- 30
- 60
- 120
Movimentadores de relógios – Caixas para dar corda a relógios automáticos
Os movimentadores de relógios são o complemento ideal para quem possui relógios automáticos. Estes aparelhos simulam o movimento do braço enquanto o relógio está a ser usado, fornecendo a energia necessária ao seu funcionamento.
This page contains information about:
Conselhos para a compra de um movimentador de relógios
- Tenha em conta as dimensões e o peso dos seus relógios
- Preste atenção aos diversos sentidos de rotação e rotação alternada
- Considere onde é que vai guardar o seu movimentador
- O movimentador deve ter alimentação a pilhas ou por cabo?
- Prefira motores com rolamentos de esferas, dado que têm mais qualidade e são mais resistente
O que deve ter em conta antes de comprar um movimentador para relógios?
Se está a pensar adquirir um movimentador para relógios, recomendamos que preste especial atenção ao tipo de motor, dado que este desempenha um papel decisivo na longevidade e no nível de ruído do aparelho. Os movimentadores de elevada qualidade possuem um motor com rolamentos de esferas, em lugar de correias. O primeiro poupa mais energia, dura mais tempo e é mais silencioso.
Um bom movimentador de relógios dispõe de vários sentidos de rotação, já que nem todos os relógios automáticos podem ser carregados em ambos os sentidos. Por exemplo, a massa oscilante do Valjoux 7750, o calibre cronográfico mais célebre do mercado, carrega a espiral num só sentido. Outra boa opção são os movimentadores que têm uma função de intervalo de rotação, alternando entre rotação e pausa. A maioria dos calibres automáticos precisa de cerca de 1.000 rotações por dia para estar completamente carregado. Embora um relógio automático não se estrague se girar mais de 1.000 vezes em 24 horas, o calibre sofrerá um maior desgaste. Além disso, o movimentador consome mais energia se nunca parar. A função de intervalo aumenta a vida útil da bateria, o que é também bastante mais ecológico.
Os relógios com um diâmetro de 44 mm de diâmetro tornaram-se bastante comuns. Dado que uma caixa deste tamanho geralmente implica um peso maior, o motor do movimentador terá de ser mais potente. Os relógios de ouro também são consideravelmente mais pesados do que os relógios de aço, uma vez que o ouro é um material mais denso. Para sentir a diferença do peso basta segurar num relógio de ouro. Por isso, é muito importante escolher um movimentador com um motor de melhor qualidade.
Quanto custa um movimentador para relógios?
As caixas rotativas estão disponíveis em vários tamanhos, designs e preços. Existem no mercado desde modelos básicos e acessíveis com espaço para um relógio automático a vitrinas para profissionais. Compare preços e funções na tabela abaixo.
Preços em detalhe
Modelo | Preço |
Orbita Bergamo 40 | 50.000 euros |
Orbita Avanti 24 | 30.000 euros |
Buben & Zörweg Revolution 8 | 10.000 euros |
Scatola del Tempo 3RT OS | 2.400 euros |
Rapport Optima Time Capsule | 2.000 euros |
Rothenschild Bergamo para 8 relógios | 230 euros |
Rothenschild Paris para 2 relógios | 200 euros |
Designhütte Piccolo | 90 euros |
A classe de luxo
Os movimentadores de relógios que se encontram nesta categoria de preço destinam-se a profissionais e a colecionadores. Se possuir mais de 20 relógios da Rolex, Omega, Patek Philippe, ou Audemars Piguet, precisará de adquirir vários movimentadores ou uma vitrina. Estas também são uma excelente solução para joalheiros e comerciantes de relojoaria.
O Avanti 24 do fabricante austríaco Orbita tem espaço para 24 relógios. Esta vitrina combina de forma sofisticada o vidro central com a madeira de ébano e custa aproximadamente 30.000 euros. A empresa apresenta este mesmo modelo em versões para 36 ou 48 relógios automáticos, cujo preço ronda os 40.000 e os 50.000 euros respetivamente. Para quem pretende adquirir um modelo Avanti, mas não possui muitos relógios na sua coleção pessoal, recomendamos as versões para 3, 4, 6, 9, 12 ou 16 relógios. Os preços oscilam entre os 2.500 (a versão mais pequena) e os 14.000 euros (a versão com 16 módulos). Se prefere outro tipo de madeira, o modelo Orbita Bergamo está disponível em madeira de pau santo, mogno ou madeira de raiz . Novo, o Orbita Bergamo 40 custa cerca de 50.000 euros. Os movimentadores de relógios da Orbita contam com motores de rolamentos com controlo sem contacto. Este tipo de transmissão assegura uma longa vida e necessita de pouca manutenção.
