A manufatura genebrina sempre se distinguiu pela sua excelência. Depois de três anos de investigação e fabrico, a Patek Philippe lançou, em 1933, o
Henry Graves Supercomplication , por encomenda de Henry Graves, um banqueiro da Wall Street, membro da mais elitista e reservada alta sociedade nova-iorquina e um profundo conhecedor de relojoaria. Graves tinha um objetivo: suplantar a coleção do outro único colecionador de relógios à sua altura, James Ward Packard, o brilhante engenheiro por detrás da fábrica de carros de luxo, Packard Motor Car Company.
Os dois homens eram os mais importantes colecionadores e aficionados da alta relojoaria da época e, apesar de nunca se terem conhecido pessoalmente, tinham uma coisa em comum: o espírito competitivo. Dessa rivalidade nasce o Supercomplication, considerado a Mona Lisa da relojoaria. Este instrumento do tempo é o relógio mais complicado alguma vez concebido inteiramente à mão – com um total de 920 peças e 24 complicações relojoeiras. Entre estas, contam-se um calendário perpétuo, uma sonnerie com carrilhão Westminster, as horas do nascer e do pôr-do-sol, bem como uma imagem do céu noturno da cidade de Nova Iorque, visto da perspetiva do apartamento de Graves, situado na Fifth Avenue. O Henry Graves Jr. Supercomplication foi vendido num leilão promovido pela Sotheby’s Geneva pelo
valor recorde de 24 milhões de dólares, em novembro de 2014. Graves terá pago, na época, 60.000 francos suíços pela encomenda, o que corresponde, atualmente, a cerca de 200 mil dólares americanos. Para comemorar os 150 anos da marca, em 1989, a Patek Philippe concebeu o Calibre 89, que é atualmente o relógio de bolso mais complicado do mundo alguma vez concebido. A peça apresenta 33 funções geridas por 1.728 peças diferentes.
Em novembro de 2016, a Patek Philippe bateu um novo recorde: o relógio com a Ref. 1518 foi vendido em leilão por 9,6 milhões de francos suíços. Foi o preço mais alto alguma vez pago por um relógio de pulso. Esta peça tratava-se de um cronógrafo em aço dotado de calendário perpétuo.