- 30
- 60
- 120
IWC Portugieser – À frente do seu tempo
O Portugieser é um dos mais icónicos relógios da história da relojoaria. As versões em platina com turbilhão e indicação da hora sideral são peças de exceção.
Conselhos para a compra de um IWC Portugieser
O Portugieser, tal como os relógios de piloto da IWC, tornaram-se ícones relojoeiros. Um Portugieser Chronograph usado custa cerca de 4.000 euros. O preço dos modelos como novos começa nos 5.000 euros. Se estiver disposto a gastar mais 1.000 euros, pode adquirir um Portugieser Automatic usado com um calibre de manufactura . É dotado de pequenos segundos, janela para a data, indicação de reserva de marcha e tem uma autonomia de sete dias. Novo, o Automatic custa cerca de 8.000 euros.
Um dos relógios mais célebres da IWC é o Portugieser Yacht Club. Um modelo usado com função cronográfica custa cerca de 7.000 euros, ao passo que um exemplar como novo alcança os 9.000 euros.
O calendário anual é uma das complicações mais populares. Ao contrário da indicação normal para a data – ou data e dia –, um calendário anual apenas precisa de ser corrigido uma vez por ano, nomeadamente no dia 1 de março. Um IWC Portugieser Calendário Anual como novo tem um preço aproximado de 15.000 euros. Os Portugieser dotados de calendário perpétuo apenas precisam de uma correção manual ao fim de 577,5 anos. Depois deste período de tempo, o indicador das fases da lua apresenta um dia de desvio. O movimento mecânico tem em conta os anos bissextos e os meses de distinta duração. Quanto ao preço, para um relógio em segunda mão conte com, pelo menos, 18.000 euros. Já o preço de um modelo novo ronda os 20.000 euros.
Os modelos dotados de turbilhão são verdadeiras obras de arte relojoeira, uma das mais complexas e conceituadas complicações dos relógios mecânicos. Abraham-Louis Breguet desenvolveu o turbilhão no século XVIII, a fim de contrariar os efeitos negativos da gravidade sobre o mecanismo do relógio. Um Portugieser com turbilhão pode ser encontrado no mercado de relógios usados por um preço aproximado de 33.000 euros. Os exemplares novos custam cerca de 44.000 euros.
Um dos modelos mais emblemáticos da coleção Portugieser é o Grande Complication. Este complexo relógio de pulso dispõe de uma função de cronógrafo, um calendário perpétuo com visualização das fases da lua, corda automática, assim como repetição de minutos, horas, quartos de hora e minutos. O preço de um modelo usado ronda os 120.000 euros, ao passo que os modelos como novos custam cerca de 160.000 euros.