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Relógios de piloto com tradição desde 1909
A coleção Zenith Pilot oferece relógios de piloto que evocam a longa ligação da marca suíça ao mundo da aviação. Os modelos de topo estão disponíveis em ouro rosa com função cronográfica e incluem um turbilhão ou um calendário anual.
Destaques
- Visual retro que evoca os antigos relógios de piloto
- Modelos de prestígio dotados de turbilhão e função cronográfica
- Calibres de manufactura como o Zenith Elite ou o Zenith El Primero
- Relógios vintage dos anos 70 a preços acessíveis
- Zenith Pilot disponível em versões com calendário anual, GMT ou função cronográfica
Zenith Pilot: relógios clássicos de piloto animados por calibres de manufactura
Como o seu nome deixa adivinhar, a coleção Zenith Pilot propõe relógios de piloto. No início do século XX, a manufactura relojoeira de Le Locle, uma cidade suíça próxima da fronteira com a França, desenvolveu inúmeros relógios e instrumentos de medição para pilotos e aviões. De acordo com a Zenith, o pioneiro francês da aviação, Louis Blériot, usou um dos modelos da marca quando realizou a primeira travessia aérea sobre o Canal da Mancha em 1909. Este relógio de piloto já apresentava as características que foram retomadas nos modelos sucessores: coroa sobredimensionada, mostrador preto com grandes algarismos, índices e ponteiros luminescentes bem como uma luneta giratória com marcação em forma de seta.
Os modelos atuais inspiram-se nos históricos relógios de piloto e têm um estilo declaradamente vintage, muito em voga atualmente. Muitas marcas relojoeiras suíças têm vindo a apostar em modelos retro, reduzindo inclusivamente o tamanho da caixa para menos de 40 mm de diâmetro, para evocar os relógios antigos. O Zenith Pilot Type 20 Extra Special 40 mm, lançado na Baselworld de 2017, segue também esta tendência. A caixa em aço com um visual retro combina um mostrador granulado com algarismos e ponteiros revestidos a massa luminescente bege. A coroa sobredimensionada é outra característica distintiva, presente já em algumas das primeiras versões do Zenith Pilot. O Pilot Type 20 Extra Special 40 mm está disponível com uma correia de pele de camurça em cor de vinho, azul, caqui e mostarda. As três primeiras versões têm um mostrador a condizer com a cor da correia, ao passo que a versão com correia mostarda condiz com o mostrador ardósia.
Os modelos mais prestigiados desta coleção são dotados de função cronográfica para cronometrar o tempo e ainda de um turbilhão ou de um calendário anual. O Pilot Type 20 Tourbillon apresenta uma caixa em ouro rosa de 18 quilates, e está também disponível em versões mais sofisticadas adornadas de diamantes, cujo preço ascende aos 100.000 euros. Desprovidos de pedras preciosas, os modelos com turbilhão custam cerca de 50.000 euros. Já o modelo com um calendário anual que apenas precisa de ser ajustado manualmente uma vez por ano, no mês de fevereiro, tem um preço mais comedido. Os exemplares em aço inoxidável custam cerca de 7.700 euros, ao passo que as versões novas em ouro começam na casa dos 13.000 euros.
Quanto custa um Zenith Pilot?
Um Zenith Pilot usado custa cerca de 700 euros. Por sua vez, os relógios retro da coleção atual têm um preço um pouco mais alto. Por exemplo, um Pilot Type 20 Extra Special em bom estado de conservação custa cerca de 3.300 euros; novo, o seu preço ronda os 3.700 euros. Este relógio clássico de piloto em aço mede 45 mm de diâmetro. Apresenta um mostrador preto com algarismos árabes que, tal como os ponteiros, conta com um revestimento luminescente para possibilitar a leitura das horas na ausência de luz.
Este modelo de três ponteiros está também disponível numa versão em bronze. De algum tempo para cá, os relógios de bronze, como o Panerai Luminor Submersible 1950 3 Days Automatic Bronzo, têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade entre os colecionadores. Com o passar do tempo, o bronze forma uma pátina, convertendo o relógio numa peça única. Um Zenith Pilot Type 20 Extra Special Bronze novo custa cerca de 5.300 euros.