A empresa austríaca Buben & Zörweg também oferece movimentadores de relógios luxuosos. O Revolution 8 tem espaço para oito relógios automáticos e, tal como o nome sugere, apresenta um design revolucionário. O Revolution 8 não é uma caixa convencional. Ao invés, possui um design com cantos arredondados e a tampa pode ser aberta para cima. Este luxuoso movimentador combina o carbono, a pele de crocodilo ou a madeira com perfis fabricados em alumínio. As versões de carbono e madeira têm um elegante acabamento em verniz preto de alto brilho e o interior é em pele de napa italiana.
O motor do Revolution 8 tem uma tecnologia altamente avançada e é extremamente silencioso e robusto. A transmissão metálica é tão eficiente que permite aumentar a vida útil da bateria de 12 a 18 meses. A proteção magnética também é excelente. Os campos magnéticos podem ter um efeito negativo sobre a marcha dos relógios mecânicos. Por este motivo, a Buben & Zörweg reduz ao máximo a radiação eletromagnética dos seus motores até um grau quase impercetível. Obviamente, o Revolution 8 oferece diferentes programas de rotação e função de intervalo. O seu preço ronda os 10.000 euros.
Os movimentadores de relógios da classe premium são a solução ideal para guardar os seus relógios de luxo. Materiais como a madeira de pau santo ou a pele são elegantes e ficam bem com qualquer tipo de decoração interior e mobiliário. O interior destas caixas é revestido a veludo. Os movimentadores de relógios individuais são em pele, oferecendo um suporte seguro para o seu Rolex. Os motores que equipam estes movimentadores são de elevada qualidade, são bastante silenciosos e oferecem vários sentidos de rotação bem como função de intervalo.
O movimentador Optima Time Capsule da marca britânica Rapport é uma peça futurista. Este aparelho cilíndrico tem espaço para um relógio. A tampa frontal faz lembrar a escotilha de um navio, com um vidro de aumento que lhe permite apreciar melhor o seu relógio. O design desta peça assemelha-se a uma cápsula do tempo, possuindo um tubo em alumínio cromado e um vidro através do qual se pode ver a engrenagem de latão. O Rapport Optima Time Capsule custa cerca de 2.000 euros.
Uma das caixas rotativas mais clássicas é a Scatola del Tempo 3RT OS. Tal como o nome indica, esta caixa possui espaço para três relógios. Este aparelho é em pele de vitela com costuras feitas à mão e um interior em seda Jacquard. Funciona através de uma bateria ou cabo de alimentação elétrico e oferece dez programas de rotação diferentes. O seu preço ronda os 2.400 euros.
Movimentadores de relógios básicos
Um movimentador de relógio acessível custa cerca de 100 euros e oferece espaço para um relógio. O modelo Piccolo da marca Designhütte encontra-se nesta categoria de preço e possui três posições de rotação: à direita, à esquerda ou alternada, ou seja, nos os sentidos. Além disso, o movimentador tem quatro velocidades. A primeira gira durante 33 segundos, seguidos de uma pausa de 12 minutos. A segunda velocidade gira durante 10 minutos com uma pausa de 90 minutos. A terceira e a quarta velocidade têm uma hora de pausa com uma rotação de 30 minutos e 60 minutos, respetivamente. A pausa serve para poupar energia. Os tempos de rotação são suficientes para carregar o movimento de forma contínua. Este aparelho funciona com um cabo de alimentação elétrica.
Um movimentador de relógios com espaço para dois relógios custa aproximadamente 200 euros. As caixas rotativas da marca Rothenschild, por exemplo, são fabricadas em madeira com uma pintura preta de alto brilho. O funcionamento é feito através de uma transmissão por correia silenciosa e o design encaixa perfeitamente numa casa moderna. Os relógios são visíveis através da tampa frontal de vidro. Este aparelho funciona a pilhas (duas pilhas alcalinas formato AA) ou a eletricidade. As pilhas são uma solução bastante prática para quando estiver em viagem ou se tiver de guardar o movimentador num cofre. As pilhas duram um ano se o movimentador estiver a ser usado continuamente. Este aparelho tem quatro programas que alternam o sentido de rotação. Apresenta frequências de 900, 1.200, 1.800 ou 2.300 rotações por dia.
