador preto mate com uma luneta bidirecional que permitia aos mergulhadores contar o tempo de mergulho era também inédito. Com a criação deste modelo, a Rolex consagrou-se como marca pioneira no desenvolvimento de relógios de mergulho profissionais, uma área até então completamente inexplorada.

O então diretor da empresa, René-Paul Jeanneret, era apaixonado pela prática do mergulho e foi dele que vieram muitos dos conceitos do design, como os ponteiros, o mostrador e a caixa. O relógio foi submetido a diversos testes e fez um total de 132 mergulhos, confirmando de cada vez a sua resistência às condições mais extremas. Conta-se inclusive que certo dia caiu de uma altura de 2 m em cima de uma placa de cimento, continuando a funcionar perfeitamente. O único estrago foi uma lasca de massa luminescente do ponteiro das horas. O modelo sucessor do Submariner era estanque até 200 m e foi adotado como relógio oficial pelas unidades da marinha do Reino Unido, do Canadá e da Austrália.

No mesmo ano em que o Submariner foi lançado, deu-se outro acontecimento que marcou a história da Rolex: os alpinistas Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay escalam pela primeira vez na história o cume do Monte Evereste, a montanha mais alta do mundo, com 8.848 m de altitude. Reza a lenda que levariam no pulso o Oyster Perpetual. Se o relógio chegou ou não com eles ao topo dos Himalaias permanece controverso. Facto é que a Rolex foi patrocinadora oficial desta expedição pioneira liderada por Sir John Hunt. Em homenagem ao feito, a Rolex lançou, em 1953, o Oyster Perpetual Explorer.


Rolex Daytona: o relógio dos pilotos e das estrelas de Hollywood

O Rolex Daytona foi tão bem-recebido pelo público que se tornou rapidamente um dos mais cobiçados relógios automáticos da manufactura genebrina. Quando foi lançado, na década de 60, era ainda completamente desconhecido, pelo que as vendas demoraram a descolar. Assim que surge no pulso de estrelas da competição automobilística, como o ator Paul Newman, que foi piloto amador e dono de uma equipa de Fórmula Indy, ou o piloto de Fórmula 1 Jackie Stewart, o cronógrafo tornou-se um objeto de culto. Nos anos 80, surgiram versões designadas "Paul Newman", com um tipo de mostrador contrastante (os contadores e a escala dos segundos em creme/branco com contadores pretos, e vice-versa) que, atualmente, são valiosas peças de coleção. O lendário circuito de Daytona, na Florida, é considerado a capital da alta velocidade. Só entre 1904 e 1935, foram aí batidos 14 recordes mundiais de velocidade, cinco dos quais estabelecidos por um dos mais rápidos pilotos do mundo, Sir Malcolm Campbell, que, claro, usa um Rolex.

Os modelos Rolex

  • Air-King
  • Cellini Time, Cellini Date, Cellini Dual Time e Cellini Moonphase
  • Cosmograph Daytona
  • Datejust, Datejust II e Datejust 41
  • Day-Date
  • Explorer e Explorer II
  • GMT-Master e GMT-Master II
  • Lady-Datejust
  • Milgauss
  • Oyster Perpetual
  • Pearlmaster
  • Sea-Dweller, Sea-Dweller 4000 e Sea-Dweller Deepsea
  • Sky-Dweller
  • Submariner e Submariner Date
  • Yacht-Master e Yacht-Master II

A singular história da marca da coroa

A saga da manufactura de Genebra começa em 1905, ano em que o alemão Hans Wilsdorf fundou, em conjunto com Alfred Davis, a Wilsdorf & Davis. Sediada em Londres, a empresa montava e distribuía relógios com mecanismos suíços. Os movimentos eram comprados à suíça Aegler e posteriormente montados em caixas de qualidade de fabrico inglês. Três anos depois, a Wilsdorf & Davis já produzia os próprios relógios de pulso. No mesmo ano, a marca registou-se com o sonante nome de hoje: Rolex. Segundo consta, o nome é uma abreviatura de "rolling export", todavia, esta versão da história nunca foi confirmada. Pouco depois, a empresa começou a inscrever o nome da marca nos mostradores, prática extremamente exótica para a época, em que o único nome que deveria constar no mostrador era o do comerciante. Dado que o nome da marca se compunha de cinco letras apenas, havia espaço suficiente para os dois. Dezanove anos depois, o único nome que se lia nos mostradores era o da Rolex.

A partir de 1925, a coroa de cinco pontas passa a integrar, junto com o nome da marca, o inconfundível logótipo da Rolex. Sobre a sua origem pouco se sabe, mas os conhecedores já adiantaram algumas teorias, segundo as quais as cinco pontas representariam simbolicamente os cinco dedos do relojoeiro ou as cinco letras da palavra Rolex. Seja como for, a partir de 1939, a supremacia da marca encontrava-se estampada em todos os seus mostradores, coroas e braceletes.