Preços em detalhe
Modelo | Preço aproximado | Particularidades |
Pilot Type 20 Tourbillon, Ref. 87.2430.4035/21.C721 | 50.000 euros | Turbilhão, cronógrafo, ouro rosa |
Pilot Type 20 Annual Calendar, Ref. 03.2430.4054/21.C721 | 7.700 euros | Calendário anual, cronógrafo |
Cronometro TIPO CP-2, Ref. 03.2240.4069/21.C774 | 5.500 euros | Edição limitada a 1.000 exemplares, cronógrafo |
Pilot Montre d’Aéronef Type 20 GMT 1903 | 5.500 euros | Titânio revestido a preto, função GMT |
Pilot Type 20 Extra Special Bronze, Ref. 29.2430.679/21.C753 | 5.300 euros | Bronze |
Fliegeruhren zum Zeitstoppen
Tal como as versões de três ponteiros, o Pilot Type 20 Chronograph está disponível em versões de aço ou bronze. No interior destes cronógrafos de 45 mm, bate o lendário calibre Zenith El Primero, o primeiro movimento cronográfico automático integrado do mundo. Graças à sua alta frequência de 36.000 alternâncias por hora, permite cronometrar com precisão tempos até às décimas de segundo, sendo por isso um dos calibres cronográficos mais precisos do mercado. Este cronógrafo oferece uma reserva de marcha de 50 horas.
Ao contrário da maioria dos relógios da coleção El Primero Chronomaster, o cronógrafo Pilot Type 20 conta apenas com dois submostradores, um para os segundos descentrados e outro para o contador de 30 minutos. Muitos Chronomaster dispõem ainda de um contador de 12 horas posicionado às 6 horas. O preço de um cronógrafo de piloto Zenith novo em aço ronda os 5.500 euros. A versão em bronze nova encontra-se também neste segmento de preço.
Limitierte Neuauflage einer begehrten Militäruhr
Um dos relógios mais interessantes do portefólio da marca é o Zenith Pilot Cronometro TIPO CP-2 , uma edição limitada a 1.000 exemplares equipada com o calibre Zenith El Primero. O design deste cronógrafo de 43 mm inspira-se no famoso relógio militar com função cronográfica, designado TIPO CP-2, que a Zenith produziu para a força aérea italiana e que foi distribuído por A. Cairelli entre os anos 1960 e 1970. Como o relógio foi produzido antes de a marca desenvolver o El Primero, vinha equipado com o calibre Zenith 146 DP, assente no calibre 749 da Martel, especialista em cronógrafos que pertencia à Zenith.
O TIPO CP-2, também conhecido pelos colecionadores como A. Cairelli, foi concebido de acordo com as estritas especificações da força aérea italiana, pelo que se podem detetar algumas semelhanças com os relógios da marca Panerai, também estes concebidos especialmente para os militares italianos. Um exemplo é o modelo da Universal Genève, que também conta com dois submostradores. A luneta giratória com graduação de 60 minutos e a marcação do zero é um elemento comum a ambos os relógios militares.
O preço da nova edição Zenith Pilot Cronometro TIPO CP-2 ronda os 5.500 euros, no caso dos modelos novos. Já um exemplar vintage ascende a somas bastante mais avultadas, e não é raro encontrá-lo por preços que oscilam entre os 17.000 e os 25.000 euros.
Zenith Pilot mit GMT-Funktion
Os viajantes frequentes que mudam constantemente de zona horária conhecem bem as vantagens de um relógio com função GMT. Este tipo de relógio indica um segundo fuso horário, geralmente através de um ponteiro suplementar e de uma escala de 24 horas. Nesta categoria de relógios, integra-se também o modelo Zenith Pilot Type 20 GMT que conta com um ponteiro GMT cuja ponta é vermelha. O visual destes relógios de piloto é bastante semelhante ao dos Type-20.
Outro relógio de culto entre os colecionadores é a edição especial Pilot Montre d'Aéronef Type 20 GMT 1903, lançada pela Zenith em homenagem aos irmãos Wright, pioneiros da aviação. Este instrumento do tempo conta com uma caixa de 48 mm ultraleve em titânio tratado com DLC preto, no qual bate o calibre de manufactura Elite 693. O mostrador preto mate areado conta com algarismos árabes cujo tratamento luminescente lhes confere um acabamento único. O toque final é dado pela correia de pele. O preço dos modelos novos ronda os 5.500 euros, ao passo que os usados custam cerca de 1.000 euros menos.