A Rothenschild também produz movimentadores para quatro ou mais relógios. Estes custam cerca de 230 euros. Os modelos com espaço para dois relógios num mesmo módulo são extremamente práticos. Desta forma poderá guardar até oito relógios automáticos em apenas quatro módulos de rotação. Este tipo de caixa rotativa também oferece quatro programas que alternam o sentido de rotação com uma frequência de 900, 1.200, 1.800 e 2.300 rotações por dia. Alguns movimentadores oferecem também espaço adicional para relógios de quartzo ou de corda manual, possibilitando-lhe assim manter todos os seus relógios num só sítio.
Os amantes da bricolage poderão optar por construir o seu próprio movimentador, recorrendo a kits da marca alemã MTE. Uma das opções mais curiosas é, sem dúvida, um movimentador feito a partir de uma unidade de CD antiga, uma lata de amendoins e um elástico de borracha.
O que é exatamente um movimentador de relógios?
Um movimentador de relógios é um aparelho que carrega relógios automáticos, para que não deixem de funcionar enquanto não estão a ser usados. Normalmente, os movimentos automáticos deixam de funcionar se não forem usados durante alguns dias. Um movimentador de relógios simula o movimento do braço e carrega o relógio através de uma rotação lenta e contínua.
Qual é a reserva de marcha dos mais célebres relógios automáticos?
Modelo | Calibre | Reserva de marcha máxima em horas |
Audemars Piguet Royal Oak | 2121 | 40 |
Breitling Navitimer 01 | Breitling 01 | 70 |
Hublot Big Bang | HUB4214 | 42 |
IWC Portugieser Chronograph | IWC 79350 | 44 |
IWC Big Pilots Watch | IWC 51111 | 168 |
Omega Speedmaster Professional Moonwatch | Omega 1861 | 48 |
Omega Seamaster 300 Master Co-Axial | Omega 8400 | 60 |
Patek Philippe Nautilus | 324 S C | 45 |
Rolex Submariner | Rolex 3135 | 48 |
Rolex Daytona | Rolex 4130 | 72 |
Seiko Prospex Automatic Diver’s SRP773K1 | Seiko 4R36 | 41 |
TAG Heuer Carrera Calibre 16 | Calibre 16 | 42 |
TAG Heuer Monaco | Calibre 12 | 40 |
Tissot PRS 516 | ETA 2836-2 | 38 |
Tissot PRS 516 Powermatic 80 | ETA Powermatic 80.121 | 80 |
Zenith El Primero | Zenith El Primero | 50 |
Movimentadores de relógios
Os movimentadores de relógios são particularmente úteis para relógios com complicações como um calendário perpétuo. Se um relógio com esta complicação parar de funcionar, voltar a ajustar o calendário pode ser um processo extremamente moroso. Contudo, até os relógios mais simples de apenas três ponteiros e uma janela para a data podem beneficiar de um movimentador. A maioria dos calibres mecânicos têm uma reserva de marcha de 40 horas, ou seja, menos de dois dias. Portanto, quem guarda o relógio durante o fim de semana para usar outro modelo, chegada a segunda-feira terá de voltar a acertar a data. Por outro lado, se for um colecionador, um movimentador de relógios com espaço para vários relógios é uma solução bastante prática.
Se possui um relógio de pulso mecânico de corda manual, não faz muito sentido comprar um movimentador. Neste caso, a melhor opção é uma caixa para relógios que não carrega o relógio, mas que o protegerá de possíveis danos. A maioria destas caixas é fabricada em materiais de alta qualidade, como a pele ou a madeira, e combina perfeitamente com qualquer decoração interior.
Principais características dos movimentadores de relógios
- Carregam os relógios automáticos através de uma rotação contínua
- Designs elegantes e materiais nobres como a madeira de raiz
- Vários sentidos de rotação e intervalos
- Funcionamento através de cabo elétrico ou pilhas
- As caixas de alta qualidade são silenciosas, gastam pouca energia e têm uma vida long