Por esta altura, nem revolucionários como Che Guevara e Fidel Castro conseguiam resistir às qualidades de um relógio Rolex. Até que ponto a robustez destes instrumentos do tempo terá influenciado a revolução cubana de 1959 é uma incógnita, certo é que Che e Fidel contribuíram definitivamente para a criação de um mito. Nenhuma outra marca conseguiu apelar a um público tão diverso como a Rolex, que tem como compradores tanto chefes de Estado, como o Dalai Lama, ou a modelo Elle Macpherson.


Precisão certificada desde 1910

Os relógios da Rolex têm uma reputação quase lendária pela sua precisão cronométrica. Todos são entregues com um certificado de precisão do Controlo Oficial Suíço dos Cronómetros (COSC) . Esta entidade testa cada um dos mecanismos durante 15 dias consecutivos, submetendo-o a cinco diferentes posições e a três temperaturas (20 ºC, 4 ºC e 36 ºC). Além disso, a marca submete cada um dos seus relógios a um teste interno, garantindo uma precisão cronométrica de -2/+2 segundos por dia.

Desde que fundou a Rolex no início do século XX, para Hans Wilsdorf a precisão dos seus relógios foi sempre uma prioridade. Em 1910, enviou um modelo para o Centro Oficial de Precisão Relojoeira de Bienne, na Suíça, a fim de ser testado. Este relógio de pulso passou uma dura bateria de testes de 14 dias e entrou para a história como o primeiro do seu género a obter certificação cronométrica.

Quatro anos depois, seguiu-se outro acontecimento sensacional: Wilsdorf mandou testar um dos seus mecanismos de corda mecânica no Laboratório Nacional de Física do Observatório Kew-Teddington, em Londres. Os testes realizados por este laboratório são considerados os mais rigorosos do mundo. Desta feita, o calibre foi submetido a um teste de 45 dias, tendo passado com sucesso as provas de três temperaturas e de cinco posições diferentes. Este modelo foi o primeiro a obter um certificado de precisão “classe A”, distinção até então conferida exclusivamente a cronómetros da marinha. A partir desta data, os relógios Rolex tornaram-se sinónimo de precisão.


À prova de explorador: relógios automáticos robustos

No início da década de 50, a Rolex alcançara já o reconhecimento internacional de robustez e precisão, graças à elevada qualidade das caixas e dos mecanismos dos seus relógios. Um excelente exemplo da perícia relojoeira da casa genebrina é o Milgauss. Concebido em 1956 a pensar em exploradores e cientistas, o Milgauss apresentava uma proteção magnética de 1.000 gauss que permitia ao movimento manter a precisão absoluta nessas circunstâncias. O valor foi confirmado pela Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), um dos centros de investigação em física de partículas mais importantes do mundo, que possui o mais potente acelerador de partículas do planeta. Na década de 1950, o CERN foi também uma das primeiras instituições científicas a comprovar que o Milgauss era realmente capaz de resistir a campos magnéticos. O Milgauss vem equipado com o movimento de corda automática 1065 M, protegido por um escudo de ferro macio, que é imediatamente reconhecível pelo ponteiro dos segundos em forma de raio e a inscrição Milgauss (mil = 1000; gauss é a unidade de medida do campo magnético) no mostrador.


A responsabilidade social da Rolex

Quem compra um Rolex está, ao mesmo tempo, a praticar uma boa ação. Uma vez que não tinha herdeiros, quando ficou viúvo, o fundador da empresa, Hans Wilsdorf, criou uma fundação homónima a fim de perpetuar a marca e doar parte dos lucros da empresa. A maior parte do dinheiro é doada a instituições de caridade, programas de proteção do meio ambiente, projetos de investigação científica, mas também artísticos ou culturais. A fundação atribui bienalmente os prémios Rolex, destinados a apoiar qualquer pessoa que desenvolva projetos pioneiros em benefício das suas comunidades e de todo o planeta.


Investir em prestígio e qualidade

Quer opte por um Rolex novo ou uma peça de coleção vintage, quando compra um Rolex está a fazer um investimento e a comprar muito mais do que um relógio. A elevada qualidade dos materiais e dos acabamentos, o design inconfundível e, acima de tudo, a potencial valorização dos seus produtos, fazem com que a Rolex seja a primeira entre os seus pares no segmento dos relógios de luxo. Ao mesmo tempo, a marca tem uma oferta diversificada de peças que satisfaz os mais diversos gostos: peças de prestígio em materiais preciosos, como o ouro ou a platina que personificam prestígio, ou modelos robustos e confiáveis em aço inoxidável para os apreciadores de relógios funcionais. Em ambos os casos, um Rolex será sempre um companheiro para a vida.


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